A partir deste domingo, 1° de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva será o presidente da República. Derrotado em 1989, 1994 e 1998, vitorioso em 2002 e 2006, Lula conseguiu o terceiro mandato com o apoio de antigos adversários e ao fim de um processo eleitoral maculado por interferências do Judiciário e pela militância explícita da velha imprensa, interessada nas fatias milionárias da publicidade oficial que foram drasticamente reduzidas durante o governo de Jair Bolsonaro.
Aos 77 anos, Lula obteve 51% dos votos, contra 49% de Bolsonaro. Pelo que disse e fez desde a divulgação dos resultados do pleito, o novo presidente não está preocupado com o cenário político que escancara um Brasil dividido ao meio. Depois de celebrar a posse com uma longa programação festiva, Lula terá de lidar — pela primeira vez — com uma oposição real e com o descontentamento de milhões de brasileiros.
É possível que sua posse seja um festival pirotécnico para a imprensa que tanto torceu por esse dia. Mas a oposição nas ruas tende a ser maior do que os militantes dentro das redações. Como a velha mídia vai — e se vai — conseguir separar a paixão política dos fatos é uma incógnita. O petista já avisou que estará ao lado dos companheiros do Foro de São Paulo. Entre eles, o ditador venezuelano Nicolás Maduro. São caçadores de liberdades individuais e especialistas em fidelizar massas com uma tornozeleira de dependência do Estado.
O comportamento do Supremo Tribunal Federal também é incerto. A primeira análise pós-urnas de que os togados jogarão ao lado de Lula pode não se confirmar. Quem acompanhou os passos da Corte nos últimos anos sabe que o protagonismo dos ministros na Praça dos Três Poderes é cláusula pétrea. Há um autoproclamado e inconstitucional Poder Moderador em curso no país. Talvez Lula enfrente um choque de vaidades.
Se o petista terá, de fato, uma oposição robusta no Congresso Nacional, não se sabe. Pelo histórico de balcão de negócios e rotina de cassino, é pouco crível que isso se concretize. O Poder Legislativo está de joelhos, é assombrado pelo passado de corrupção e continua muito mal representado. É difícil acreditar que de lá já saiu uma Constituição. Ou o eleitor reage, ou seguirá condenado a conviver com Rodrigos Pachecos, Renans Calheiros e Randolfes Rodrigues.
Lula foi eleito porque, aqui, a Justiça não funciona. Hoje, é o Supremo quem decide o que pode ou não pode no país. Figuras como procurador de Justiça, deputado ou juiz de carreira passaram a ser quase decorativas. Talvez nunca mais o país tenha uma operação anticorrupção da magnitude da Lava Jato. Foram tempos difíceis para o establishment. Mas passou e todos eles estão de volta à cena do crime, como diria Geraldo Alckmin, que aproveitou e também embarcou no bonde.
O fato é que, quando a micareta que a primeira-dama, Janja, preparou em Brasília acabar, restará só um cheiro bem conhecido: o Brasil velho está de volta.
Leia também: “A imensidão dos sem-sigla”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 145 da Revista Oeste
Pode ser um pouco tarde para se falar de futebol, mas eu não consigo deixar de lembrar de uma derrota acachapante do Brasil, muito pior do que aquela dos 7 x 1 contra a Alemanha.
Foi uma partida em que o Brasil foi derrotado nos últimos minutos com um gol de mão (mão esquerda, diga-se de passagem), feita por um adversário que estava claramente impedido, o qual, inclusive, havia sido expulso em jogo anterior e nem poderia ter participado desse jogo, não fosse a conivência do Tribunal Desportivo.
Apesar se todas as evidências de irregularidade, o gol foi validado por um juiz ladrão, que ignorou todas as reclamações e não permitiu a consulta ao VAR.
Alguém mais se lembra desse jogo, ou foi delírio meu?
Vai eternizar a roubalheira
Assustador
Tamuflu
O BRASIL ESTA SEM PRESIDENTE, TEMOS UM LADRAO FRAUDADOR IMPOSTOR Q TOMOU PARA SI O CARGO, E UMA GALINHA COMO PRIMEIRA-LADRA
Éle (L) sobe a rampa e o Brasil desce pro Brejo.
Será que o Brasil sobrevive o Regime Petralha?
Como pode um pais sobreviver seus traidores e seus idiotas?
Como pode um pais, sobreviver a ignorância abjeta daqueles que idolatram um presidiário ladrão elegendo-o como seu presidente?
Acredito que sim, vamos sofrer muito nos próximos 4 anos, talves chegando ou nível da Venezuela, mas temos resiliência para continuar lutando contra aqueles que querem fazer deste pais um lugar de miseráveis em nome de sua ideologia perversa e fracassada.
Sim temos como sobreviver, um dos aspectos de sobrevivência será nunca colaborar com seus antagonistas.
Não tenho estômago para assistir mas nem de perto tem o público que tinha no sete de setembro e que o Bolsonaro costumava ter. Mas uma demonstração que ele não teve todos aqueles votos. E ressuscitaram a bandeira vermelha escondida durante a campanha.
Tá juntando a turma dos bandidos e chupins, na grande vaca leiteira….vamos para o buraco.
Vi a foto e fiquei em duvida se é dia das bruxas, estreia de algum filme de faroeste, ou página policial….
O BRASIL ESTA SEM PRESIDENTE, TEMOS UM LADRAO IMPOSTOR FRAUDADOR Q TOMOU O CARGO PARA SI….E UMA GALINHA COMO PRIMEIRA-LADRA
O ladrao voltou kkkkk
Não tenho estômago para assistir mas nem de perto tem o público que tinha no sete de setembro e que o Bolsonaro costumava ter. Mas uma demonstração que ele não teve todos aqueles votos. E ressuscitaram a bandeira vermelha escondida durante a campanha.
