Líderes do União Brasil discutiram na quarta-feira 10 a possibilidade de convocar o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para esclarecer no plenário da Câmara as recentes declarações sobre a privatização da Eletrobras.
Em uma entrevista à GloboNews, o ministro Rui Costa disse que “temos que ajustar aquilo que tem um cheiro ruim de falta de moralidade” no que diz respeito ao poder de decisão da União na Eletrobras.
A companhia foi privatizada no ano passado, depois do processo passar pelo Congresso e pelo Tribunal de Contas da União. Segundo o ministro Rui Costa, a participação privada deve ser estimulada, mas, na visão do governo, a definição sobre o direito a voto na estatal é ilegal.
A Advocacia Geral da União entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para questionar o limite de até 10% de direito de voto da União na Eletrobras. Assinada por Lula, a ação pede que a Corte anule um trecho da lei que permitiu a privatização e que apresenta a previsão porcentual.
Convocação pode ser mais uma derrota do governo
A convocação, que se dá quando há obrigatoriedade de comparecimento, ainda não foi votada e não tem data confirmada. No entanto, os parlamentares a dão como certa. ACM Neto (BA) é um dos nomes que defende abertamente que Rui Costa preste esclarecimentos. A convocação em articulação é de autoria do deputado federal Mendonça Filho (PE).
Se a convocação do ministro Rui Costa for consumada, será considerada mais uma fragilidade que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acumula junto aos congressistas, contextualizando sobretudo sua falta de base ampla tanto na Câmara quanto no Senado.
Essa possibilidade também estremece um cenário de instabilidade do Planalto com uma sigla que está dentro do seu governo, com três pastas: Comunicações, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional.
Cadê moral ??? Esposa foi nomeada para o Tribunal de Contas nem qualificação tinha para o cargo, simplesmente atuou na saúde , enfermeira. O Congresso tinha que exigir q se explicasse.
Quase seis meses e esse desgoverno não fez absolutamente nada, a não ser perder tempo com inutilidades!!!
Fora de sintonia esse RUÍM COSTA. DEPUTADOS QUE JÁ TRABALHAM CONTRA O DESMANCHE DA PÁTRIA BRASIL, E MAIS OS QUE ESTÃO EM CIMA DO MURO, INCLUSIVE OS ADORADORES DE JUMENTOS, SE TÊM VERGONHA NA CARA E OBJETIVOS CLAROS DE REPRESENTAÇÃO REAL DO POVO BRASILEIRO DE BEM – devem se concentrar em nossas pautas urgentes e urgentíssimas, pelo menos 2 que devem ser colocadas em votação ainda neste ano, para que possam valer para as eleições municipais de 2.024.
Entendam que a derrubada do Marco Legal do Saneamento no primeiro dia de governo, é exatamente para se transferir grana A SER ROUBADA e financiar as eleições para as prefeituras municipais/vereadores.
1 – PEC DO VOTO AUDITÁVEL, para que o TSE pare de ter tanto trabalho, e se torne um apêndice desnecessário para o STF. Votação e seu escrutínio em países sérios, são processos fiscalizados e geridos por quem recebe voto, o LEGISLATIVO E EXECUTIVO(no máximo), , e judiciário nunca, ainda mais um STF desses.
2 – PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA.
Justifiquem o nosso suor com o pagamento de impostos, e trabalhem para o bem da Nação. Um presidente da câmara não pode trabalhar contra o POVO, e temos a certeza de que pautará estas emergências, para salvarmos o Brasil.
Duas PECs cuja votação e aprovação seria de muita importância para nosso querido Brasil.
Convocar pra quê? Esse congresso virou cachorro morto, todo mundo chuta.
esse monstro Ditador governou a Bahia por 8 anos. e seus modos operantes é ter estatais em sua mão para fazer a devassa em suas contas, e, empregar seus Alienados. ao sair do governo Ele colocou sua esposa no TCE. cargo vitalício. é assim que eles agem usurpando tudo que poder.
A equação é bem simples. Inclusive, nem é de Primeiro Grau. é grau “zero”!
a) Se os PeTralhas elogiam, é PÉSSIMO para o Brasil;
b) Se os PeTralhas criticam, é ÓTIMO para o Brasil.
Simples assim!!!!!
Parasita é isso!
“Ministro de Lula constrange parlamentares”
Ele pode constranger os parlamentares, assim como pode constranger as FFAA porque são todos uns cagões.
|No final do dia interessa apenas quanto vai entrar no bolso de cada um. Simples assim.
Não teve um(a) parlamentar que tivesse a CORAGEM de dizer se não era constrangedor ele nomear sua esposa que é ENFERMEIRA para o Tribunal de Contas da Bahia ( que fiscalizará suas contas ).
É esse desgoverno que cheira mal
Moralidade é uma coisa que esse sujeito desconhece, pode isso fala m…..
Moralidade é nomear a esposa para o Tribunal de Contas com cargo vitalício e boquinha ad eternum. Onde está este meteoro que não cai no Brasil meu Deus dos céu…..chega logo para exterminar os protozoários da esquerda.
Na Bahia e demais estados governados por petistas, mais ao norte, o que não falta é esse mal cheiro, de esgoto, podridão, lixo e corrupção, que esse Rui Costa parece conhecer tão bem.
Se bem entendi, o ministro gostaria que o privado entrasse com o dinheiro, o governo com o poder decisorio, e os acionistas que se lascassem.