Se a eleição presidencial programada para 2026 fosse hoje, o cantor sertanejo Gusttavo Lima teria quase 10% dos votos. Em levantamento divulgado nesta quarta-feira, 15, para mensurar o potencial eleitoral do artista, o instituto Paraná Pesquisas mostra que 9,4% dos entrevistados afirmaram que votariam nele “com certeza”.
Outros 31,5% dos respondentes da pesquisa disseram que poderiam votar nele — ou seja, nem cravam apoio, nem rejeitam uma possível candidatura.
No entanto, a maioria absoluta dos entrevistados se nega a votar em Lima para o comando do Palácio do Planalto. Conforme o levantamento, 50,6% foram categóricos: não votariam “de jeito nenhum” no cantor para o cargo de presidente da República.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Enquanto isso, 6,1% das pessoas admitiram que não conhecem Lima o suficiente para responder, ao menos nesse momento, se votariam ou não nele para a Presidência. Além disso, 2,4% dos entrevistados não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.
Boa parte da parcela que diz que poderia votar em Lima para presidente rejeita a entrada dele para a política partidária. De acordo com o Paraná Pesquisas, 65,7% acreditam que ele não deveria fazer esse movimento — 27,8% dizem que o cantor deveria se candidatar, enquanto 6,5% não opinaram.
Leia mais:
A fim de mapear o potencial eleitoral de Gusttavo Lima para a disputa pela Presidência do Brasil, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 2.018 eleitores, de 7 a 10 de janeiro. O trabalho de campo ocorreu em Brasília e em 164 municípios espalhados pelos 26 Estados do país.
Conforme o Paraná Pesquisas, a margem de erro do material é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Por fim, informa-se que o nível de confiança do levantamento é de 95%.
Gusttavo Lima candidato a presidente?
Cantor sertanejo e influenciador digital, com 45 milhões de seguidores somente no Instagram, Gusttavo Lima sinalizou vontade de seguir carreira na política. Em entrevista ao site Metrópoles no dia 2 de janeiro, o artista avisou que pretende se candidatar à Presidência da República no próximo ano.
A partir da declaração, partidos começaram a se movimentar. O PRTB, por exemplo, já fala em filiar o cantor e formar a chapa com Lima e o empresário Pablo Marçal, que se candidatou à Prefeitura de São Paulo em 2024. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, registrou o interesse de levar o artista sertanejo para a sua sigla, o União Brasil.
Leia também: “Que inveja de um país que tem um presidente”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 244 da Revista Oeste
A estupidez e ignorância superam a razão … mas certamen te seria um mal infinkitamente menor que estes diatditres cínicos e criminsoos a massacrar e humilhar a nação.
Não interessa o nome. Se não houver urna eletrônica com voto impresso a decisão ficara nas mãos do poder judiciário que já esta destruindo o pais.
quem manda no Brasil é o congresso. Não importa quem seja o presidente… Se não tiver maioria no congresso, não consegue governar. E a baixa qualidade dessa gente é de assustar!
Para cantor sertanejo, ele é 10, mas prewsidente da republica, ele só tem a barba igual ao Bukele…
A pesquisa mostra que muitos ainda não levam o Brasil à sério. Votar em um cantor sertanejo bem sucedido para ser o presidente da República seria de uma irresponsabilidade enorme. Concordo que hoje temos um presidente muito menos qualificado que ele, mas acho que poderemos escolher coisa melhor se nos derem a oportunidade.
Essas pesquisas compradas não valem absolutamente nada, só pavimentam o caminho para as fraudes combinadas. Quem votaria num cantor? Só os que votariam num ladrão. Outra considera luladrão a frente de bolsonaro. Um total absurdo, totalmente irreal. Não merecem um mínimo de credibilidade.
Só resta isso para nosso país ir para o buraco de vez.
Com todo o respeito a Gustavo Lima mas sao 30% de irresponsaveis.