Algumas perguntas se impõem: após a posse, os presos sem culpa formada, sem processo e sem acesso de advogados aos autos, apenas por manifestarem opiniões ou dúvidas quanto às urnas, serão postos em liberdade? Ou prosseguirão as prisões de pessoas que se manifestem como oposição ao novo governo? Se uma pessoa se declarar de oposição será rotulada anti democrática e, assim, será presa?
Como roraimense, conheço as histórias daqueles que eram a favor dos Maduros e dos Chaves da Venezuela…. vamos aguardar o tempo…ele é o senhor da razão…aí sim, o choro é livre pra todos, inclusive para os verdadeiramente brasileiros.
Comparar Lula ladrão com NELSON MANDELA, no mínimo, vc não tem noção de grandeza. A comparação é grotesca!!!
Um presidente eleito por eleições fraudulentas, não é um presidente reconhecido legitimamente. Para minha concepção, estamos sendo governado pela uma verdadeira quadrilha de ladrões, que agora terão as chaves dos cofres, da nossa República federativa. Viva o nosso Brasil varonil!!!
Não dá para ressuscitar outra coisa, porque é só o que eles tem a oferecer. A continuidade da mentira, da corrupção, do desgovenro e da pobreza generalizada, muito bem retratada pela Revista Oeste nesta foto.
Ganhou a eleição ?
Como podemos ter essa certeza se as FFAA não tiveram acesso ao código fonte das urnas ?
Você trouxe uma notícia do próprio TSE ?
Agora entendo porque os chamam de jegues encantados…
Este MM é o ladrao XEREU
Podem chorar!!!
O choro é livre!!
Essa posse será o poço do país.
A mídia independente tem anunciado errado o número de ministérios do descondenado.Na realidade não são 37 e sim 38.Pelos menos até agora.O consórcio de imprensa é o trigésimo oitavo.
Aos editores da Revista Oeste: favor corrigirem o título da matéria. O Luladrão não ganhou a eleição. Ele simplesmente roubou o cargo de presidente.
Concordo, apenas com uma correção: o Bandidão não ganhou a eleição, fizeram o trabalho sujo pra ele.
NO INFERNO SERÁ EXTERNO.
E PARA LÁ IRÁ EM BREVE.
Foto inimaginável e asquerosa, sinto mal estar e nojo em olhar, estou profundamente decepcionado com as FA, agora boa parte dos três poderes estão contra o povo.
E de fato nada foi ou será feito. O ladrão subirá a rampa e Bolsonaro fugiu na boa e nos deixou reféns ! Decepção passa a ser preocupação no que nos tornaremos.
Essa foto parece um filme de terror. Além disso, estamos vendo muita hipocrisia, nossa constituição sendo rasgada, sorrisos falsos, farra de cargos e todo tipo de privilégios dessa corja em Brasília, quero ver até quando irão sustentar os jogos de interesses, as mentiras, esconder as incompetências e esse “companheirismo”.
Pobre Brasil . Entregue à maior gangue de corrupção , com um golpe do Judiciario , com a cooperação das Forças Armadas e de eleitores petistas , com a covardia do Congresso.
Pode existir coisa pior ? E milhoēs de brasileiros que não desejavam isto , terão de aguentar viver num País gigante , que tombará pouco a pouco.
Não temos nada para comemorar nesta virada de ano. Que sejamos fortes e resilientes.
Os homens de bem no Brasil precisam urgentemente reagrupar após o ataque que sofremos.
O que vem agora pode ser mais interessante. Veremos Alexandre I, o Calvo, continuar dando uma de galinho da aldeia? O nine vai compor? E o chuchu, como entra nesse ensopado? Com tantos atores e atrizes ruins não esperem um espetáculo sucesso de bilheteria…
Os homens de bem no Brasil precisam urgentemente reagrupar após o ataque que sofremos.
Cruz credo, pé de pato, mangalo três vezes!
O 9 vai lidar com uma oposição real? Sei…
O psicopata de São Bernardo todo feliz. Acha que está entre amigos.
Comunista/socialista não tem amigos, só interesseiros. Querem o dinheiro do vizinho rico!
E a foto está incompleta. Estão faltando os togados e o clero, incluindo o papa.
FFAA Parabéns, conseguiram que esta foto seja possível
FFAA Parabéns, voces isentoes conseguiram que esta foto seja possível
Todo o POVO brasileiro felicita o Grande Melancia do Brasil, o Exmo Gen Mourao. Que nao considera que o povo tem o direito supremo e no seu infame discurso MANDOU O POVO PARA A CASA. A minha pergunta que ainda segue sem resposta : QUAL SERA O NOME USADO PARA CHAMAR QUEM JA FOI O ICONE DA LIBERDADE NO BRASIL? FORÇAS ARMADAS OU FARSAS ARMADAS???? O Povo ira decidir. Da boca para fora “Ficar a Patria livre ou morrer pelo Brasil”” apenas um mantra repetido inumeras vezes, mas que nao reflete nenhuma verdade no coraçao dos MELANCIAS QUE ESTAO METIDOS NAS FORÇAS ARMADAS.
Essa foto é a visão do terror. Comunistas!!
Agora é cada um por sí, e como “escoteiros” retornar à caserna.
Se Alckmin não fosse tão igual, se poderia sonhar com o fogo amigo.
Doravante nem se precisará de código-fonte. Para as FFAA um objeto de desejo, arcáico.
Espero que o Brazil não vire uma Venezuela adoro suas matérias Augusto Nunes
O que me consola é que o eternizar dele será curto, já está com o pé na cova, talvez nem esse mandato ele termine.
Infelizmente, vaso ruim não quebra.