Pular para o conteúdo
publicidade
Ministro do STF Dias Toffoli | Foto: Montagem Revista Oeste/Shutterstock
Edição 181

A vingança contra a Lava Jato: agora só falta cassar (ou prender) Moro

Os capítulos finais da operação mostram que “a única salvação dos vencidos é não esperar salvação nenhuma”

Mario Sabino
-

Era esperado, embora não torne a coisa menos espantosa. O ministro Dias Toffoli anulou as provas do acordo de leniência da Odebrecht, homologado em 2017, pedra angular no âmbito da Lava Jato. Isso significa que todos os casos envolvendo essas provas terão de ser analisados pelos respectivos juízes, para verificar se os processos continuarão a ter andamento, por meio de outro material probatório, ou se serão arquivados. Aposte no arquivamento amplo e irrestrito. Quanto às sentenças já proferidas e à dinheirama devolvida pelos ladrões, pergunte ao STF.

Na sua decisão destemida no tom político, o ministro afirmou que a prisão de Lula pode ser considerada “um dos maiores erros judiciários da história do país”, mas “foi muito pior. Tratou-se de uma armação fruto de um projeto de poder de determinados agentes públicos em seu objetivo de conquista do Estado por meios aparentemente legais, mas com métodos e ações contra legem”.

Em seu juízo fecundo, ele também pôs um ovo no meio do caminho. Disse que a Lava Jato revelou-se “o verdadeiro ovo da serpente dos ataques à democracia e às instituições que já se prenunciavam em ações e vozes desses agentes contra as instituições e o próprio STF. Ovo esse chocado por autoridades que fizeram desvio de função, agindo em conluio para atingir instituições, autoridades, empresas e alvos específicos” (“ovo da serpente” é uma expressão que Shakespeare colocou na boca do traidor Brutus, na peça Júlio César).

Manifestantes protestam a favor da Operação Lava Jato e contra a corrupção governamental na Praia de Copacabana | Foto: Shutterstock

Em um dos trechos mais dramáticos do esculacho, o ministro afirmou que a Lava Jato fez mal até à saúde dos coitados dos réus. “Atingiram vidas, ceifadas por tumores adquiridos, acidente vascular cerebral e ataques cardíacos, um deles em plena audiência, entre outras consequências físicas e mentais.” Sofreram no “PAU DE ARARA DO SÉCULO 21”, como gritou Dias Toffoli na sua decisão memorável.

Depois de resolver que a maior operação anticorrupção da história brasileira não passou de uma farsa, o ministro determinou que fossem apontados os “eventuais agentes públicos que atuaram e praticaram os atos relacionados” ao acordo de leniência da Odebrecht e que fossem adotadas “as medidas necessárias para apurar responsabilidades, não apenas na seara funcional, como também nas esferas administrativa, cível e criminal”. Ou seja, quem investigou será investigado e, no limite, quem mandou prender será preso.

Sempre diligente, o ministro da Justiça, Flávio Dino, pré-candidato ao STF, apressou-se em dizer que vai pôr a PF no encalço dos suspeitos — aquela mesma PF que está “a serviço da causa de Lula”, como ele próprio frisou no dia anterior. Ato contínuo, o advogado-geral da União, Jorge Messias, igualmente pré-candidato ao STF, montou uma força-tarefa para ir atrás da rapaziada da Lava Jato.

Lula ficou profundamente magoado com o fato de Dias Toffoli não ter autorizado que ele saísse da prisão, em Curitiba, a tempo de ir ao velório do irmão Vavá, em São Bernardo do Campo, mas a caneta certa no momento exato cura feridas

Não poderia ser mais perfeito. Inclusive porque, como a decisão de Dias Toffoli desceu, e como desceu, ao mérito da prisão de Lulaos petistas não incorrerão em total falsidade jurídica ao dizer que o seu chefe foi inocentado pelo STF. Deveriam estar muito agradecidos a Jair Bolsonaro, a serpente que propiciou a ovada a que assistimos.

A partir de agora, as relações do ministro com o presidente da República serão gradativamente restabelecidas na sua beleza hierárquica. Lula ficou profundamente magoado com o fato de Dias Toffoli não ter autorizado que ele saísse da prisão, em Curitiba, a tempo de ir ao velório do irmão Vavá, em São Bernardo do Campo, mas a caneta certa no momento exato cura feridas.

Dias Toffoli STF
Dias Toffoli anulou todas as provas da Lava Jato em decisão proferida na quarta-feira, 6 de setembro | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O despacho apaixonado do ministro é o derradeiro episódio do aniquilamento da Lava Jato? Nada. Ao que tudo indica, nesta cada vez mais previsível democracia, teremos a cassação do mandato de senador de Sergio Moro pela Justiça Eleitoral. A cassação do mandato de deputado de Deltan Dallagnol não foi suficiente para saciar o desejo de vingança em Brasília.

Há ainda a enorme a possibilidade de que o final da Lava Jato seja arrebatador ao estilo dos filmes de Quentin Tarantino, com o ex-juiz e o ex-procurador sendo condenados à prisão, haja vista que o veredicto foi avançado pelos epítetos de Dias Toffoli. Quando estava em cana, Lula dizia: “Só vou ficar bem quando foder com o Moro”. Hoje, para executar o serviço, ele conta com gente de notório parecer jurídico nos ministérios.

O que se tem a concluir disso tudo já foi exarado séculos atrás. “A única salvação dos vencidos é não esperar salvação nenhuma.” Está na Eneida, de Virgílio. Outra versão: “Para os vencidos, o bem se transforma em mal e o mal em pior”. Está em Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.

