O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) disse, nesta quinta-feira, 12, que pretende acionar a Justiça contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Segundo o parlamentar, o governo federal dispensou o pelotão da Guarda Presidencial no domingo 8, quando houve a manifestação na Praça dos Três Poderes.
“Ao que parece, Flávio Dino, Lula e o GSI tinham conhecimento dos riscos e da gravidade e prevaricaram”, declarou Jordy, em conversa com Oeste. “Já estou tomando todas as medidas, para que sejam investigados na Justiça e na Câmara.” Ele quer saber se houve omissão ou falha no resguardo dos bens públicos.
O deputado está encaminhando uma representação à Procuradoria-Geral da República contra Dino, contra o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marco Gonçalves Dias, e contra Lula.
Além disso, Jordy vai pedir a convocação de Dino e do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, para prestarem esclarecimentos na Câmara. Os requerimentos foram enviados à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
O GSI dispensou, cerca de 20 horas antes da invasão da Esplanada, o pelotão de quase 40 homens do Batalhão da Guarda Presidencial. Nenhuma das fontes revelou por que o GSI, comandado pelo general Marco Gonçalves Dias, dispensou o reforço e qual o motivo de ter demorado a agir.
Prevaricação é uma das violações praticadas por funcionário público, incluindo o presidente da República, contra a administração em geral. O crime está descrito no artigo 319 do Código Penal e se caracteriza em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, um ato de ofício, ou praticá-lo contra a disposição expressa da Lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. A pena prevista é de detenção de três meses a um ano e multa.
Para a investigação prosseguir, é necessária a aprovação de pelo menos dois terços da Câmara, ou seja, 342 votos. Se aprovada, o presidente é afastado do cargo e julgado pelo Supremo Tribunal Federal.
Nunca demorou tanto, para chegar fevereiro!!!
Espero ver nossos parlamentares atuantes.
Deputado aciona a Justiça. Que justiça? Aquela que acaba nas mãos dos capa-pretas que rasgaram a Constituição há muito tempo? Acabou a Justiça no Brasil. Tá tudo dominado.
Isso não vai dar em nada, pois nosso sistema de justiça está compr……vcs sabem.
Como diz o inocente.
Recorrer a que justiça!?
Nossa como está obeso
Colocaram mil que estavam alheios a situação na porta do quartel em vários ônibus. Desfilaram com eles por Brasília. Prederam todos a ATACADO.
Estão agindo igual os Nazistas agiam. Na época que se perseguia JUDEUS na Europa.
Agora os Judeus somos nós da Direita.
Os Nazistas usaram o incêndio no Reichstag para perseguir, os Comunistas estão usando o 8/1 para perseguir.
A história se repete.
O ministro para os direitos humanos já assumiu?
Houve sim prevaricação que beneficiou o ladrão, pois o alvo principal das manifestações era ele e a fraude eleitoral e ao mesmo tirar o povo da frente dos QG que vez ficava mas forte com repercussão internacional e já estava incomodando o nove dedos e Xandaquistão
Estranho