Dos 37 ministros nomeados pelo presidente Lula, 12 enfrentam processos ativos na Justiça, informou levantamento do site Poder360, publicado nesta segunda-feira, 6. A pesquisa buscou processos no Supremo Tribunal Federal, no Superior Tribunal de Justiça, nos Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justiça Estaduais. Foram analisados documentos anexados a 435 ações.
De sentença de prisão a cobranças por dívidas e IPTU atrasado, são 22 processos ativos citando os ministros como réus. Há três casos com condenações, nos quais os ministros recorrem. Há também dois processos em que já há sentenças favoráveis, mas que estão em fase de recurso.
Principais ministros de Lula enrolados na Justiça
Flávio Dino
Em 2018, o ex-secretário de Saúde do Maranhão Ricardo Murad moveu uma ação contra Flávio Dino, então governador do Maranhão, e três secretários estaduais, por dano ao Erário e violação à Lei de Licitações (Lei 14.133 de 2021). Murad alegou que os recursos de um contrato da Secretaria de Saúde, que seriam destinados a obras do Hospital de Alta Complexidade Doutor Carlos Macieira, foram realocados para a construção de outra unidade, o Hospital do Servidor, no mesmo local. Disse ainda que houve alteração do projeto inicialmente licitado e que isso seria irregular.
Margareth Menezes
O levantamento do Poder360 mostrou que a ministra da Cultura, Margareth Menezes, responde a cinco processos, por cobrança de dívidas. Segundo dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, as empresas Associação Fábrica Cultural e Estrela do Mar Produções Artísticas, que têm a ministra no quadro de sócios e administradores, têm R$ 1,2 milhão inscritos na Dívida Ativa da União. Margareth tem certidão de débitos positiva com efeitos de negativa. Isso significa que as dívidas foram negociadas e estão em situação regular de pagamento.
Wellington Dias
O deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) abriu uma ação, em 2021, contra o então governador do Piauí, Wellingon Dias (atual ministro do Desenvolvimento Social), acusando-o de praticar nepotismo. O parlamentar afirmou que o então secretário da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles (eleito governador do Piauí em 2022), indicou o sogro, Francisco da Costa Araújo Filho, para ser coordenador-geral regional do programa Pro-Piauí, na região de Picos. Wellington Dias é citado no processo por ser o governador na época. A ação judicial ainda não foi finalizada e está em grau de recurso, mas Dias e Fonteles já obtiveram uma sentença favorável em primeira instância.
Leia também: “O ministério de Lula é um pesadelo”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 143 da Revista Oeste
Este governo é constituído pela pior horda de sanguessugas da história do Brasil. Eles vieram famintos e vorazes para saciar a fome de cargos, dinheiro e poder. Neste governo de incapazes o que sobra de indecência, falta em vergonha e escrúpulos,
E AI STF !!!!
COMO FICA ESTA SITUAÇÃO OU VOCES ESTÃO PREOCUPADOS COM OS MANIFESTANTES DE 08 JAN ?
QUE SITUAÇÃO ESTA A JUSTIÇA NO BRASIL !!!
UM EX-CONDENADO LIBERADO PELO STF GOVERNA ESTE PAIS .
O BRASIL ABAIXO DE TUDO E O DIABO ACIMA DE TODOS IRÁ DURAR ATÉ A HORA EM QUE O INFERNO VIER BUSCAR O QUE É DELE.
E NÃO IRÁ DEMORAR!
A quadrilha do Luladrão q tomou o país. A mídia podre vendida e corrtupta q se beneficia das vantagens desse partido nefasto p ficar vbem na foto, q tanto prejuizo e retrocesdo já trouxe ao país e ainda trará. Uma questão de tempo.
Aproveito o espaço pra reclamar da dificuldade de acessar pra enviar comentário.
Curioso é que os beneficiados ,do meu ponto de vista,sem nenhum brilhantismo, são incapazes de fazer uma doação ao Retiro dos Artistas e ou obra
que assista aos necessitados.
Rita, boa tarde
Nossa equipe entrará hoje em contato com você para entender melhor a dificuldade de acesso que você nos relatou.
Atenciosamente,
Revista Oeste
É o DNA esquerdalha; ele prepondera sobre o discurso de honradez!
