Depois de afirmar que as Forças Armadas não são o Poder Moderador, o presidente Lula disse que “perdeu a confiança em parcela dos militares”.
A declaração foi concedida ao jornal O Estado de S. Paulo, que publicou uma reportagem sobre o assunto, nesta sexta-feira, 13. Segundo o texto, pela primeira vez na história, um presidente rejeitou ter militares fardados como ajudantes de ordens — indivíduo que permanece sempre ao lado do presidente, inclusive em reuniões reservadas e no carro presidencial. Em vez disso, Lula preferiu uma pessoa “de mais confiança”.
“Quando eu recuperar a confiança, eu volto à normalidade”, disse Lula, ao ser interpelado pelo Estadão se se sentia “ameaçado” pelos militares. O presidente disse, durante um café da manhã com jornalistas, que entregaria o cargo aos seguranças que já trabalham com ele desde 2010.
Lula citou como razão de sua desconfiança as “ameaças de morte” feitas por militares a petistas.
As declarações de Lula sobre os militares reforçaram a insatisfação e a rejeição ao presidente nas cúpulas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, segundo o Estadão. A interpretação em alas do meio militar é que Lula escalou a tensão.
Leia também: “A Era da Grande Mentira”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 146 da Revista Oeste
Não seria o momento dos três chefes das Forças Armadas pedirem para saírem? Vão ficar rendendo homenagens para um presidente que não tem confiança neles? Faça na caveira virou canivete na jujuba! Vergonha desses carreiristas!!!
Que situação chegou o Brazil.
Esse figura não era pra estar aí.. o STF mudou a lei só pra soltar ele que já tava condenado em segunda instância…E natural a revolta.. inclusive na esfera militar.
Ele fala pq deixaram falar, perdeu o medo, quem teria depois das contínuas demonstrações de mansidão das chamadas “Forças”?
Infelizmente são todos farinha do mesmo saco. O povo acreditou nas Forças Armadas que mostraram sua conivência com tudo de errado que vem acontecendo em nosso País. Triste fim para uma entidade tão respeitada pelo povo Brasileiro.
Que desagradável para os militares, ainda mais sendo desdenhado pela pessoa que é.
É isso que os militares ganham por sua covardia e omissão.
Concordo 100%, frouxo dissimulado de machão.
Ah, conhecemos bem o dito popular, – qdo nos dobramos demais o bumbum aparece. Pois é!
Eu não sei se existe um sistema de honra entre bandidos, mas quero ver o dia qdo os petralhas decidirem importunar aqueles que não se ajoelham e partem pra briga como outras gangues de crime organizado como o PCC e seus afiliados. Quem o ditador Luladrão vai chamar para defendê-lo? As Forças Armadas a qual ele considera irrelevante, e mesmo se chamar, os soldados vão dizer: O inimigo do meu inimigo é meu amigo, deixa o pau quebrar. Os capangas do Luladrão somente mostram coragem contra vítimas desarmadas sem defesa. Quero ver qdo tiverem que brigar de igual para igual.
Esta parecendo que o patrão ditador descobriu que os militares são dispensáveis, impertinenets e irelevantes. Recebem altos salários para marchar, desfilar atraz da banda e fazer exercícios. Ai vem a dúvida, será que realmente estão aptos a defender à Pátria dos inimigos estrangeiros? Pois já demonstraram covardia na defesa da Pátria dos inimigos internos ou domésticos. O crime organizado que tomou conta do poder diz preferir usar seu capangas como proteção pessoal, do que qquer membro das forças armadas. Isso é mais uma tática tirado do manual de como ser um Ditador tirano, usada por Sadam Hussein durante o período de terror qdo liderou o Iraque e terminou no dia que morreu enforcado.
O que mais se vê é gente esculachando as Forças Armadas. Eu também me sinto decepcionado, mas é porque eu, como quase todo mundo, preferia e esperava uma ação imediata, mas, não é assim que as coisas devem acontecer. Reações tresloucadas tem alto potencial catastrófico. Quem carrega uma arma na mão não pode se deixar levar pela emoção do momento.
O simples fato de Lula estar sem dormir por causa dos militares, já indica que as coisas no campo militar não estão como ele gostaria que estivessem. Qual o governo que se sustenta sem apoio militar? Se parte dos militares perdeu a confiança do Lula, significa que seu governo está inviabilizado, a menos que ele faça grandes expurgos. Grandes expurgos, na atual conjuntura, teriam potencial explosivo, dentro e fora dos quarteis. Vejam o caso do coronel comandante da PMDF. Um caso ainda não encerrado.
A verdade é que Nossa Forças Armadas conhecem bem as entranhas do poder político no Brasil. Aprenderam a lidar com a política e com os políticos. Como no mundo aqui fora, dentro dos quarteis os lulistas são uma minoria inexpressiva. Mas existem em todos os escalões. Vide chefe do GSI.
