Mercosul: Bolsonaro defende combate rápido à inflação

Presidente entregou a direção do bloco ao Paraguai

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
A alta dos preços alcança vários países
A alta dos preços alcança vários países | Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira, 17, que o Brasil está comprometido a combater a inflação. No Mercosul, Bolsonaro defendeu cuidar dos mais pobres. “Precisamos proteger a capacidade de consumo”.

“Seguimos acreditando que essa redução beneficiará nossos setores privados e nossos cidadãos”, salientou Bolsonaro. “Por essa razão, o tema seguirá sendo prioritário em nossa agenda”, prometeu o presidente da República.

Hoje, o Paraguai assume a presidência temporária do Mercosul. O prazo de duração do “mandato” é de seis meses. O próximo país a comandar a união aduaneira será o Uruguai, no segundo semestre de 2022.

-Publicidade-

A inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo deve encerrar este ano em 10,2%, considerando a taxa básica de juros em 9,25% ao ano e o câmbio partindo de R$ 5,65, segundo o Banco Central.

A alta dos preços alcança vários países. Conforme noticiou Oeste, o Índice de Preços ao Consumidor do Reino Unido alcançou 5,1% em valores “anualizados”, o maior nível em mais de dez anos naquele país.

O país europeu foi um dos que apostou no isolamento social radical como estratégia de enfrentamento do novo coronavírus.

Leia também: “O agro brasileiro causa inveja em qualquer país”, entrevista com o presidente da Aprosoja

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.