O comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, defenderam a aquisição de uma nova aeronave presidencial. Na terça-feira 1º, o avião que levava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma pane depois de decolar do México.
Para José Múcio, é necessário que a Presidência da República tenha uma aeronave com mais “autonomia”. O mesmo argumento foi usado por Damasceno.
“Pessoalmente eu defendo [a compra de uma nova aeronave]”, afirmou Damasceno à imprensa. “Esse avião completa 20 anos em 5 de janeiro. O avião é muito seguro, mas além disso ele tem autonomia que nos atende em parte.”
O comandante também argumentou que uma economia entre as dez maiores do mundo deve ter um avião presidencial maior, com maior autonomia e espaço. A aeronave presidencial VC-1, modelo Airbus A319, teve problemas técnicos, obrigando o avião a permanecer no ar por mais de quatro horas para gastar combustível antes de pousar no Aeroporto Internacional Felipe Angeles, na Cidade do México.
Damasceno explicou que a ausência de um sistema de alijamento de combustível foi a razão para o procedimento: “A opção foi fazer a espera, como prevê o checklist da aeronave. Eu estava em contato com a tripulação na cabine, fizeram tudo nos conformes… Eu não tive nenhuma preocupação”.
Em relação às causas da pane, Damasceno afirmou que ainda não há indícios de colisão com pássaros ou falha na turbina. O Cenipa, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), conduz a investigação. “Não houve [nenhum momento de desligamento de turbina e motor]”, acrescentou. “Nada, nada. Como qualquer incidente, fazemos a investigação, está previsto isso. Não temos indicação de ingestão de pássaros.”
Ele destacou que a vibração no motor pode indicar desprendimento de peça ou ingestão de pássaro e espera um relatório preliminar em breve. O comandante elogiou a experiência dos pilotos e informou que o motor pode ser trocado para o retorno ao Brasil nos próximos dias.
Pane em avião presidencial irritou Lula, diz jornal
A pane no avião presidencial irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou o jornal O Estado de S. Paulo, na quarta-feira 2. O modelo da aeronave, comprada há 18 anos, é considerado antiquado por Lula, que comentou a suposta necessidade de substituição por razões de segurança.
Depois de uma falha técnica em uma turbina, o avião precisou voar por cinco horas para queimar combustível. A primeira-dama, Janja da Silva, sugeriu passar mais uma noite na Cidade do México, mas Lula decidiu embarcar todos na aeronave reserva, ainda naquela noite.
Durante o voo, houve tensão e discussões sobre a compra de um novo avião presidencial ou sobre eventual reforma das aeronaves da FAB. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, interrompeu suas férias para discutir o assunto com Lula e com o comandante da Aeronáutica.
Lula manifestou interesse em substituir o atual avião por um jato A-330, que oferece maior espaço e conforto. No entanto, a conversão do Airbus para uso executivo é complicada, por causa da necessidade da FAB.
Segundo o Estadão, desde o começo de seu governo, Lula manifestou a intenção de substituir o A319-ACJ, conhecido como “AeroLula”, adquirido em seu primeiro mandato, em 2005. A Aeronáutica já possui duas dessas aeronaves, compradas durante o governo de Jair Bolsonaro, em 2022, ao custo de US$ 80 milhões cada uma.
O plano de Lula era garantir maior espaço, conforto e uma área ampliada para convidados e a equipe de apoio. Entre as exigências estavam uma suíte com cama de casal, banheiro com chuveiro, gabinete de trabalho privativo, sala de reuniões e aproximadamente cem poltronas semileito.
No entanto, o projeto enfrentou dois obstáculos. A Força Aérea Brasileira necessita dessas aeronaves para missões de reabastecimento em voo de seus caças, transporte rápido de tropas e operações de resgate médico. Além disso, o custo é elevado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Essa Aeronave foi adquirida no governo do presidente LULA. Não é velha, se considerado o numero de horas de voo já voadas. É bem verdade que “nunca antes na história desse país” um presidente viajou tanto, por nada e pra nada. A manutenção é feita regularmente com muita frequencia dado ao número de viagem que realiza, pra nada e por nada. Duvido que a capacidade de voo, o alcance, a autonomia não satisfaça às necessidades do seu emprego, quer no território nacional, quer nos voos internacionais. Essa mesma aeronáve psssou mais de cinco horas sobrevoando o aeroporto da cidade do méxico, como relatado. Isso significa que a sua autonomia de vôo é de mais de 08(oito) horas de voo com os tanques “a pleno”, o suficiente para cruzar o Atlântico. É bem verdade que não dá pra ir direto a Pequim, ao Irã, à Coreia do Norte…, mas dá pra alcançar Havana, Caracas e Manágua sem necessidade de escala. A não ser por vaidade e poco caso com o erário público, não vejo necessidade de aquisição de uma nova aeronave. EU JÁ HAVIA CANTADO ESSA BOLA ANTES EM UM DOS MEUS COMENTÁRIOS . “ENTÃO NÃO ME VENHAM COM CHURUMELAS!”, Como diria um personagem da Escolinha do Professor Raimundo.
