Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações segue como o chefe de importantes políticas nacionais. Marcos Pontes vai comandar o desenvolvimento da informática, automação e das pesquisas científicas e tecnológicas
A criação do Ministério das Comunicações não prejudica a atuação do ministro Marcos Pontes, agora titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Nem dele, nem de seu secretário-executivo, Julio Semeghini Neto, ex-deputado federal do PSDB e “02” da pasta. A maioria das atribuições da estrutura até então chefiadas por ele segue inalterada.
As políticas nacionais de pesquisa científica, tecnológica e de incentivo à inovação são algumas das atribuições que ele vai comandar. Algo que já era feito antes. A exemplo do planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades de ciência, tecnologia e inovação.
O ministro também vai ser responsável pelas políticas espacial, nuclear, de biossegurança e de desenvolvimento de informática e automação. Ele também vai comandar o controle da exportação de bens e serviços sensíveis e da articulação com os governos estaduais, municipais e com a sociedade e com órgãos do governo federal.
Será dever de Marcos Pontes estabelecer diretrizes para as políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação. Todas são atribuições que ele já conduzia, e fará, agora, com auxílio de até quatro secretarias. Além disso, ele vai ter o controle de três conselhos nacionais: os de Ciência e Tecnologia, de Informática e Automação, e de Controle de Experimentação Animal.
Institutos
A pasta comandada pelo ministro também vai comandar oito institutos nacionais: o de Águas, da Mata Atlântica, de Pesquisa do Pantanal, do Semiárido, de Pesquisas Espaciais, de Pesquisas da Amazônia, de Tecnologia, e o de Informação em Ciência e Tecnologia.
Recriado o Ministério das Comunicações pelo Presidente Bolsonaro. Continuamos juntos a compor a equipe do governo no comando da Ciência, Tecnologia e Inovações. Desejo sucesso ao Min. Fábio, que conta com meu apoio para organizar o novo Ministério.@jairbolsonaro @mctic @secomvc
— Marcos Pontes (@Astro_Pontes) June 11, 2020
E não para por aí. Pontes ainda se mantém como responsável por cinco centros de pesquisa e tecnologia, dois laboratórios nacionais, dois museus, o Observatório Nacional e duas comissões.
Obrigado
Esse sujeito é traíra, comunista, olho nele Presidente, olho nele. ???
Caros,
sugiro a correção do nome do Ministro. No subtítulo está escrito Marcos Montes(Pontes).