A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, criticou uma piada machista do presidente Lula (PT). Recentemente, em reunião no Palácio do Planalto, ele comentou que “se o cara é corintiano, tudo bem” cometer violência doméstica. O petista falava sobre o aumento dos casos de agressão depois dos jogos de futebol.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Nesta sexta-feira, 2, Cida afirmou a jornalistas que “piadinha, nem de presidente da República”.
“Não dá para aceitar piadinha de nada nem de ninguém”, repreendeu. “Vou falar para ele quando o encontrar; acho que Janja já falou. Por isso precisamos de mudança de comportamento e de cultura”
A ministra reforçou a necessidade de prevenir a violência contra mulheres e repudiou qualquer tipo de brincadeira com o tema.
Cida também enfatizou que as mulheres não devem aceitar mais brincadeirinhas. “Não dá, a prevenção passa por aí”, disse. “Não consegue falar? Então não fala, não faz piada, não brinca com a vida das pessoas”.
Piada do presidente indignou ministra das Mulheres
As declarações do presidente geraram desconforto depois que um trecho de áudio da reunião foi divulgado.
Lula comentou na reunião: “Hoje, eu fiquei sabendo de uma notícia triste; fiquei sabendo que tem pesquisa, Haddad, que mostra que depois de jogo de futebol aumenta a violência contra a mulher”, relatou. “Inacreditável. Se o cara é corintiano, tudo bem, como eu. Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente”.
Depois da repercussão, Lula reclamou de “frases tiradas de contexto”.
+ Depois de relativizar violência contra a mulher, Lula reclama de divulgação pela imprensa
É isso que está aí. Nada mais . O que temos para o momento é esse pacote
É um asno, eleito por asnos.