Aproveito o espaço pra reclamar da dificuldade de acessar pra se enviar comentário!
Lulababa e os 1001 ladrões.
Aproveito o espaço pra reclamar da dificuldade de acessar pra enviar comentário.
Curioso é que os beneficiados ,do meu ponto de vista,sem nenhum brilhantismo, são incapazes de fazer uma doação ao Retiro dos Artistas e ou obra
que assista aos necessitados.
Gente subversiva, protegida por subversivos. Na verdade existe um enorme poder moderador, que corroe uma sociedade de bem. E o problema não é só de índole. O maior é a incompetência.
Mas a inaptidão para o correto, para o bem, associado à já provada incompetência, em tempo curto reverterão o nosso desãnimo.
*** NÃO EXISTE GOLPE QUANDO UM GOVERNO FOI INSTALADO MEDIANTE FRAUDES E SUBVERSÕES ORQUESTRADAS ENVOLVENDO PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, MAIS A MÍDIA PODRE.
*** O GOVERNO BOLSONARO SOFREU QUATRO DE ANOS DE PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL ORQUESTRADA POR AGENTES SUBVERSIVOS DO ESTADO E CRIMINOSAMENTE, ESSES, ASSUMIRAM O PODER.
*** GOLPE DE ESTADO FOI DADO PELO JUDICIÁRIO ATRAVÉS DO STF/TSE E BLINDAGEM MEDIANTE COAÇÃO EXERCIDA PELO SENADO FEDERAL ATRAVÉS DE SEUS SENADORES INTIMIDADOS E SERVIENTES POR SEREM PROCESSADOS PELA SUPREMA CORTE E OUTRAS INSTÂNCIAS CONTROLADAS DO JUDICIÁRIO, ALÉM DE OUTROS TENTÁCULOS DA ORCRIM.
*** MARCOS DO VAL É APENAS MAIS UM ASTUTO SUBVERSIVO QUE SÓ BUSCOU BENESSES E SE O PRESIDENTE QUE SOFREU UM GOLPE CRIMINOSO, JAIR BOLSONARO, REALMENTE, COMENTOU ISSO COM O INFAME SENADOR, NADA HÁ DE CRIME, POIS, QUANDO CRIMINOSAMENTE UMA ORCRIM TOMA O PODER, TOMAR DE VOLTA É O QUE MANDA A LEI, É ATO LEGÍTIMO CONTRA UM GOVERNO ILEGÍTIMO E CRIMINOSO.
*** FORMALIZEM UM DOSSIÊ MINUCIOSAMENTE CRONOLÓGICO DESDE 2018, COM NOMES E AÇÕES INDIVIDUAIS DENTRO DO CENÁRIO DOS PODERES, A PARTIR DA FACADA QUE SOFREU JAIR BOLSONARO E, ENTÃO, FICARÃO ESTARRECIDOS DIANTE DA ORQUESTRAÇÃO DA ORCRIM MONTADA PARA DERRUBAR O PRESIDENTE LEGITIMAMENTE CONSTITUÍDO.
*** PUBLIQUEM ESSE DOSSIÊ AOS QUATRO CANTOS DO PLANETA PARA CIÊNCIA DAS NAÇÕES E PRINCIPALMENTE AO POVO BRASILEIRO.
*** ACIONEM O STM COMO TRIBUNAL LEGÍTIMO PARA REPRESENTAR O POVO E OS TRAÍDOS, POIS, STF/TSE/STJ TORNARAM-SE TRIBUNAIS ILEGÍTIMOS, EM VISTA DA CUMPLICIDADE E PARTICIPAÇÃO NA ORCRIM CONTRA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E A SOBERANIA NACIONAL.
*** REPITO: SE AS FA E O POVO FOREM PARA CIMA DESSE GOVERNO CRIMINOSO E ILEGÍTIMO, NÃO SERÁ GOLPE, SERÁ A RETOMADA DE TUDO O QUE FOI ROUBADO PELA ORCRIM. ESSE GOLPE FOI EXPLÍCITO E SEUS AGENTES DEVEM SER PUNIDOS AO RIGOR DA LEI.
*** ELABOREM O DOSSIÊ CRONOLÓGICO DOS EVENTOS E PUBLIQUEM.