publicidade
Política

Manifestações de Gleisi viram pólvora na bancada evangélica

Na análise dos legisladores que integram o colegiado, Gleisi pode dificultar as conversar do grupo com o presidente eleito

ives gandra martins golpe
Gleisi Hoffmann é a presidente nacional do PT | Foto: Divulgação Agência Brasil

As manifestações recentes feitas pela presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), criticando declarações de apoio de lideranças religiosas ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), serviram como pólvora entre os parlamentares que integram a Bancada Evangélica na Câmara dos Deputados. Na análise dos legisladores que integram o colegiado, Gleisi pode dificultar as conversas do grupo com o presidente eleito, que assume o comando do país no dia 1º de janeiro.

As divergências entre os petistas e os integrantes da bancada evangélica não são recentes, mas tomaram proporções maiores nesta semana, depois que o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal, pediu em uma live que os fiéis perdoem o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O bispo era um dos aliados do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Receba nossas atualizações

“Não podemos ficar com mágoa, porque é isso que o diabo quer”, disse Macedo. “O diabo quer acabar com sua fé, com seu relacionamento com Deus devido a Lula ou dos políticos. Não dá, não dá, minha filha, bola para frente, vamos olhar para frente”, pediu o bispo.

Gleisi, que é uma das integrantes da equipe de transição por parte do presidente eleito, usou suas redes sociais horas depois para destilar uma resposta repleta de ressentimentos, distante de aliados de Lula que defendem que as divergências religiosas precisam ser apartadas da política.

“Dispensamos o perdão de Edir Macedo. Ele é quem precisa pedir perdão a Deus pelas mentiras que propagou, a indução de milhões de pessoas a acreditarem em barbaridades sobre Lula e sobre o PT, usando a igreja e seus meios de comunicação para isso. A nossa consciência está tranquila”, bradou Gleisi Hoffmann.

Edir Macedo alinhou-se com todos os presidentes da República desde Fernando Collor (PTB-AL), em 1989. O bispo possui um histórico de idas e vindas com o petista. Quando Lula se candidatou pela primeira vez, ele incentivou a demonização do presidente eleito.

Em 1992, Macedo foi preso, acusado de charlatanismo, e Lula foi um dos poucos políticos a visitá-lo na prisão. Contudo, nas campanhas seguintes, a Universal voltou a hostilizar o petista. Briga que ficou para trás. Em 2002, ambos se reconciliaram, quando Lula elegeu-se pela primeira vez na história.

Já em 2018, inicialmente, o bispo optou por apoiar Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito. No entanto, declarou apoio a Bolsonaro, quando ficou claro que o ex-governador de São Paulo não tinha chances de ganhar aquela eleição.

A pólvora Edir Macedo

Ainda que não tenha mandato, Edir Macedo exerce uma ampla influência sobre a bancada, que cresce sua importância no Parlamento a cada eleição. Dos 513 deputados, 20% integram a bancada. Entre os parlamentares do grupo está o o deputado federal mais votado, Nikolas Ferreira (PL-MG), que teve quase 1,5 milhão de votos.

É exatamente pela influência exercida que o ataque feito por Gleisi ao bispo causou desconforto entre os integrantes da Bancada Evangélica, que já se organizam para cobrar posicionamentos do novo governo a partir da próxima semana.

“Não se chega ao poder de salto alto, usando de arrogância contra um  líder de milhões. A arrogância precede a queda!”, afirmou o deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP).

Captar o voto dos evangélicos foi uma das principais batalhas travadas por Lula nesta eleição. O PT chegou a criar núcleos de evangélicos em mais de 20 Estados para tentar recuperar os votos que perdeu entre 2016 e 2018. O próximo passo é a criação de comitês que unam líderes neopentecostais — vertente do cristianismo — aos demais partidos de esquerda, como o PSB. Tradicionalmente, os evangélicos são alinhados às pautas defendidas por Jair Bolsonaro (PL).

