O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nesta segunda-feira, 27, para discutir as deportações de brasileiros dos Estados Unidos. O chefe do Executivo não pretende endurecer a relação com os norte-americanos, conforme divulgou a Rede Bandeirantes.
O governo Lula deve abordar questões como o uso de algemas durante o processo de deportação, que desde 2021 tem sido um ponto de tensão. O presidente deve dialogar com o governo de Donald Trump.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Lula procura manter uma relação pragmática e evitar confrontos diretos, diferentemente da Colômbia, que se opôs ao uso de aviões militares para deportações, o que gerou ameaças de sanções dos EUA. No entanto, o Brasil deve exigir melhores condições de tratamento aos cidadãos brasileiros, especialmente durante o transporte em aeronaves militares.
No sábado 25, a Polícia Federal recebeu os primeiros brasileiros deportados sob a nova política de imigração dos EUA. Os cidadãos chegaram algemados, mas as algemas foram retiradas imediatamente depois do desembarque.
Lula quer detalhes sobre embarques de brasileiros
Lula também solicitou a Mauro Vieira informações detalhadas sobre os embarques realizados nos EUA, para buscar transparência no tratamento dos brasileiros durante o transporte. A pauta será levada à próxima reunião remota da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na próxima quinta-feira 30.
No encontro, Lula pedirá que o órgão emita um comunicado instando os EUA a respeitarem os direitos humanos. A Casa Branca assegurou que todas as ordens foram cumpridas e que não haverá imposição de sanções contra o Brasil.
Essa postura contrasta com a situação que envolve a Colômbia, onde a recusa de receber imigrantes deportados em aviões militares foi percebida como uma ameaça à segurança nacional dos EUA. A ação resultou em uma resposta mais severa do governo norte-americano com ameaças de sansões e embargos econômicos.
Ladrão arregão !
Comunista frouxo!
O texto da reportagem é ruim. Quem vai acreditar no relatado desta materia, que a conversa do ex-condenado c seu doplomata comuna foi assim tão profissional? Estes imigrantes q foram deportados por alguma razão ilicita foi na sua maioria. Um cara honesto trabalhador normal não é capiturado e deportado assim… vamos cair na real!
O governo está indignado com o tratamento dado aos que estavam presos e foram deportados para o Brasil. Porém não se incomodam com o tratamento aos terroristas de 8/1/23, que armados com estilingues, garrafas térmicas e copos de plástico tentaram tomar o poder.
Quando a Branca de Neve se irrita, os Anões diplomáticos enfiam o rabo entre as pernas…
Estão criando “narrativas” … Deportação não parou durante o governo Biden.
Algum puxa-saco alertou esse ser sobre o que aconteceu com o amiguinho comuna colombiano Petro, cujo último nome é “Urrego”: falou bobagem e teve que ARREGAR depressinha.
O ser vai ficar caladinho. da Silva…
Luís Galinácio Lula da Silva. Vergonha mundial. Impeachment urgente do defensor de terroristas.
Mediocridade. O país tá em frangalhos e fica preocupado com criminosos
Que relação???? Estes anões morais só se preocupam com relações com ditadores e terroristas. Também não se importam com sansões porque o plano deles é destruir o pais.
Ah vá!! Não vai endurecer? Kkkkkk tão se borrando todos!
Guapéca sempre Guapéca
Guapéca sempre Guapéca
Sansões!!!!
Socorro
A água tá batendo na bunda.