O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira, 16, o Projeto de Lei (PL) n.º 1.821/2021, que regulariza a profissão de sanitarista. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto.
O projeto, de autoria do então deputado Alexandre Padilha (PT-SP), atual ministro das Relações Institucionais, e relatado pela senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), foi aprovado pelo Congresso Nacional em 24 de outubro.
+ Assessores de Dino que tiveram reuniões com ‘Dama do Tráfico’ descumprem lei e omitem agenda
O texto define o sanitarista como o profissional responsável por planejar e coordenar atividades de saúde coletiva nas esferas pública ou privada. Esses profissionais também monitoram notificações de risco sanitário e atuam em ações de vigilância em saúde, respeitando os princípios éticos da profissão e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O sanitarista acompanha e participa de processos de atenção à saúde, programas de atendimento biopsicossocial e ações, incluindo intersetoriais, de prevenção, proteção e promoção da saúde, educação, comunicação e desenvolvimento comunitário.
+ Ciro quer sustar portaria do governo Lula sobre trabalho no comércio
Conforme o projeto, podem atuar como sanitaristas aqueles formados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado na área de Saúde Coletiva, graduados na residência médica em Saúde Coletiva, e aqueles com certificado de especialização na mesma área. Os formados no exterior devem validar o diploma no Brasil para exercer a profissão.
Evento no Planalto
Além de Lula, participaram do evento:
- Geraldo Alckmin, vice-presidente da República;
- Alexandre Padilha, ministro-chefe das Relações Institucionais e autor do PL;
- Nísia Trindade, ministra da Saúde;
- Ana Paula Lobato, senadora e relatora do projeto; e
- Jorge Solla (PT-BA), deputado.
+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste
Na ocasião, Ana Paula comemorou, afirmando ser um “dia de celebração e alegria para a saúde pública brasileira”.
Leia também: “Empresário brasileiro some ao desembarcar na Suíça, em viagem de negócios”