Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “grande homem” e pediu ao povo brasileiro que cuide do petista. Ele ainda acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de planejar uma invasão à fronteira do Brasil com a Venezuela. As declarações foram feitas na segunda-feira 2.
Maduro mencionou eventos recentes no país, como uma suposta tentativa de golpe de Estado e um suposto plano para assassinar Lula, comparando essas situações com sua própria carreira política.
“Peço ao povo do Brasil que cuide de seu presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que é um grande homem”, disse. Durante seu discurso, Maduro alegou ter enfrentado 5 conspirações para assassiná-lo no ano passado e, em 2024, afirmou ter sido alvo de 14 tentativas.
+ ‘Nicolás Maduro é um criminoso que roubou a eleição e isso não pode ser aceito no continente’
Sem apresentar provas, Maduro mencionou a possível ligação da oposicionista venezuelana Maria Corina com essas conspirações. Ele também traçou um paralelo entre sua situação e a de Lula, afirmando serem vítimas de “gente como Jair Bolsonaro”, sugerindo um vínculo entre os políticos.
O ditador venezuelano falou de uma “luta pacífica e política de Lula pelo Brasil”. Além disso, Maduro alegou, sem evidências, que Bolsonaro estaria planejando um ataque à fronteira com a Venezuela. As declarações de Maduro foram feitas em um cenário de tensões políticas na região.
Maduro volta a elogiar Lula depois de meses de tensão diplomática
Depois de meses de tensão entre Brasil e Venezuela, causada pelas pressões para que o governo Lula reconhecesse a fraude eleitoral no país de Maduro, o ditador voltou a elogiar Lula. Em 12 de novembro, disse que o presidente brasileiro fez uma “reflexão sábia” ao afirmar que o Brasil não deve questionar a Suprema Corte venezuelana.
“Estive vendo [as declarações de Lula] nesta manhã, achei muito bom”, afirmou Maduro, conforme informa a CNN Brasil. “Concordo com Lula. Cada país tem que buscar a maneira de resolver seus assuntos, seus conflitos, seus problemas. O Brasil com suas instituições e sua dinâmica nacional, soberana e a Venezuela com nossas instituições e nossa dinâmica também soberana.”
Leia também: “Maduro dá uma banana para o Brasil”, reportagem de Rachel Díaz na Edição 234 da Revista Oeste
Para o ditador venezuelano, a fala de Lula foi digna de elogios. “Acho que foi uma reflexão sábia de Lula, poderia dizer: ponto a favor do Lula.”
A crise entre Brasil e Venezuela havia se acentuado antes da fala do ditador. Também em novembro, o Brasil vetou a entrada da Venezuela no Brics, durante a cúpula em Kazan, na Rússia. Em resposta, Maduro chamou o embaixador venezuelano no Brasil para consultas, um gesto de repúdio diplomático.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
É difícil saber qual é o pior………
Caro tão falso como uma nota de 70 reais, aliás como toda esquerda é, dias atrás estava esbravejando contra p ninie e agora lambe o cachaceiro, o nine deve ter renovado a “a$$inatura de puxasako” dele………