A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a vacinação contra a dengue no Brasil não começou ainda por causa da necessidade de tradução da bula para o português do imunizante da farmacêutica japonesa Takeda.
“Ainda não iniciamos a distribuição, porque há uma exigência que tem de ser cumprida pelo laboratório produtor, exigência regulatória da Anvisa de que a bula esteja em português”, declarou Nísia, na terça-feira 30, ao mencionar que o laboratório está “finalizando esse processo”.
Os casos de dengue no Brasil estão em curva ascendente. Somente em janeiro, 120.874 prováveis casos da doença foram notificados pelo Ministério da Saúde. São 44.758 infecções a mais em relação ao mesmo período de 2023. Há 12 mortes.
Falta de imunizantes para a vacinação contra a dengue
Durante uma palestra em Davos, há pouco mais de duas semanas, Nísia admitiu que o Brasil tem apenas 5 milhões de doses da vacina contra a dengue. A quantidade é suficiente para imunizar apenas 1,1% da população do país.
“Vacina é um instrumento importantíssimo, mas não é único”, disse a ministra. “Estamos recomendando as estratégias de controle. Já identificamos que 75% da transmissão da doença ocorre dentro das casas ou no entorno das casas. Então, o controle dos vetores é importantíssimo.”
Leia também: “A política de saúde do governo Lula é uma farsa”, reportagem publicada na Edição 201 da Revista Oeste
Pouco a pouco o povo vai tomando conhecimento do nivel dos impostores, o PT sempre sera uma manada de oportunistas que lutam por poder e conquistar o Brasil para o comunismo.
“Vacina é um instrumento importantíssimo, mas não é único”. É engraçado como se contradizem ao longo do tempo, em dado momento, a vacinação era a única opção viável e extinguiram a liberdade do médico de medicar. Agora, na falta da vacina, estão considerando utilizar outras formas de combate a doença, a conclusão inescapável é que de alguma forma, a falta da vacina era interessante para atender uma necessidade política, hoje não mais.
Meu Deus !!! Traduzir um bula do Japonês pra o Português é coisa de minutos até num país subdesenvolvido.
Que desculpa esfarrapada Nisia…!
Ve se enxerga !
Tradução da bula da medicação?
Você faz isso em poucas horas.
E o presidente anterior que era genocida.
Demorou muito. E o STF não dá 48 horas para o governo explicar.