O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai partir para mais uma viagem internacional. Ele vai deixar Brasília no fim da tarde desta segunda-feira, 3, quando embarcará para Puerto Iguazú, na Argentina.
Na cidade na fronteira da Argentina com o Brasil, Lula participará da 62ª Cúpula do Mercosul e Países Associados. Durante a programação do evento, na terça-feira 4, o brasileiro vai receber, oficialmente, a função de presidente do bloco econômico sul-americano. Contudo, ele ficará no cargo apenas pelos próximos seis meses. Período em que, entretanto, tentará avançar na negociação do acordo junto à União Europeia.
Leia mais:
Com a viagem internacional, Lula seguirá mais tempo fora do Distrito Federal neste início de trabalho. O petista passou o último fim de semana na Bahia. No Estado nordestino, ele participou, inicialmente, das solenidades em comemoração ao bicentenário da independência, na capital Salvador. Posteriormente, foi para o sul baiano, mais precisamente em Ilhéus, onde fez parte da cerimônia que marcou o início das obras de um dos trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, mais conhecida por Fiol.
Nova viagem de Lula à Argentina
Esta será a segunda viagem oficial de Lula à Argentina desde que reassumiu a Presidência da República. Na noite de 22 de janeiro, por exemplo, ele deixou a Base Aérea de Brasília e embarcou rumo a Buenos Aires. Na capital do país vizinho, desempenhou séries de eventos no dia seguinte, conforme consta em sua agenda oficial:
- Cerimônia de oferenda floral no Monumento ao Libertador General José de San Martín;
- Reunião com o presidente da Argentina, Alberto Fernández;
- Cerimônia de assinatura de atos;
- Declaração à imprensa;
- Almoço de trabalho oferecido por Fernández;
- Cerimônia de abertura do Encontro Empresarial Brasil-Argentina;
- Cumprimentos às representantes das mães e avós da Praça de Maio;
- Inauguração da Mostra Fotográfica Povos Originários – Guerreiros do Tempo, de Ricardo Stuckert; e
- Apresentação musical em celebração à Irmandade Brasil-Argentina.
Lula só deixou a Argentina no dia 25 de janeiro. No dia 24, o brasileiro ainda teve compromissos oficiais. Além de participar da reunião da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, ele realizou reuniões reservadas, em um hotel de Buenos Aires, com diplomatas estrangeiros e com dois presidentes da região: Mia Mottley (Barbados) e Miguel Díaz-Canel (Cuba).
A ida para Puerto Iguazú não será a única viagem internacional de Lula neste início de semestre. Isso porque, no decorrer de julho, o presidente brasileiro deve ir à Colômbia (dia 8) e à Bélgica (dia 17).
Leia também: “Luxo: comitiva brasileira gastou R$ 1,3 mi com 57 quartos no Reino Unido”