O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o designer Marcelo Fernandes Lima, réu pelo 8 de janeiro, a 17 anos de prisão, na segunda-feira 3.
Lima ficou conhecido por ter furtado a réplica da Constituição de 1988 que ficava em exposição no Salão Branco da Corte, durante a quebradeira na sede do STF, em 2023.
A maioria dos ministros entendeu que Lima cometeu:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado;
- deterioração de patrimônio tombado; e
- associação criminosa armada.
À Justiça, Lima admitiu ter levado a Carta Magna, porém, no intuito de preservá-la de eventuais danos no local.
Em 12 de janeiro, a Polícia Federal recuperou o livro, em Varginha (MG).
Votos divergentes no julgamento de Marcelo Fernandes Lima
Embora o placar final tenha sido desfavorável a Lima e outros dois manifestantes, cinco votos divergiram do proferido pelo relator, Alexandre de Moraes.
Apesar de também terem condenado, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso contrariaram Moraes apenas no que diz respeito à dosimetria da pena. André Mendonça e Nunes Marques absolveram o trio. Cármen Lúcia, Luiz Fux, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Flávio Dino fecharam com Moraes integralmente.
Leia também: “As mães presas do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 254 da Revista Oeste
Se o STF fosse tão cioso do conteúdo da Constituição quanto está sendo com um exemplar impresso, estaríamos melhor servidos de judiciário. A julgar pela dosimetria aplicada – 17 anos – ao autor do furto do objeto, quantos anos de cadeia mereceriam os ministros que, volta e meia, espancam, rasgam e trucidam as normas e princípios da mesma Constituição que juraram proteger e respeitar?
Só em 2026 quando for colocado a presidente que os verdadeiros controladores do Brasil planejaram é que haverá anistia, assim como magicamente ocorreu nos EUA com TRUMP, até lá infelizmente não acreditem no teatro politico que entretem a população. SIMPLESMENTE VOTEM NUNCA MAIS, enquanto esse sistema de VOTACAO OCULTA E OBRIGATORIA continue implantado.
Poder judiciário vergonha nacional. Muitos pesos para muitas medidas.
Enquanto isso os verdadeiros bandidos que usam colarinho branco e toga circulam livremente pelo país.
Ladrão, terrorista e golpista…pena foi branda, tinha q ser maior. Falta o chefe da quadrilha
Todos nós sabemos o porquê estão pegando 17 anos. O advogado de um dos manifestantes de 8 de janeiro disse: nos bastidores, Alexandre do STF diz que tudo começou a dar errado depois de 2017 (porque Bolsonaro ganhou a eleição). Isso não é justiça e sim máfia. Pedófilos, estupradores, assassinos ou traficantes, nenhum criminoso pega 17 anos de prisão no Brasil. Aqui, se você não estiver do lado deles, eles usam a máquina do Estado para pisar em você.
O numero de Bolsonaro era 17 PSL, por isso a simbologia, talvez com esses absurdos as pessoas percebam quem de fato está fabricando o odio, raiva e preconceitos. Os Politicos e Servidores que unidos nos bastidores estão provocando sentimentos de revolta e revolução na população. É TUDO PROPOSITAL PRO PLANO QUE ELES DESEJAM IMPLANTAR AGENDA 2030. Essas pessoas são muito covardes, eles estão convencidos que é pra um bem maior pois pra eles “os fins justificam os meios”. MALDITOS