Partido quer fazer o sucessor de Davi Alcolumbre
O Movimento Democrático Brasileiro está unido para a disputa pela presidência do Senado, em fevereiro de 2021. Quem afirma é a própria bancada do MDB na Casa legislativa. Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira, 16, a equipe emedebista anuncia o compromisso de lançar candidato único —dentro da legenda — para a função atualmente desempenhada pelo Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Leia mais: “Senado rejeita indicação de diplomata para cargo na ONU”
No conteúdo divulgado por meio das redes sociais, a bancada do MDB do Senado se coloca favorável a temas defendidos pelo Poder Executivo. São os casos, por exemplo, das reformas estruturais e de ações em prol da responsabilidade fiscal. O comunicado chancelado pelos senadores emedebistas fala, ainda, em defesa de trabalhos para diminuir a desigualdade social e acelerar o programa nacional de vacinação.
“A bancada do MDB decidiu pelo consenso interno”
“Foi com essa convicção que a bancada do MDB decidiu pelo consenso interno, comprometendo-se a dialogar com todas as bancadas para apresentar um candidato único do partido para a sucessão da presidência do Senado”, informa o MDB em trecho da nota. “Essa decisão reflete a força e a unidade do MDB. Reflete, ainda, a postura de ponderação e diálogo”, prossegue o comunicado emedebista.
União?
Na eleição para composição da Mesa Diretora do Senado Federal em fevereiro de 2019, o MDB não apresentou a agora propagada unidade. Na ocasião, o partido chegou a ter dois candidatos para o cargo de presidente do Senado. Há dois anos, a legenda tentou chegar à presidência da Casa com os nomes de Simone Tebet (MS) e Renan Calheiros (AL) — ambos desistiram da candidatura antes da eleição.
Maior bancada
O MDB detém a maior bancada partidária na atual legislatura no Senado. Na Casa, 13 dos 81 parlamentares são emedebistas. Os senadores do partido são:
- Confúcio Moura;
- Dário Berger;
- Eduardo Braga;
- Eduardo Gomes;
- Fernando Bezerra Coelho;
- Jader Barbalho;
- Jarbas Vasconcelos;
- José Maranhão;
- Luiz do Carmo;
- Marcelo Castro;
- Marcio Bittar;
- Renan Calheiros;
- Simone Tebet.
O MDB não anunciou, contudo, qual dos 13 será o candidato a presidente do Senado para o biênio 2021-2023.
vamos ver que bicho vai dar.