O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira, 30, o Sistema Online de Recursos para a Alfabetização (Sora). A plataforma foi desenvolvida para apoiar professores e trabalhadores da educação no planejamento e execução de atividades de ensino para alunos que estão aprendendo a ler e escrever.
O sistema fornece estratégias de ensino, elenca propostas de atividades a ser aplicadas em sala de aula e apresenta ferramentas que são utilizadas na consolidação da apreensão dos conteúdos pelos estudantes.
De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o Sora pode qualificar a alfabetização no país. “O sistema representa democratização de ganhos de qualidade, eficácia e agilidade para professores na alfabetização”, afirmou, em evento on-line de lançamento da iniciativa.
Leia também: “Uma ameaça ronda os estudantes — e não é o coronavírus”, reportagem de Branca Nunes e Paula Leal publicada em Oeste
Primeiro precisa de um programa de alfabetização dos professores. Quando eles saírem da fase de bestas quadradas que são talvez saibam alfabetizar alguém.