O Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado pelo ministro Ricardo Lewandowski, deu parecer favorável à recriação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos durante a ditadura militar, extinta em 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
A reinstalação do colegiado é defendida pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. Agora o ministro substituto da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, ratificou o posicionamento do ex-titular da Justiça Flávio Dino (atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal). Em março do ano passado, Dino foi favorável à reinstalação do colegiado.
O projeto de reinstalação da comissão está paralisado na Casa Civil. O chefe da pasta, Rui Costa, alegou que seria necessária uma posição de Lewandowski para seguir adiante com a proposta. Segundo o ministro, o parecer dado por Dino não valeria mais.
Comissão dos mortos da ditadura foi criada há quase 30 anos, por Fernando Henrique Cardoso
A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos foi criada em 1995 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com o objetivo de reconhecer pessoas mortas ou desaparecidas durante a ditadura militar (1964-1985) e despachar sobre pedidos de indenização de familiares. O colegiado foi extinto no fim do governo Bolsonaro, quando faltavam 15 dias para o fim do mandato.
+ Exército ameaça punir militar que comemorar o movimento de 1964
Com a chegada de Lula à Presidência, Silvio Almeida anunciou que a recriação da comissão era uma das principais metas da sua gestão. A comissão causa apreensão na gestão petista, que tem apostado numa política de conciliação com as Forças Armadas.
Um exemplo dessa estratégia de apaziguamento foi a ordem dada por Lula para cancelar todos os atos alusivos aos 60 anos do golpe militar, no mês passado. A pasta de Silvio Almeida teve de desfazer os preparativos de um evento que seria realizado no Museu Nacional da República.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
Há que acharem qualquer motivo para ficarem em evidência. Enquanto isso a inflação aí está e o desemprego caminhando na mesma direção.
Um governo sem reputação senão o de permanecer sendo considerado um governo prestigiando a corrupção conforme o noticiário nos dá conta das barbaridades sendo cometidas.
Cortina de fumaça pro fracasso administrativo total.
Agora com Marielle fora do baralho, vão desenterrar esse café requentado.
E volta a mamata. Basta dizer que foi perseguido e ser da patota que é grana certa
A vagabundagem vai inventar histórias para receber dinheiro do povo a título de indenização.E os frouxos das forças armadas vão ingulir sapos kkkk
Isso me faz lembrar o título de um filme de Clint Eastwood (quem não assistiu procure assistir) Os Abutres tem fome….é isso ai, o que abunda no Brasil na classe política e outras é a falta de vergonha e de pudor…cada vez que esse Lula renasce, uma parcela de famintos se saciam ainda com o tal de compensação da época da ditadura……..é uma vergonha total, mas nada que surpreenda para um país que o presidente é Lula e o ministro da injustiça é lewandovski………..aliás lembrando desse negócio de ditadura em meio de várias leituras havia uma que me chamou a atenção, ninguém foi mais protegido no período do que Lula, patrocinado por Golbery do Couto e Silva (general) e amparado pelo Tuma que o deixava dormir na delegacia…porque será hein. A alcunha de Lula no meio militar era Boi, que entregava os companheiros das promoções de greve para ficar bem com os milicos. A história brasileira é cheia de surpresas e pegadinhas desde a época do descobrimento.
Esse cadáver pútrido, a Ditatura que o Brasil se viu obrigado a praticar por conta dos marginais, criminosos e traidores que nos queriam entregar à Cuba e a antiga URSS, já está mais do que fatiado e rejuntado em retalhos a fim de continuar servindo à essa casta de indivíduos que nada fizeram e fazem pela Brasil, a não ser viver às custas da criminalização de nossa defesa, deles próprios, realizada em 1964.
É triste termos deixado de lado essa casta maléfica se manter e reproduzir a ponto de tomar toda as academias, a imprensa mainstream e parte relevante das FA!
Pobre País, pobre brasileiro íntegro!
Isso só tem um resultado: Pagamento de indenizações a quem não tem direito Mais uma vez, enfiando as garras nas burras do estado. Bando de inúteis que vivem de remexer o passado ao invés de se preocuparem com o futuro..