Um país de pobreza,miséria e fome, é um escárnio esse carniça falar em um novo avião. Vai de bicicleta,cacete!
Esses dois babões, adoradores de nulidade, um desonrando a farda que veste, devem estar com outras intenções. Para saber a verdade, FAÇAM UM PLEBISCITO e perguntem da necessidade.
O dinheiro não sai dos seus bolsos, né pilantras!
O brigadeiro deve entender muito disso, afinal transporte de passageiros é a especialidade da FAB.
Nós, do POVO descente, exigimos esses recursos para a IMPRESSÃO DO COMPROVANTE DO VOTO, para não se repetir o infame 51.2% de 22 no BR e similar de 24 em Caracas.
A propósito, a pesquisa Globo-DataFolha para SP, é um prelúdio de Boulos 51.2%.
Partindo de quem parte, desses infelizes bajuladores e traidores que nos entregaram covardemente à mediocridade e ao crime organizado, poderíamos esperar o quê?
Eu também concordo desde que os recursos seja retirados do Ministério da De festa e da Aeronáutica.
Esse país está entregue nas mãos de pessoas inescrupulosas. Esse meliante que nunca teve nada na vida, antes de entrar na política, agora procura viver como um rei as custas da população brasileira honesta que trabalha dia a dia. Esse meliante é a figura mais ABJETA da história desse pais.
Tudo conforme o planejado. Inventa uma pane para dar sustento à primeira v…, que acha pouco e agora quer andar de avião novo. Que gaste os milhões que desviou para comprar o seu. Está pensando que achamos dinheiro na rua?
Não li a matéria até o final, começei a sentir enjôo antes. Militares aparelhados com o Sistema criminoso que governa o país. O que pensam esses senhores? Nessa idade e ainda não aprenderam que é dignidade e vergonha na cara. Pobre Brasil….pobre povo brasileiro…
O ministro e o comandante “defendem” a compra de um novo avião?
Defendem a compra porque não são eles que vão pagar , não é mesmo?
Tudo bem , vão lá na Africa que ainda tem uns DC 8 -63 a venda , é só fazer uma pintura nova e trocar os pneus.
Para quem é estará bom até demais.
ffaa comando corrupto
É brincadeira, defendem ??????……………………. Pensam que o povo é idiota, defendem ou serao substituidos por outros que aceitem as vontades do casal mais amado do Brasil Bostil.
Carta de um Brigadeiro
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Israel tem um lá a venda, vai lá e compra, depois viaja junto arrombado.
Militares incoerentes o país está enterrado até a alma, comprar um avião para satisfazer a vaidade da deslumbrada e do corrupto que se acha muito importante é que na verdade é um pária
O Congresdo tem que barrar essa irresponsabilidade. O RS precisa de muita ajuda e o governo cretino não está nem aí.
Está recebendo o quinhão para apoiar o ladrão!
Será que ocorreu realmente pane ou foi somente uma encenação como foram o sumiço dos moveis do Planalto ?
os moveis sumiram comprasse novos, o avião teve pane comprasse outro, qual sera o novo desejo do Casal Milionário que usa o dinheiro do povo para o seu bem prazer?
O certo é vender o avião atual e passar a viajar em avião de carreira. Vergonha essa mordomia e dinheirama gasta.
investir essa dinheirama na proteção de nossas fronteiras contra o trafico de drogas e armas não esta na cabecinha de nenhum alto oficial das nossa Fracas Armadas, só querem mesmo é estar de bem do o chefe do desgoverno e acessar uma boa fatia de verbas para torrar como querem. VERGONHA!
Eta inveja dos milionários, que se enriqueceram trabalhando e não, como funcionários públicos (presidente do Brasil, na minha opinião é funcionário público).
As Frouxadas Armadas foram compradas por Lule. Que saudade dos verdadeiros militares de 1964. Aqueles, sim, honravam a farda que vestiam.
Esses pintadores de meios fios deveriam é ficar focados na sua nobre atividade de pintor.
A ditadura comunista é tão descarada que eles falam em novo avião para o LADRÃO e não para o Brasil ou para a presidência. Comunistas canalhas.
Porque não o caminhão de lixo???
Essas FFAA não honram a farda .
esta tática é velha.
puseram um bode na sala.
cabe ao congresso rejeitar qualquer tentativa de comprar um novo avião.
essa corja não é séria.
gastam o dinheiro público sem responsabilidade.
POBRE E PODRE BRASIL
Só faltar dar o fiofó para o cachaceiro ..
Luladrão maldito inútil, gastador de $$$ dos nossos impostos.
E também é tudo o que a CANJA queria, uma avião novinho e caríssimo com todo o luxo, para ela fazer o que mais gosta: “SURUBA IS IN THE AIR”….
Ser abjeto e nefasto, usando dinheiro do povo pra satisfazer seus caprichos pessoais. Homenzinho pequeno com mania de grandeza, megalomaníaco.
O Lula não tem nível nem para andar de carroça. Quanto mais baixo e vulgar, mais ostentação quer fazer.