Desde janeiro, quando retornou ao comando do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o Nordeste, única região que o petista venceu Jair Bolsonaro, como destino preferido para agendas oficiais, conforme divulgou o site Metrópoles nesta sexta-feira, 9.
Em cinco meses, Lula fez 22 viagens oficiais pelo Brasil. Oito foram ao Nordeste. Ele esteve em seis Estados da região: Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Pernambuco.
Na Bahia e no Ceará, Lula esteve em duas oportunidades. Nesta semana, o presidente participou da Bahia Farm Show, maior feira agrícola do Norte e Nordeste.
Apesar de ter viajado a mais Estados nordestinos, Lula concentra mais visitas ao Sudeste. De janeiro a junho, ele esteve na região dez vezes, apenas em São Paulo e Rio de Janeiro.
Norte, Sul e Centro-Oeste
Nos primeiros meses do terceiro mandato, Lula esteve no Paraná e em Mato Grosso apenas em uma ocasião. Nas duas regiões, o ex-presidente Jair Bolsonaro teve amplo apoio da população e do agronegócio. Em Roraima, o petista esteve em duas ocasiões, acompanhando a crise da população ianomâmi.
Viagens internacionais
Já o número de viagens internacionais soma 11, a metade das visitas nacionais. Lula visitou Argentina, China, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Uruguai e Portugal. O petista viajou para o Egito em novembro do ano passado, antes mesmo da posse.
Lula foi o mandatário brasileiro que mais realizou viagens diplomáticas durante a Presidência, sendo um dos chefes de Estado que mais viajaram na história. Foram 139 viagens internacionais para 80 países, além de Antártida, Guiana Francesa e Palestina nos dois primeiros mandatos.
Próxima viagem
Lula e sua equipe farão duas novas viagens nas próximas semanas, à França e ao Vaticano. O petista deve participar de um encontro que discutirá medidas de financiamento para ações climáticas, em Paris. Ele também deve ser reunir com o presidente francês, Emmanuel Macron.
A expectativa é que Lula aproveite a viagem a Paris para também ir a Roma e se encontrar como papa Francisco.
Com tantas viagens, Lula quer comprar um novo avião. Pessoas próximas afirmam que ele não está satisfeito com as aeronaves presidenciais atuais e deseja um avião com maior autonomia de voo, que não exija muitas escalas.
Lula também estaria se queixando do espaço do avião atual, desejando uma aeronave que possa acomodar mais convidados, além de uma ampliação no quarto do casal.
O seu lugar é na prisão.
Ele foge do sudeste como o diabo da cruz. Seria vaiado ininterruptamente.
Tomara que essa praga fique bem longe do Pará. O Estado já têm os Barbalhos e não precisa de outras desgraças por aqui.
Atraçao por locais onde o risco de vaia ou gritos de seu lugar é na prisao sao reduzidos.
VEM PARA RUA DO BRASIL LULADRÃO!
PARE DE VISITAS CONTROLADAS E ENGANAR GOVERNANTES TROUXAS DO EXTERIOR.