Major do Exército é preso depois de postagens políticas pró-governo

João Paulo da Costa Araújo Alves descumpriu norma militar ao manter engajamento nas redes sociais
-Publicidade-
Major João Paulo da Costa Araújo Alves foi preso por infringir norma militar
Major João Paulo da Costa Araújo Alves foi preso por infringir norma militar | Foto: Reprodução/Instagram

O major do Exército João Paulo da Costa Araújo Alves está preso em Teresina, no Piauí, desde o último dia 5 de maio. O oficial de 41 anos teve a prisão preventiva expedida pela Auditoria da 10ª Circunscrição Judiciária Militar, que fica em Fortaleza.

A prisão de Costa Araújo se deu por desobediência a uma decisão da Procuradoria de Justiça Militar, por ordem do juiz Rodolfo Rosa Talles Menezes, depois de o oficial se recusar a interromper a atividade política nas redes sociais. O major é conhecido como defensor do governo Jair Bolsonaro e tem intenção de disputar as eleições deste ano para deputado federal pelo Piauí. Somente no Instagram, tem quase 10 mil seguidores.

No entanto, por ser um oficial da ativa, o comportamento de Costa Araújo fere o Regulamento Disciplinar do Exército, que proíbe militares de opinarem e se engajarem em movimentos políticos.

-Publicidade-

Costa Araújo vem cumprindo prisão preventiva no 25º Batalhão de Caçadores, na Avenida Miguel Rosa, em Teresina. O advogado do major vem tentando a liberação para defesa em liberdade.

“É uma prisão excessiva, porque o militar em questão é réu primário, não responde a nenhuma ação penal, tem comportamento excelente. A prisão tem mais viés político do que disciplinar”, afirmou Otoniel Bisneto, advogado do major, em entrevista ao portal Cidade Verde, de Teresina.

Abaixo, um exemplo de tom de publicação do Major Costa Araújo, em que o militar se apresenta como pré-candidato a deputado federal e comemora o resultado do nível de emprego no mês de fevereiro. No vídeo, o oficial usa uma camiseta em alusão ao presidente Bolsonaro.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.