O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, anunciou nesta terça-feira, 17, que “nenhuma grama de ajuda humanitária” entrará na Faixa de Gaza. O governo brasileiro enviou, na terça-feira 16, 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos.
De acordo com o ministro, enquanto o Hamas não liberar os reféns, a única coisa que irá até a Gaza “são centenas de toneladas de explosivos da Força Aérea”.
+ ‘Israel não será mais o mesmo depois desta guerra’, dizem especialistas
כל עוד חמאס לא משחרר את החטופים שבידיו – הדבר היחיד שצריך להיכנס לעזה הם מאות טונות חומר נפץ של חיל האוויר, לא גרם של סיוע הומינטרי.
— איתמר בן גביר (@itamarbengvir) October 17, 2023
A declaração foi feita através de uma publicação em seu perfil no Twitter/X, depois de um bombardeio israelense em um hospital na região que deixou pelo menos 500 vítimas.
Governo brasileiro envia purificadores de água e medicamentos para Gaza

O governo brasileiro enviou dois kits de medicamentos e insumos de saúde para atender à população que se encontra em situação de emergência na Faixa de Gaza. A ajuda humanitária tem como objetivo atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês.
Os insumos foram transportados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu para repatriar os brasileiros que estão em Israel.
+ Israel divulga nomes e fotos de terroristas do Hamas
Até o momento, foram registradas mais de 4,2 mil mortes, sendo mais de 2,8 mil palestinos e 1,4 mil israelenses, a maioria deles civis.
Os itens serão descarregados em Roma, na Itália, onde serão somados a outros cinco purificadores que já se encontram na aeronave da Presidência da República. Segundo o governo, juntos, os 40 purificadores têm capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia. De Roma, os insumos serão levados para o Egito.
+ Terroristas do Hamas matam sobrevivente do holocausto
De acordo com o Ministério da Saúde, cada kit é composto de anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Cada kit contém 48 itens no total.
Leia também: “Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta da Rússia sobre guerra de Israel e Hamas”