publicidade
Política

Lula tem 48% contra 43% de Flávio no 2º turno, aponta Datafolha

No 1º turno, petista registra 40% das intenções de voto, ante 32% do pré-candidato do PL

Pesquisa confirma projeção de disputa acirrada entre Lula e Flávio | Foto: Montagem sobre reprodução/Redes sociais
Lula e Flávio são os pré-candidatos com mais intenções de votos, indica instituto Datafolha | Foto: Montagem sobre reprodução/Redes sociais

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 48% das intenções de voto em um possível segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro, que registra 43%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 24. No primeiro turno, Lula aparece com 40% e Flávio com 32%. A pesquisa, realizada de 22 a 23 de julho com 2.004 eleitores, mostra Lula liderando entre nordestinos e eleitores de menor renda, enquanto Flávio se destaca entre evangélicos e eleitores de dois a cinco salários mínimos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou 48% das intenções de voto em um eventual 2º turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que aparece com 43%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 24. Os números permanecem estáveis em relação ao levantamento de junho.

No cenário de 1º turno, Lula alcança 40%, enquanto Flávio soma 32%. A comparação direta com a rodada anterior, porém, fica prejudicada pela mudança na lista apresentada aos entrevistados, que agora reúne 12 nomes.

Receba nossas atualizações

Considerando apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos, o petista aparece com 45%, ante 36% de Flávio. Outros 8% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 3% se disseram indecisos.

Os demais pré-candidatos aparecem distantes dos dois líderes. Ronaldo Caiado (PSD) tem 4%; Romeu Zema (Novo) e Renan Santos (Missão), 3% cada um; Augusto Cury (Avante), 2%; e Samara Martins (UP), Cabo Daciolo (Mobiliza) e Rui Costa Pimenta (PCO), 1% cada um. Heitor Dias (PSTU), Edmilson Costa (PCB) e Leonardo Avalanche (PRTB) não pontuaram.

Saiba mais:

Flávio também se consolidou como o nome mais citado espontaneamente entre os adversários de Lula. Sem receber uma lista de candidatos, 17% dos entrevistados mencionaram o senador como preferência para presidente, enquanto 30% citaram o petista. O índice do pré-candidato do PL permanece estável desde maio.

O Datafolha também testou Lula contra outros possíveis adversários no segundo turno. O presidente venceria Caiado por 47% a 40% e Zema por 48% a 40%. Os dois cenários mantiveram estabilidade em relação à rodada de junho.

A margem de erro da pesquisa Datafolha é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 2.004 eleitores em 139 municípios nos dias 22 e 23 de julho. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-01166/2026.

Datafolha também mensura rejeição e força entre diferentes grupos

Na rejeição, Flávio registra 48% de eleitores que afirmam não votar nele em nenhuma circunstância, segundo o Datafolha. Lula aparece logo atrás, com 46%. Nenhum dos demais nomes testados supera 13% nesse indicador.

Entre as mulheres, Lula registra 50% das intenções de voto em um eventual segundo turno, enquanto Flávio alcança 40%. O público feminino representa 52% da amostra da pesquisa.

+ Entenda o que é Política em Oeste

Os dois candidatos mantêm desempenhos distintos entre grupos do eleitorado. Lula lidera entre nordestinos, com 55%; eleitores menos escolarizados, com 51%; pessoas de menor renda, com 47%; e católicos, com 46%.

Flávio apresenta seus melhores resultados entre eleitores que recebem de dois a cinco salários mínimos, grupo no qual alcança 38%. O senador também registra 41% no Sul e chega a 47% entre os evangélicos.

1 comentário
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Nem o Lula ladrão acredita nodata folha , aquele que transformou um milhão de pessoas em vinte mil na paulista, daí em diante perdeu totalmente a credibilidade e vive do dinheiro público que o Silidonio paga pra eles e combinam o resultado. O Luladrao não tem nem 39% dos votos !! Kkkk

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade