A militar Ana Paola Brasil, que é oficial-general da Força Aérea Brasileira (FAB), foi exonerada pela Presidência da República do cargo de diretora técnica de Ensino e Pesquisa do Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, informou o Metrópoles. Ela foi acusada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), de protagonizar uma cena “repugnante”.
Leia mais: “Salles usa depoimento de Paulo Teixeira para criticar Rui Costa”
O ministro Teixeira fez a crítica em agosto do ano passado. Ele divulgou um vídeo em que a militar, que é brigadeiro médica, repassava um objeto ao então presidente Jair Bolsonaro durante um aperto de mão. A cena remetia a uma cerimônia realizada em dezembro de 2022, questionou o ministro, insinuando que o item seria algo de alto valor financeiro. O vídeo gerou grande repercussão nas redes sociais.
“Imagem repugnante! Vejam esse vídeo que mostra o momento em que uma pessoa passa um objeto dourado escondido para as mãos do ex-presidente, que guarda no bolso”, declarou o ministro, dando a entender que o objeto teria grande valor financeiro. “Alguém suspeita o que poderia ser esse objeto?”
Leia também: “Paulo Teixeira, o ministro do MST”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na edição 204 da Revista Oeste
O material entregue ao então presidente, porém, foi uma medalha institucional do Departamento de Saúde e Assistência Social (Desas), do Ministério da Defesa. Ana Paola Brasil comandava o setor na época. Ela afirmou que o gesto de repassar a homenagem por meio de um aperto de mão é tradição militar.
Exoneração não teve caráter punitivo
Ana Paola ficou perplexa e revoltada com as insinuações de Teixeira, segundo pessoas próximas a ela. Na época da postagem, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, no Congresso Nacional, investigava supostas irregularidades em presentes recebidos por Bolsonaro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A militar foi exonerada na última quarta-feira 14. O fato de ter sido ex oficio revela que a extinção da relação funcional ocorreu por ato voluntário do servidor ou por conveniência administrativa. Não houve, portanto, caráter punitivo. No mesmo dia, a pedido de Ana Paola, foi oficializada a transferência dela para a reserva remunerada.
A brigadeiro, prossegue o Metrópoles, foi a primeira oficial-general mulher a assumir o cargo de diretora do Desas. Ana Paola é médica anestesiologista com pós-graduação em auditoria médica e MBA em gestão em saúde. Ela já havia, anteriormente, dirigido o Instituto e Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (Imae).
FAB rebate
A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu uma nota para esclarecer o caso. Segundo a FAB, a brigadeiro médica Ana Paola Brasil Medeiros solicitou reserva remunerada depois de 30 anos de serviços à instituição. Isso resultou na sua exoneração.
Confira a nota na íntegra:
“A Força Aérea Brasileira (FAB) esclarece que a Brigadeiro Médica Ana Paola Brasil Medeiros solicitou reserva remunerada, após 30 anos de dedicados serviços à instituição. Procedimento processual subsequente, houve a exoneração ex-officio da militar do cargo de Diretora Técnica de Ensino e Pesquisa do Hospital das Forças Armadas (HFA).
A FAB destaca que a Brigadeiro Ana Paola possui uma carreira exemplar, pautada no comprometimento, disciplina e amor à profissão militar, tendo sido a segunda mulher da história da Força Aérea a ser promovida ao generalato. Importante ressaltar que a militar ocupou cargos de direção no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) e no Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE).
Diferentemente do que sugere a matéria do portal Metrópoles, a exoneração da Diretoria Técnica do HFA não possui qualquer relação com a entrega de uma moeda representativa de sua Organização Militar, sem valor financeiro, ao então Presidente da República. O ato, tradicional e comum entre os integrantes das Forças Armadas em todo o mundo, ocorreu por iniciativa pessoal, em 2022.“
Na caça às bruxas o normal é isso. Acusa-se, não em processo formal, destrói-se biografias, condena-se e não se permite contestação.
Observe-se a qualificação profissional da Brigadeiro Ana Paola!
O desgoverno realmente detesta profissionais altamente qualificados!
Obrigada, Brigadeiro Ana Paola pelos serviços prestados! Imagino como “batalhou” para alcançar esse nível! Obrigada! A senhora ME representa!
É modo como eles veem as coisas, por experiência própria, já que vivem pegando tudo o que não lhes pertence, acham em qualquer gesto a prática de roubo no que eles são especialistas.
Médica anestesiologista, com excelente formação acadêmica, teve a carreira como oficial general abreviada por causa das reclamações sobre um aperto de mão “com moeda institucional” por causa de um político boçal.
Qualquer acusação partida de Paulo Teixeira deve ser entendida como elogio. Esse pústula nunca passou de um grande calhorda, como qualquer outro petista. E ser demitida pelo atual comandante da aeronáutica é um diploma de mérito, considerando que ele é um dos três oficiais generais de ….. no comando das FFAA. Os três são seres desprezíveis em qualquer força armada do mundo. Só se prestarem a bater continência para um bandido ladrão já os define de forma bastante clara.
Carlos Guedes, permita-me assinar embaixo. Parabéns, resumiu de forma muito clara !!!
Tem gente que se forma em faculdade famosinha mas, que atualmente só forma robôs acéfalos. Não conseguem nem aprender as lições que a vida ensina. E mantêm a empáfia e arrogância.
Formação: escola de papagaios acéfalos que não aprendem nem as lições que a vida ensina. Mesmo assim a arrogância e prepotência continuam.
Os capachos do analfabeto, que jamais consegueria ler um livro, sempre estao atacando quem estudou e conseguiu subir na vida com o esforço proprio e nao politico.
PT- vulgo VAGABUNDOS!
tipico
Todo competente tem que ser punido. Eficiência é um insulto aos razos corporativistas.
A esquerda delira! Tem pavor do Bolsonaro. Persegue, calunia, rouba e mente. Dia 25, os petistas irão TREMER!
Concordo. Todos estaremos lá.
É isso, a esquerda vive de narrativas que impactam uma parcela da população alienada.
Diante das asneiras ditas pelo atual mandatario do país, li um comentário dias atrás que dizia : Ele conhece o publico que votou nele.
Ou seja : é um encantador de cavalos.