Voltou a circular nas redes sociais, nesta semana, um vídeo do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), falando sobre delação premiada. A gravação é do dia 9 de maio. De acordo com Mendes, soltar presos depois de celebrarem acordos de colaboração “é coisa de pervertido”.
No sábado 9, Alexandre de Moraes libertou Mauro Cid, ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro, após o militar delatar no caso do suposto esquema envolvendo a venda de presentes oficiais recebidos por Bolsonaro.
“É muito grave para a Justiça esse tipo de vexame”, disse Mendes, em alusão à Lava Jato. “As pessoas só ficavam livres quando confessavam. Nós não podemos ter esse tipo de ônus. Claramente se tratava de prática de tortura.”
Gilmar Mendes sobre delação: é prática de tortura, coisa de pervertido. O que mudou? pic.twitter.com/pDorvW7IFI
— Yuri Aragão (@yuriaragao_) September 9, 2023
Contexto da fala de Gilmar Mendes
Na ocasião do comentário de Mendes, a segunda turma do STF analisava um habeas corpus de Sergio de Souza Boccaletti, ex-engenheiro da Petrobras. Ele e Mário Ilineu Miranda foram presos na Lava Jato suspeitos de serem operadores de propinas pagas a políticos do MDB.
Boccaletti estava em liberdade condicional e teve essas restrições revogadas no julgamento do dia 9 de maio. Na sessão, Dias Toffoli também fez críticas à estratégia de aplicar sanções aos investigados para fazerem delação.
Leia também: “A vingança contra a Lava Jato: agora só falta cassar (ou prender) Moro”, artigo publicado na Edição 181 da Revista Oeste
Em matéria de perversão, deixa a entender que entende do assunto.
A reportagem deveria buscar explicar se o que foi dito em maio é aplicável aos dias de hoje ou houve mudanças de contexto.
Os sinistros capas pretas são tiranos pervertidos que precisam perder poder ! Eles se acham imperadores do Brasil e querem nos dominar totalmente !
Os ministros mudam de opinião como trocamos de roupa. Como a sociedade pode ter credibilidade na Instituição? Atuam de acordo com o cliente. Falta decência.
Eles falam qualquer coisa sobre qualquer assunto. E ai mudam de opiniao conforme p interesse momentaneo. Sao descarados.