 

 

 

 

35 comentários
  1. Clayton Leite
    Clayton Leite

    Esses pseudo-evangelicos sofrem da Sindrome de Datã, não veem a hora de cair no colo do Faraó. No fim já sabem o que acontecerá, vão todos para o buraco.

  2. Neliane de Souza Platon
    Neliane de Souza Platon

    Esse Edir Macedo é um crápula!
    Perdoo o Marcola, porque assume quem é, mas não perdoo o Lula, por se achar inocente, sendo o maior corrupto da história; e esse Edir Macedo? sempre querendo vantagens de quem assume o poder. Como pode dizer que é um pastor?

  3. Silvana G Leão
    Silvana G Leão

    Edir Macedo, Gleisi,Lula, tudo farinha podre do mesmo saco!

  4. Sueli R De Queiroz
    Sueli R De Queiroz

    Colocaram um ministro da Fazenda a altura dos eleitores do Des.Ladrado, o Poste Raradad para manejar o gado de 2a classe, asnos, jegues e muLas. Logo-logo faltará capim para vocês. Hah, a picanha era uma metáfora, se fosse verdade o 3L de manguaça, cachaceiro e pinguço comeria a carne e a vocês apena o sebinho, e olhe lá, não é, já se esqueceram que na anterior ele mandnou vocês comerem ovos!

  5. Marisa
    Marisa

    Essa senhora, além de ser “a amante” da planilha da Odebrecht (segundo os delatores), certamente é a presidenta do gabinete do ódio do ex-presidiário. Então o que ela fala, escreve ou pratica não causa surpresa. Agora, lamentável religiosos votando em gente como o ex-presidiário.

  6. Neide Queiroz Manfrin
    Neide Queiroz Manfrin

    Não adianta querer passar a mão no cachorro que late pra você que certamente ele irá morder a sua mão, bem feito pra você Edir Macedo

  7. Jose
    Jose

    Tidos farinha da mesma mandioca , tira o dinheiro que alimenta essas paixões não fia um

  8. Hermes Serra
    Hermes Serra

    Gasolina para apagar o 🔥. Agora o mundo real do Brasil acabou. Estamos Entrando num INFERNO sem volta. Corruptos e ladrões no poder.

  9. Paulo Acir Faria
    Paulo Acir Faria

    Este posicionamento está absolutamente correto. Este é o trabalho que está pela frente, pressionar o Congresso, ao invés de fazer manifestações pirotécnicas que não levam a nada, distraindo a população do que é absolutamente importante.

  10. Wanderson Pereira
    Wanderson Pereira

    O evangegues qe votaram no PT queriam uma colher de chá do PT, vcs vão tomar é no c#u@…

  11. Marc
    Marc

    OS DOIS SÃO FARINHA DO MESMO SACO ELA A COXA CORRUPTA DA ODE RETCH E ELE UM EX DONO DE CASA LOTÉRICA QUE USA A RELIGIÃO PARA ENRIQUECER PARA ENGANAR TROUXA. HA MUITAS RELIGIÕES SÉRIAS POR AÍ. MAS ESSE CARA AO SÓ CEGO QUE NÃO VÊ. SEU MACEDO A BÍBLIA DIZ:SEJA O SEU SIM SIM E O NÃO NÃO. ENTENDEU SEU VIRA CASACA DE ACORDO COM OS VENTOS POLÍTICO E FINANCEIROS?

  12. Brasilino Manoel de Assunção
    Brasilino Manoel de Assunção

    Adorei, Gleisi, assim que se trata traidores e é isso que merecem. Agora, a bancada evangélica faz um L.

  13. Filho do Jesus
    Filho do Jesus

    Ela é uma senhora que tem muita raiva e ódio dentro do seu coração, por isso está cega no momento. Ela deve ter acumulado toda essa raiva desde que foi anunciado que ela fazia parte da planilha da Odebrecht, e depois ainda teve que assitir os candidatos petistas item a missas e o ex presidiário rastejar pedindo votos para os cristãos, afirmando que até era contra o aborto.

