‘Meritocracia é a utopia do liberalismo’, afirma Pondé

Filósofo palestrou nesta sexta-feira, 17, no 8º Fórum Liberdade e Democracia
-Publicidade-
Luiz Felipe Pondé participou do 8º Fórum Liberdade e Democracia
Luiz Felipe Pondé participou do 8º Fórum Liberdade e Democracia | Foto: Reprodução/YouTube

O escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé palestrou nesta sexta-feira, 17, no Fórum Liberdade e Democracia. Durante sua exposição, o autor de livros como Notas Sobre a Esperança e o Desespero e A Era do Ressentimento criticou as visões idealizadas sobre o capitalismo. “O mercado não resolve tudo”, asseverou. “Não há nada que resolva tudo; não há solução única para a sociedade.”

De acordo com Pondé, as relações humanas são demasiado complexas para ser encaixadas em planos teóricos. “A própria ideia de que é possível uma sociedade pautada por um sistema pensado a partir da meritocracia é uma utopia”, criticou o escritor, na abertura do evento. “A meritocracia é a utopia do liberalismo, como a igualdade é a utopia do socialismo.”

A oitava edição do Fórum Liberdade e Democracia é organizada pelo Instituto de Formação de Líderes de São Paulo (IFL-SP).

-Publicidade-

8º Fórum Liberdade e Democracia

O evento traz como tema central “O Novo Líder”. Os palestrantes abordarão as qualidades exigidas das lideranças políticas e empresariais neste século.

Durante o ciclo de palestras, discutir-se-ão assuntos relacionados à geopolítica, à liberdade de expressão, ao desenvolvimento tecnológico e à importância da inteligência emocional na gestão financeira.

Além do filósofo Luiz Felipe Pondé, participarão do 8º Fórum Liberdade e Democracia os ex-presidente de Brasil e Colômbia Michel Temer e Álvaro Uribe, o professor Aswath Damodaran, o psicólogo norte-americano Daniel Goleman, o economista Fernando Ulrich e muitos outros.

Acompanhe a programação aqui.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.