Quem teve a oportunidade de ler sobre a arte da guerra, sabe que existe uma expressão relacionada ao confronto que diz que, em certas situações, um dos litigantes “cai pela manobra”, ou seja, se vê sem condições de vencer, e até mesmo de lutar, sendo mais razoável desistir do confronto. Getúlio Vargas “caiu pela manobra”, o regime militar de 64 “caiu pela manobra”, Collor e Dilma “caíram pela manobra”. Bolsonaro “caiu pela manobra”.
Aparentemente, é essa a estratégia militar atual. Lula vai “cair pela manobra”. O risco dessa estratégia da manobra é o perdedor adotar medidas extremas suicidas (como invadir e depredar a sede do governo, sem ter força para manter a ocupação). No caso da queda da atual ditadura, há o risco de uma guerra civil suicida, para a esquerda. Veremos.
Lula “tomou” o poder num golpe da elite, sem um mínimo de sustentação popular, e todo mundo sabe disso. É muito diferente de outros ditadores que iniciaram suas jornadas com elevado apoio popular, como em Cuba e na Venezuela. Para manter sua autoridade, terá que ser muito duro, o que vai complicar ainda mais a sua situação.
Lula vai “cair pela manobra”. E não vai demorar.
Caro Eduardo, o Sergio não consegue deixar de ser imbecil; ele é petista roxo.
Ainda tem idiota defendendo esse ladrão
Lula vai levar o Brasil a uma gerra civil e não terminará o mandato.
Além de não ter capacidade moral, parece estar sem capacidade mental para o exercício do cargo.
Ou é a idade, ou é a cachaça.
Se o Alckmin não se antecipar, como fez o Temer, vai cair junto.
O Lula pela idade, pela cachaça, pela falta de moral, pela falta de competência…não tem condições nenhuma de governa este pais.
Urge restabelecer a autoridade da CF. Sem lei a barbárie se instala.
A CF88 teve a sua primeira página rasgada pelo Lewandowski em 2016 no impeachment da Dilma. De lá pra cá o hábito “colou”.
Então FFAA… vocês escolheram mesmo, ficar com a vergonha para não ter a guerra… pois vocês terão A VERGONHA E A GUERRA.
Pois é, por que o alto comando das FFAA que inclusive pediram mais transparência das urnas eletrônicas ao TSE e não foram ouvidos, não EXIGIRAM o voto impresso e um comportamento transparente e serio no processo eleitoral? Creio que era o que desejavam os mais de 58 milhões de eleitores para não haver qualquer contestação nos resultados. Bolsonaro disse diversas vezes que passava a faixa para o vencedor se as eleições fossem transparentes e auditáveis.
Vai molusco, continue com suas provocações, seu imundo
O atual ocupante do palácio do planalto tem se mostrado firme, assim tb o foi nas gestões anteriores, firme nas corrupções, apuradas e julgadas por mais de 20 juízes e paradas por causa do cep.
Algumas pessoas me perguntam pra que servem as FFAA.
Não temos guerras, nenhum conflito armado interno ou externo, ninguém tentando invadir nosssas fronteiras.
Então porque um boa parcela dos impostos que recolhemos vai para pagar o salário desse pessoal?
É a pergunta que se faz para esses generais de pijama, que se recusam a tomar uma atitude porque estão recebendo seus salários e benesses sem precisar por a cara pra bater.
Existe um ditado antigo que diz : “Não falte ao trabalho para que o seu patrão não note que você é dispensável”.
Os senhores generais faltaram com seu compromisso.
Parabéns pelas forças armadas, esse é o troco pela covardia com a sociedade.
👏👏👏👏👏
A que nível desceram nossas Forças Armadas… Levando puxão de orelha humilhante de ex-presidiário descondenado…Quase inacreditável, mas é a realidade.
Eu ainda acredito nas FFAA.
Então você também deve acreditar em duendes, papai Noel e saci pererê.
E eu acredito no coelhinho da Páscoa e no Papai Noel.
Segurem as calças senhores militares, começa com críticas assim e o segundo passo será começar a prender vocês. Esta claro ou precisa desenhar?
Depois que fizeram aquela covardia inominável que lembra nazitas dizendo aos judeus para embarcarem naqueles trens da morte que os levariam “para um lugar seguro”, esses milicos canalhas e vagabundos traíram o povo e agora merecem sim, esse tipo de tratamento dado por um condenado em três instâncias por roubo e formação de quadrilha. VAGABUNDOS TEM QUE TER O TRATAMENTO QUE MERECEM.
Revista Oeste: Instalem um editor de texto para as devidas correções posteriores depois do texto enviado, será que é pedir demais?
