O escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé palestrou nesta sexta-feira, 17, no Fórum Liberdade e Democracia. Durante sua exposição, o autor de livros como Notas Sobre a Esperança e o Desespero e A Era do Ressentimento criticou as visões idealizadas sobre o capitalismo. “O mercado não resolve tudo”, asseverou. “Não há nada que resolva tudo; não há solução única para a sociedade.”
De acordo com Pondé, as relações humanas são demasiado complexas para ser encaixadas em planos teóricos. “A própria ideia de que é possível uma sociedade pautada por um sistema pensado a partir da meritocracia é uma utopia”, criticou o escritor, na abertura do evento. “A meritocracia é a utopia do liberalismo, como a igualdade é a utopia do socialismo.”
A oitava edição do Fórum Liberdade e Democracia é organizada pelo Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP).
https://www.youtube.com/watch?v=mNtKHgHZv3U
8º Fórum Liberdade e Democracia
O evento traz como tema central “O Novo Líder”. Os palestrantes abordarão as qualidades exigidas das lideranças políticas e empresariais neste século.
Durante o ciclo de palestras, discutir-se-ão assuntos relacionados à geopolítica, à liberdade de expressão, ao desenvolvimento tecnológico e à importância da inteligência emocional na gestão financeira.
Além do filósofo Luiz Felipe Pondé, participarão do 8º Fórum Liberdade e Democracia os ex-presidente de Brasil e Colômbia Michel Temer e Álvaro Uribe, o professor Aswath Damodaran, o psicólogo norte-americano Daniel Goleman, o economista Fernando Ulrich e muitos outros.
Acompanhe a programação aqui.
falou platitudes e tautologias ! bateu num espantalho! alguém por acaso afirmou que meritocracia resolve todos os problemas? não é apenas uma forma justa de dar a cada um segundo as capacidades? que deve acontecer de forma mais organica possível(fora da batuta do estado)… há diversos tipos de problemas e cada um e resolve conforme sua complexidade e natureza..
Como a meritocracia pode ser uma utopia se toda a riqueza tecnológica expressa por realizações maravilhosas nos diversos campos da vida elevaram o bem-estar da humanidade e isso só foi possível pelos méritos de pessoas geniais??!! A meritocracia foi e é testada empiricamente no laboratório da história, não pode ser comparada com o igualitarismo socialista que nunca existiu em nenhuma sociedade, sequer nas primitivas! Esse senhor falou uma enorme besteira!
Esse filósofo de buteco já cansou minha beleza. Como pode ser tão boçal.
Filósofo? Quem define deve ser a mídia na qual ele se insere e para tal o promove.
Se a meritocracia é utópica e não funciona, será que nos conchavos e favores concedidos a eleitos, é onde estão os verdadeiros valores a reconhecer?
Antigamente este senhor as vezes falava coisa com coisa e podia ser houvido.
.
Método facilitado de filosofia. Podre.
Agora que eu entendi o porque os caminhos se abrirem para o Lula. Sem meritocracia, deixemos um sujeito governar um país! Daí, 8 anos se passam e ele completa seu mandato, deixando o país arrombado e ainda, com poderes e liberdade para indicar sua sucessão. É indicada e toma posse sua sucessora, que é uma pessoa com grande meritocracia na área de ensacamento de vento. Repentinamente, somos acordados com o impeachment da criatura e vimos o seu oráculo ser conduzido para utilizar acomodações exclusivas e grátis em Curitiba. Agora eu pergunto: O que filósofos tem na cabeça??? Nem vou continuar para não ofender!
Eu acho que ele não se importaria de que um estagiário sem preparo nenhum, sem experiência, venha a fazer uma cirurgia no cérebro dele (se é que ele tem cérebro) ao invés de um neurocirurgia experiente e provado pelos seus méritos. A proposito, o mérito não passa de uma utopia !
Eu gostaria de saber como se chegaria à Lua, ou à Marte, ou se construiriam Iphones, aviões, GPS e etc com os compamheiros empregados nessas organizações ou empresas? O mundo tem espaço para todos, mas quem trabalha mais, é mais inteligente ou é um artista, por exemplo, tem um VALOR diferente no PREÇO de seu trabalho.
Uma dúvida: O que faz desse sujeito um filósofo? Ter feito faculdade? Falar sobre temas dos quais pouco ou nada se conhece concretamente? Escrever livros de auto ajuda? Sério, o que faz com que esse senhor seja chamado de filósofo? Não é uma crítica, é um questionamento legítimo.
Depois de falar tanta bobagem, parece que agora ele embalou mesmo. Talvez a meritocracia não funcione porque quem costume avaliar as ações de mérito não tem mérito algum. Os opostos se repelem.
Filosofia vazia de gente que pensa pequeno!!!
Eu até que gostava deste cara, mas envelheceu precocemente. Ficou em cima do muro. Deve depender de empresas, eu entendo.
Depende principalmente da TV Doria, também conhecida como Cultura, foi para o fundo do poço, a mesma turma que não permitia suas palestras, hoje estão aplaudindo.
Qual meritcrocia? Àquele defendia pelo Bolso’minto’, qual vossos filhos sem o mínimo de critério ou formação técnica se serviriam na embaixada dos “states”, Betina das vidas (….)
Ou meritcrocia do filho do Zé que se matou de estudar para ganhar uma boa remuneração.
EU HEIN !!!
Todos tem desprezo pelo dinheiro público, imagine o Boulos governador de São Paulo. Só tem um jeito pra dar certo é ele não mandar nada . Na minha concepção teríamos que fazer uma estrutura no estado, prefeitura nós mesmos moldes de uma empresa privada, assim poderíamos deixar que qualquer um se candidatar.