O presidente da França, Emmanuel Macron, condecorou a primeira-dama Janja com a Insígnia da Ordem Nacional da Legião de Honra do Grau Oficial, nesta quinta-feira, 28.
Instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte, a medalha recompensa méritos militares ou civis à nação francesa.
Macron deu o presente à petista durante uma coletiva de imprensa no Planalto, depois de uma reunião bilateral com Lula e ministros de Estado, a portas fechadas, no palácio. Cerca de 20 termos de cooperação foram assinados pelos dois presidentes nesse ato privado.
Lula também deu uma lembrança a Macron: a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Lula e Macron no Planalto
Lula e Macron se encontraram hoje no Planalto. O francês foi recebido com pompas pelo petista, no evento que atrasou uma hora e meia. Na sequência, ambos falaram a sós, discursaram a jornalistas e seguiram para um jantar no Itamaraty.
Ministros de Estado do governo prestigiaram Macron, entre eles, Simone Tebet (Planejamento), José Mucio (Defesa), Ricardo Lewandowski (Justiça), Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Nísia Trindade (Saúde), André Fufica (Esportes) e Paulo Pimenta (Secom). Na área reservada a integrantes do governo, eles passaram a maior parte do tempo no celular, em vez de interagir entre si.
Após assistir a uma demonstração militar, Macron se reuniu a portas fechadas com Lula. Ambos discutiram o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul — divergência entre os dois países — e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Vários agraciados da Legião de Honra na França estão boqueabertos.
Os que já morreram, estão se revirando nos caixões.
Coitado do Napoleão. Jamais imaginaria tremenda humilhação.
O Janjo lembrou recentemente que suas esposas anteriores morreram, estando ao lado da atual. Macron, no entanto, se esqueceu de falar que Napoleão perdeu a guerra – o que é sempre lembrado pelos brasileiros como uma pilhéria (do francês, pilherie).
Janja e Raoni à sombra de Napoleão…. Eita!!!
Vai custar muito caro essa medalha para os brasileiros. Será que o Lule e a Esbanja entregaram a Amazônia para eles?
Como assim, foi homenageada com uma medalha que representa “méritos à nação francesa” e tem o limite de 75 medalhas concedidas entre pessoas vivas ???? O que essa “muleta” de molusco esclerosado fez para a França ??? Será que tem a ver com “serviços prestados” ao Macron que não foram divulgados ??
O que o Macron ganhou nesta visita, 3 dias? Na Amazônia? Dando medalhas para Jana e Raoni????? Com a França em pé de guerra com agricultores e Rússia?? Esta medalha vai nos custar muito caro.. O Brasil vai e já deve estar pagando caro.. Adeus ferrovia, Adeus acordo com União Europeia..