O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), afirmou nesta terça-feira, 11, que não vê nenhuma chance de o segundo turno das eleições presidenciais de outubro não ser disputado entre Jair Bolsonaro e o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, Nogueira descartou a possibilidade de êxito de uma candidatura da chamada “terceira via”.
“Temos um cenário eleitoral muito consolidado, com uma disputa entre o PT e o presidente Bolsonaro. São duas candidaturas já consolidadas”, disse o ministro. “Existe até um certo desespero de candidaturas que não estão se viabilizando, na chamada terceira via.”
Ontem, também em entrevista à Jovem Pan, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que estará no segundo turno contra Lula, superando Bolsonaro. “Não vejo possibilidade nenhuma de não termos Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula no segundo turno”, rebateu Ciro Nogueira.
Indagado sobre as especulações em torno de seu nome como possível candidato a vice-presidente da República na chapa de Bolsonaro, o chefe da Casa Civil disse que não existe nada de concreto neste momento. Ele garantiu que ficará até o fim do governo no comando da pasta.
“Eu já defini. Tenho o sonho de governar o Estado do Piauí, mas, com o convite que me foi feito, com o projeto político do presidente Bolsonaro, nós vamos ficar até o fim do seu mandato”, afirmou. “Defendo que a pessoa escolhida para vice seja de extrema confiança e dê tranquilidade ao presidente. Até hoje, o presidente em momento nenhum fez um convite ou qualquer sondagem.”
Chuvas na Bahia
Na entrevista, Ciro Nogueira também falou sobre a ajuda do governo federal à Bahia, Estado fortemente castigado pelas chuvas no fim do ano passado. O ministro acusou o governador Rui Costa (PT) de ter usado a tragédia politicamente para atacar Bolsonaro.
“Tivemos um problema político na Bahia. O governador quis politizar essa tragédia”, afirmou. “Se não fosse o governo federal e a ação do ministro João Roma [da Cidadania], a Bahia hoje estaria um caos. Foram recursos significativos. Quem socorreu essas vítimas foi o governo federal.”
Greve de servidores
O ministro da Casa Civil minimizou os protestos e as paralisações anunciados por servidores federais nas últimas semanas. Segundo Ciro Nogueira, o governo está aberto ao diálogo, mas não pode colocar em risco a responsabilidade econômica.
“A melhor forma de enfrentar essa situação é com muita transparência e diálogo. O governo federal está aberto a todas as categorias de servidores”, disse. “São reivindicações legítimas, mas temos que manter as contas públicas em dia, manter o país organizado e respeitar o teto de gastos.”
Mas a tal terceira via vai atrapalhar e dividir a direita e os conservadores enquanto os alieneitors tabajaras da esquerda vão em peso no bandido favorito deles. para mim é um absurdo este ser estar disputando eleições, do presidio ao Planalto e Brasil.
Infelizmente, jovens com menos de 30 anos, (em sua maioria ainda vivendo as custas dos pais) ficam gritando Lula livre, sem ter o menor conhecimento da história recente do Brasil. Querem apenas ser do contra. É essa massa de idiotas que leva esse ladrão ao segundo turno.
Lula elegível é bandidagem. À frente segue Fachin, aquele da canetada, e com ele mais oito que lá estão com o objetivo de produzirem atos injustos, sempre a favor do PT e deles próprios.
Candidaturas de fichas sujas serão permitidas ?
N creio em 2 turno. O LADRÃO nem vai concorrer. Imagine um debate onde a cada minuto alguém cite uma canalhice do sujeito e peça q ele explique. Tbem concordo q se n houver fraude acaba no 1 turno.
Exponho minha indignação, onde um condenado por roubos, fraudes, extorsões e outras contravenções como este apedeudeuta do luladrão, se candidate a presidência da República,isto é um verdadeiro pontapé na bunda de nós brasileiros de bem, que pagamos nossos impostos, para sustentar esta verdadeira roubalheira que existe naquele esgoto público político de Brasília…….onde os ratos e baratas políticos do Brasil inteiro ,fazem e desfazem o que querem …..uns verdadeiros inúteis….
O Ciro Nogueira é um “aliado de primeira ordem”, Bolso vencendo vai se declarar apoiador do presidente, MAS SE LULA VENCESSE ELE CORRERIA PRA PEDIR A BÊNÇÃO DO LADRÃO! Assim como TODOS OS MINISTROS DO CENTRÃO NO GOVERNO.
Mamando mais,ou menos,essa é a natureza do CENTRÃO.
Não quer perder a boquinha.
Se forem impedidos de fraudarem as eleições não haverá segundo turno! A “indignação-cidadã” extrapola qualquer parâmetro emocional e/ou racional! O País não tem tanto marginal que leve ao segundo turno – ADSUMUS! ,