MDB descarta federação partidária e reafirma apoio a Simone Tebet

Partido chegou a iniciar negociações para fazer uma federação com o União Brasil e o PSDB
-Publicidade-
Presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi | Foto: Reprodução/MDB
Presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi | Foto: Reprodução/MDB

O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, informou nesta quinta-feira, 3, que o partido não fará nenhuma federação partidária em 2022.

Segundo ele, embora a legenda respeite os demais pré-candidatos, seguirá “na defesa da capacidade e viabilidade do nome da senadora Simone Tebet” para disputar o Palácio do Planalto.

-Publicidade-

“No próximo dia 10, ela será a porta-voz do MDB nas inserções do partido na TV”, disse Baleia Rossi se referindo a propaganda partidária obrigatória, que voltou a ser exibida.

O MDB chegou a iniciar negociações para se federar ao União Brasil e ao PSDB. Mas hoje Rossi afirmou que a decisão de não seguir com tratativas sobre uma federação foi comunicada a todos os senadores, deputados e diretórios do partido.

Ao contrário das coligações, as federações não terminam depois da disputa eleitoral. Embora preserve a autonomia operacional e financeira de cada partido, a associação implica atuar em bloco no Congresso por pelo menos quatro anos.

O presidente do MDB informou, no entanto, que o partido manterá “as conversas com os partidos do centro democrático para a construção de uma candidatura única à Presidência da República”.

Ele citou nominalmente os nomes dos presidentes do União Brasil, deputado Luciano Bivar, e do PSDB, Bruno Araújo para afirmar que o diálogo entre eles “está aberto”.

União Brasil

Em 15 de fevereiro, Luciano Bivar, declarou que seu partido e o MDB “caminharão juntos” mesmo que não seja possível fechar uma federação partidária.

“O martelo já está batido, nós e o MDB vamos caminhar juntos. Isso está certo. Vamos caminhar juntos para tentar a federação. Se, por acaso, não for possível fazer federação, porque você tem que ver os Estados, aí nós vamos caminhar juntos independente da federação”, disse, na ocasião.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. O negócio é pesquisar muito, de preferência votar em novos candidatos. Essa esquerda mdb, psdb, ub, psol, pt … precisa ser afastada da vida do povo.
    Em 2023 Bolsonaro trocará mais dois do stf, de 2027 a 2033 Tarcísio trocará mais 5.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.