O presidente do colegiado dos chefes dos ministérios públicos estaduais e da União de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, foi credenciado como “imprensa” nos Jogos Olímpicos de Paris por uma rádio mineira, a Itatiaia. Isso permitiu acesso ao procurador a áreas restritas das competições.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Soares Júnior recebeu registro de “pessoal técnico” da Rádio Itatiaia, cujo vice-presidente é o deputado estadual João Vitor Xavier (Cidadania). Em abril, ele foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
Ao jornal O Estado de S. Paulo, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) afirmou que “recebeu convite da Itatiaia para conhecer seu trabalho nas Olimpíadas”, uma vez que já estaria em Paris. Ele também disse que não teve despesas pagas pela rádio.
Leia também: “A celebração da derrota”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 228 da Revista Oeste
A Rádio Itatiaia confirmou o convite para Soares Júnior “visitar seus estúdios e pontos de transmissão nos Jogos Olímpicos de Paris”. A empresa de mídia destacou que o procurador não tem qualquer relação profissional com a rádio e as visitas não geraram custos para a emissora.
Já o MPMG, por meio de sua assessoria, afirmou que o caso não se trata de conflito de interesses, uma vez que a Rádio Itatiaia não tem processos no MP.
Chefe do MP de Minas Gerais divulgou a credencial
O próprio procurador divulgou sua presença em Paris, em suas redes sociais, onde publicou uma foto na piscina olímpica do Aquatic Center, em Saint Denis, local das competições de natação.
“A credencial foi um convite para conhecer os espaços da imprensa e nada mais, os ingressos já estavam todos pagos”, escreveu ele. “O problema é que as pessoas enxergam os outros a partir do seu próprio comportamento.”
Procedimentos de credenciamento
Em nota, a Rádio Itatiaia declarou que fez o pedido de credenciamento para Soares Júnior, e que a requisição recebeu aprovação. “Depois do pedido da empresa e a aprovação do credenciamento, o Dr. Jarbas Soares Júnior retirou diretamente a credencial junto ao órgão responsável pelo credenciamento, conforme as normas do Comitê Olímpico Internacional”, destacou a emissora.
Leia mais: “Wokeimpíada”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 227 da Revista Oeste
Jarbas Soares Júnior chegou a Paris com sua família no último dia 24, data do início das competições, e retornou ao Brasil no domingo 4 de agosto.
Autorização para ausência do país
A edição de 24 de julho do Diário Oficial do MPMG publicou uma autorização para que Jarbas Soares Júnior se ausentasse do país. Ele também recebeu uma “compensação” por “trabalho extraordinário”, que ele poderia desfrutar por nove dias úteis, a partir de 23 de julho.
Esse cara presta?