O ex-presidente Michel Temer participou, nesta quinta-feira, 29, de evento na sede social da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp). Com a palavra, ele falou sobre a necessidade de a Constituição Federal se aproximar do dia a dia da população brasileira.
Na visão de Temer, o país conta com duas “Constituições” distintas. A primeira, de acordo com ele, é a legal, que vigora, em texto, desde 1988. Mas também há, conforme o ex-presidente, uma outra, informal, que simboliza a “vida real da sociedade”.
Nesse sentido, Temer reforça que o Ministério Público pode ter a função de “unir” essas duas “Constituições” do país. Homenageado pela Apesp na solenidade desta quinta-feira, com direito a ganhar a Comenda Jubileu de Diamante pelos 75 anos da associação, o ex-presidente da República foi procurador do Estado de São Paulo de 1970 a 1999, quando formalmente se aposentou da função. De acordo com ele, os procuradores têm a missão de “pregar” a importância da Constituição Federal.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“É preciso divulgar ao máximo que é necessário cumprir rigorosamente o texto constitucional e a legislação infraconstitucional compatível com o texto constitucional”, disse Temer a Oeste. “Isso para que não haja um distanciamento entre o que está escrito, o texto constitucional formal, e a vida real da sociedade.”
Michel Temer pede para não se nacionalizar a disputa municipal
Ainda no evento, Michel Temer falou sobre a disputa eleitoral deste ano. Para ele, candidatos e eleitores não devem tentar nacionalizar o processo.
“O munícipe tem interesse no que acontece na sua rua, no seu bairro, na sua cidade”, afirmou Temer. “É isso que interessa. Os eleitores têm que olhar quem pode melhor cumprir essas funções e, assim, escolher o candidato que seja preocupado com a cidade e não com as questões nacionais.”
Nesse ponto, a Apesp, por meio do presidente José Luiz Souza de Moraes, relembrou a experiência de Temer na política partidária. Afinal, além de procurador aposentado e de ter presidido o país de 2016 a 2018, o emedebista foi secretário de Segurança Pública de São Paulo, deputado federal por seis mandatos e vice-presidente da República.
Por fim, Temer evitou criticar o Supremo Tribunal Federal. Ao ser indagado a respeito da atuação da Corte no decorrer dos últimos anos, ele se limitou a responder que
o STF “faz um trabalho extraordinário”.
Leia também: “Juízes sem juízo”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 230 da Revista Oeste
Esse “vampiro constitucionalista” que “num parto satanico” fez nascer esse demonio cabeça de ovo, que faz o maior sambalele pra justificar sua “criatura”, disse que o POVO PRECISA DE CORRETIVO.
O malandro está claramente sugerindo 2 tipos constituições. Está querendo relativizar, mas com falinha bonitinha.
” Precisa manter isso, viu ” – isso só podia vir de quem hoje, elogia HOJE o estadiu demucaticu de diretcho.
Elogiar o STF é apoiar aa ações inconstitucionais que estamos vivendo . A ditadura da toga
O Bucheiro reconhecendo que o Órgão que o Homenageia não presta mais para o funcionamento da Justiça, mas funciona muito bem para pagá-los com gordos salários!
Certamente é comunista e ditador.
Nas entre-linhas de um vaselina contumaz: a Constituição deveria ser “emendada” para atender à bolha virtual da atual composição do STF.
São apenas agentes, operadores. Quem está no comando, fora dos holofotes?
Este senhor é um tremendo vaselina! No
conjunto da obra….não presta! É ficha suja!
Faria um grande favor se ficasse calado, ao invés de falar asneira.
isso é um ato golpista!
discurso tipico de anti democraticos,,, constituição NÃO SE ADAPTA ou Interpreta… isso é coisa de gente canalha e fluida.
GOLPISTAS!!
Nada que o Sr. possa ter feito de bom compensa a grande merda da sua indicação para o STF. Toda sociedade está sofrendo sim não por causa da constituição ultrapassada, mas por estas decisões políticas estúpidas. Muita mesóclise para pouco resultado.
Conversa fiada. Já que ele fala tanto de constituição, deveriam perguntar o que ele acha do comportamento do seu indicado, Alexandre de Moraes.
O Nosferatu deveria largar de falar besteiras ou se omitir e engaloiar o monstro que criou e que agora está no supremo Olimpo
Mais um covarde. O crime de prender 2500 patriotas, mulheres , crisncas, idosos nao pode passar impunr