Sergio Moro, senador e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública | Foto: Marcelo Chello/Shutterstock

Leia também “A reforma tributária e a forma simples de escorchar o pagador de impostos”

17 comentários
  1. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Este “Ministro” que na verdade é um advogado togado, gaba-se de ter roubado um processo para que não houvesse sentença. De onde menos se espera é que não sai nada mesmo.

  2. Nereu Leandro de Moraes
    Nereu Leandro de Moraes

    Há dias ruins
    Há dias penosos
    Há dias horríveis
    Mas o pior de todos é Dias Toffoli.
    Deus salve nossa nação…….

  3. Jose Carlos Rodrigues Da Silva
    Jose Carlos Rodrigues Da Silva

    Com certeza vão tirar o Sérgio Moro de circulação, e depois devolver os milhões das empreteiras e com juros e correção monetária.

  4. Jose celso dos santos
    Jose celso dos santos

    Imagino que entraremos numa nova forma de governo, os dois poderes constituidos se aliaram para a corrupção!

  5. Stella Maris Falcão Marques Pereira
    Stella Maris Falcão Marques Pereira

    Mais um absurdo do STF.. a ironia Toffoli,” o amigo do amigo do meu pai”, na planilha de propinas da Odebrech . Este o firmatario da decisão que anula todas as provas da lava jato! Têm credibilidade moral? Decisão anulável na sua totalidade e impeachment !!

  6. Jarbas Paranhos
    Jarbas Paranhos

    Este Jorge Messias é o “Bessias” da Dilma? Estamos bem!!

  7. MARCIO MARQUES PRADO
    MARCIO MARQUES PRADO

    A decisão do posudo Toffoli cria consequências um tanto absurdas, na prática jurídica e na política. O brasileiro confiou na participação das FA na mediação política, mas seus comandantes não tem mais a força (F), nem o preparo esperados. Olavo já nos havia alertado. Interessantes os tempos corridos em 2023.

  8. G.F.A
    G.F.A

    Ou a minha memória anda falhando ou alguém pode me explicaro que o Mário Sabino está fazendo aqui na Oeste? Ele não é (ou era) sócio do Mainardi na CrusoLIXO, que diáriamente atacava (nem sei se continua atacando, mas a probabilidade é gigante), o Presidente Bolsonaro.

    1. Enos Schimitt Vieira
      Enos Schimitt Vieira

      Realmente, não dá pra entender a Oeste contratando um sujeito desses.

  9. Jenielson Sousa Lopes
    Jenielson Sousa Lopes

    Bastava o Bolsonaro ter despejado 500 milhoes todo ano para a Globo

  10. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Aonde andará FHC aquele “modesto” ex presidente que esqueceu o que escreveu em seus “diários da presidência” e foi ressuscitado para fazer o “L”?, Poderia esse cidadão ser entrevistado pela Revista Oeste e nos dizer se dá razão à Toffoli com essa anulação de provas, a Barroso que disse como ativista da UNE que “nós derrotamos o Bolsonarismo e a Alexandre de Moraes que prende civis que democraticamente se manifestaram em frente aos quarteis, e a Rosa Weber que em seu espirito corporativista de magistrada do trabalho, ter condenado (voto vencido) a Petrobras a pagar mais de R$40 bi para seus desafortunados empregados ilegalmente?
    Afinal, durante seus governos também fez criticas a decisões do STF, interferiu na PF e na imprensa (Folha de São Paulo) conforme confessa em seus “diários”.

  11. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Eu quero ver mesmo se vai ficar essa corja de ladrões bandidos comunistas terroristas fazendo as piores desgraças com a nossa nação, prejudicando em todos os sentidos 220 milhões de pessoas e ainda aguentar o deboche

  12. MNJM
    MNJM

    O que esperar de um Ministro militante político , delatado por Marcelo Odebrecht, na matéria de capa da Revista Crusoé, censurada pelo STF, que simplesmente quer limpar a ficha suja do seu criador. Nenhuma novidade, , temos uma Corte Suprema política IMORAL.
    Revoltante é a OMISSÂO DO CONGRESSO DIANTE dos abusos praticados pelos togados do STF. O Pacheco é o maior responsável por esses desvios.

  13. ELIAS
    ELIAS

    Diante do silêncio covarde do Congresso e da cumplicidade obsequiosa da imprensa, outros capítulos dessa kafkiana inversão de valores virão. Alguém acha absurdo uma indenização milionária a ser paga pelo estado (nossos impostos) ao larápio pela prisão injusta? Esperem e verão.

  14. MARIA DE LOURDES PEREIRA JORGE
    MARIA DE LOURDES PEREIRA JORGE

    A mudança da verdade julgada em várias instâncias para benefício de criminosos. O país está sangrando.

  15. Mauro Maretto
    Mauro Maretto

    O país (des)governado por bandidos, com uma tropa de choque no STF. Uma distopia…

  16. César Santos
    César Santos

    Moro, Delagnol, Bretas e quem mais teve a coragem e a ilusão de enfrentar o sistema corrupto e fazer com que a justiça fosse finalmente igual para todos neste país, deveriam sair do Brasil e pedir asilo em outro país. Temos na presidência um corrupto mal caráter, populista e rancoroso, que já fase final de sua carreira só quer se vingar e impressionar sua nova esposa. Pra piorar, temos no STF um ministro indicado por ele quebera advogado do PT, um outro que fazia campanha pra Dilma, um outro que era seu advogado pessoal a alguns meses atrás, fora Gilmar Mendes, que despensa comentários. Temos um ministro da justiça comunista declarado, que faz da PF sua Stasi, e uma imprensa que consegue ver tudo isso como normal….resumindo, o mal venceu, fujam do país com sua famílias pq eles não vão descansar enquanto não se vingarem completamente….as pessoas de bem deste país vão compreender.

Anterior:
Os nove meses de governo Lula
Próximo:
Gerontocracia
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.