Os generais covardes conseguiram transformar as Forças Armadas em pau de galinheiro, até ex-condenado por corrupção caga em cima deles.
Depois que fizeram aquela covardia inominável que lembra nazitas dizendo os judeus para embarcarem naqueles trens da morte que os levariam “para um lugar seguro”. Esses milicos canalhas e vagabundos tríram o povo e agora merecem sim esse tipo de tratamento dado por um condenado em três instâncias por roubo e formação de quadrilha. VAGABUNDOS TEM O TRATAMENTO QUE MERECEM.
*) …dizendo aos judeus…
Acho ótimo o “L” dizer que não gosta e não confia nos milicos. A recíproca, parcial, diga-se, é verdadeira. Espero que esse confronto cresça a apareça de forma que ambos os lados fiquem frente a frente sem máscaras. Fora isso, vou colocar em maiúsculas pra destacar: NOTEM COMO ESTÃO INCHADOS OS OLHOS DO “L” , IDEM TODO ROSTO, EFEITO COLATERAL EVIDENTE DO USO DE CORTICÓIDES PRA AMENIZAR DORES TÍPICAS EM CASO DE CÂNCER. É o que deixa feliz o Picolé no banco de reservas com sorriso de Monalisa (sorriso sem mostrar os dentes, só uma puxada de lábio superior desagradável de ver porque não tem emoção, é farsante tipo cobra disfarçada de minhoca).
A maldade, antes de tudo, vem da mente!
Os oficiais generais vão pagar o preço de suas covardias!
ASSIM COMO NA VENEZUELA VAI FALTAR PAPEL HIGIÊNICO NOS QUARTÉIS PROS GENERAIS CAGÕES. FALOU “L” PERTO DELES, PRONTO, LÁ VEM DIARRÉIA.
Ele está é preparando uma troca de comando por pessoas de sua estrita confiança. Em poucos meses o comando o exército não será melancia. Será completamente vermelho.
NEM MELANCIA VAI SER. A REFERÊNCIA VISUAL E DE CONTEÚDO SERÁ A PIMENTA MALAGUETA, VERMELHA POR DENTRO E POR FORA E COM EFEITOS SEM QQUER DOÇURA MELANCIOSA. NOS QUARTEIS TEM UMA PORRADA DE PIMENTAS PRONTAS A RECEBER PROMOÇÕES A GENERALATO A QQUER PREÇO. VEM TROLHA POR AÍ A MENOS QUE OS MELANCIAS MOSTREM QUE SÃO VERDES POR FORA E AMARELO POR DENTRO. SERÁ?
Não. Não será Nelson Macahado.
Algumas pessoas me perguntam pra que servem as FFAA.
Não temos guerras, nenhum conflito armado interno ou externo, ninguém tentando invadir nosssas fronteiras.
Então porque um boa parcela dos impostos que recolhemos vai para pagar o salário desse pessoal?
É a pergunta que se faz para esses generais de pijama, que se recusam a tomar uma atitude porque estão recebendo seus salários e benesses sem precisar por a cara pra bater.
Existe um ditado antigo que diz : “Não falte ao trabalho para que o seu patrão não note que você é dispensável”.
Os senhores generais faltaram com seu compromisso.
Aos Gals. melancias, com propriedade, e aos comandantes das “frouxasarmadas”, sugiro fazerem o “L”.
Está iniciado o processo de desvalorização das FFAA. Vamos criar a guarda política BOLIVARIANA. Este verme é um pau mandado dO COMUNISMO.
O Mula pode fazer ou dizer o que quiser. Não tirando as mordomias deles, tá tudo certo!
Cutuciu a onça adormecida. Aguarde ainda sou mais eles
Para os melancias o castigo não veio a cavalo, veio como um foguete. Tô rindo muito.
O comércio aumentou a venda de cal e broxa .para o exército pinta meio fio .
E foguete não dá ré!!!kkkkkk agora eu quero ver
Desde que não suspendam seus proventos, para eles está tudo bem. Podem botar fogo no país
Bienvenidos a Venezuela
lulinha paz e amor mostrando as garras. kkk
Não dá nada, pode esculhambar com os militares, senta o bambu, afinal, de uns meses para cá, o povo percebeu q esses caras se importam mesmo é com o próprio soldo, do resto, pode sentar a mão em velhinhos e prender crianças q tá tudo certo. A omissão destas pessoas custará muito caro um dia.
Acho que a falta de confiança de Lula tem sentido. Depois de ver o que fizeram com o ex-presidente e com o povo brasileiro, não dá mesmo para confiar. A única confiança que se pode ter em relação aos militares brasileiros é que não farão absolutamente nada em nenhuma circunstância.