  14. Alice Gouvêa Alves da Silva
    Alice Gouvêa Alves da Silva

    Sou evangélica com quase 30 anos servindo Cristo, tenho princípios bíblicos, e jamais votei ou votaria na esquerda, não preciso de homens para influências políticas. A palavra de Deus tem tudo, só não sabe ou não aprende quem não a abre.

  15. José Eduardo Souza Barreto
    José Eduardo Souza Barreto

    Sei lá, a impressão que dar é que os veículos de imprensa que a pouco tempo estava pró governo e antagônicos à esquerda, parece que com resultado das eleições arregaram suas posturas.
    Estavam do lado do Presidente quando achou que poderia se reeleger, agora começam a paparicar aos poucos a equipe do novo governo que se iniciará com medo de represálias que é certo que terão.
    A Jovem Pan é um exemo disso, a Record aos poucos vai pendendo para alinhar-se ao novo governo e o SBT anda com algumas notícias muito estranhas recheadas de sensacionalismos, percebi isso na greve dos Caminhoneiros.

    1. Celso
      Celso

      A jovem pan já foi por mim demitida
      Vira casaca. Carona
      Seu programS com comentaristas são uma zona com todos falando ao mesmo tempo.
      Ninguém entende nadinha
      FORA JOVEM PAN

  16. Rômulo Souza
    Rômulo Souza

    Única coisa que Amante e o ladrão de nove dedos Lula devem ganhar uma etapa num presídio federal. Fraudadram as eleições, novas eleições devem ser convocada.

  17. Fabyo
    Fabyo

    Impressionante as desgraças que vem no pacote do bandido. É insuportável ver essa daí. Por outro lado, ela é tão idiota, que costuma fazer burradas assim.

  18. Carlos Moura
    Carlos Moura

    me recuso a chamar de irmão um sujeito q vota num bandido genocida e amigo de outros como ele.

  19. Edson Oliveira
    Edson Oliveira

    Descarado foram os representantes dos “evangélicos”. DEUS nunca sentará para dialogar com o “demônio”, ou sequer se cumprimentarem, simplesmente porque o “bem” e o “mal” por toda eternidade serão antagônicos. Quem é de Deus não conversa com o “capeta” ou sua subordinada e adepta.

  20. Marco
    Marco

    O Edir Macedo não tem bandeira infelizmente é um falso profeta pra ele o importante é ganhar dinheiro não importa de onde venha.

  21. Vicente Pinheiro
    Vicente Pinheiro

    O PT tem o apoio dos milionários parasitas, da imprensa, dos globalistas, da militância togada, das oligarquias do nordeste, dos políticos oportunistas, dos docentes doutrinadores e seus alunos amestrados, dos idiotas úteis, dos “manos” e mais o resto da cambada. Deve ser por isso que a “Amante” está tão arrogante.

  22. Damiana Lisboa
    Damiana Lisboa

    Acredito que Pelo menos ela está sendo coerente são inimigos gente, não adianta vir com esse discurso de perdão agora que o outro tá lá no poder.

    1. Alzira Conceição Pacheco de Lima
      Alzira Conceição Pacheco de Lima

      Isso só serve para mostrar como nós, os pagadores de pesados impostos para sustentar toda essa gente, somos tratados como idiotas. Eles, TODOS, pulam no barco do vencedor. São feitos do mesmo lixo.

  23. PCC
    PCC

    Tudo se ajeita, é só dar um carguinho aqui, uma secretaria acolá que fica tudo bem. Se for um ministério, tem a garantia do céu.

    1. Frederico F. Ferreira
      Frederico F. Ferreira

      Pois é. Eleito ??? eu digo “nomeado” !!!

  24. AMILCAR O ANDRADE
    AMILCAR O ANDRADE

    Ela tá coberta de razão Milhões de “evangélicos”traíram Bolsonaro e votaram em um ladrão corrupto chefe de quadrilha a favor do aborto contra a família princípios valores cristão e depois querem lamber o saco do 9 dedos

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.