O ex-ministro Aloizio Mercadante assume a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta segunda-feira, 6, em cerimônia no Rio de Janeiro. O presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e a ex-presidente Dilma Rousseff devem participar da solenidade.
Há duas semanas, o conselho de administração do BNDES aprovou o nome de Mercadante, por unanimidade, apesar de a Lei das Estatais barrar a prática. O aval foi dado, depois de um despacho do Tribunal de Contas da União (TCU). No documento, o TCU não viu problemas de Mercadante assumir o posto, ao acatar a argumentação, segundo a qual Mercadante desempenhava um papel meramente “intelectual”.
Segundo a Lei das Estatais, “é vedada a indicação, para o Conselho de Administração e para a diretoria, de pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”. Mercadante atuou como coordenador do programa eleitoral da campanha de Lula.
Com a posse de Mercadante, o banco vai retomar investimentos em obras de infraestrutura em países aliados, como ocorreu nos mandatos anteriores, conforme disse durante viagem recente à Argentina.
Que Deus tenha piedade do Brasil
Quero saber o que essa raposa vai fazer com o BNDES?
O 1001 utilidades é mais um desastre no cenário econômico.
E vai rolar a festa. Bem vindos ditadores assassinos da américa latrina. Peguem suas senhas.
O Grande Amigo se apodera do que è NOSSO, do povão, que eles chamam de Mané! Tiraram um “genocida”, honesto, preocupado com o bem comum, e impuseram o maior ladrão em toda a história da humanidade. É a nossa sina!
Que bom que ele tomou posse. Agora a coisa vai… Quanto tempo para aparecer a primeira “mágica” com o nosso dinheiro? Senhores, façam suas apostas…