O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, concedeu a um único empresário 31 retransmissoras de televisão, somente neste ano. O favorecido pelo ministro é o dono da TV Difusora, Willer Tomaz de Souza. Coincidentemente, o responsável na pasta pela área que dá aval aos pedidos é ex-sócio do proprietário da emissora.
As ligações não param por aí: Souza é compadre do senador Weverton Rocha (PDT-MA), um aliado político da família de Juscelino no Maranhão.
Leia também: “Ministro de Lula beneficiou a própria fazenda com dinheiro público“
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), nenhuma outra emissora no Brasil teve tantos pedidos de concessão atendidos nos últimos 11 meses. No caso da empresa maranhense, a aprovação ocorreu em tempo recorde, levando de cinco a oito meses. Conforme a publicação, a pedidos que aguardando por deliberação do Ministério das Comunicações desde 2019.
Mais dinheiro e influência
Com essas concessões, o governo Lula ampliou a influência da emissora do aliado de Juscelino Filho no Maranhão. Consequentemente, aumentou também o seu valor comercial no mercado publicitário — o que pode render milhões de reais, segundo o jornal paulista.
Confira: “Investigado pela PF, ministro de Lula é alvo de nova denúncia”
O Estadão chama a atenção para outro tipo de repercussão do aumento do poder da TV Difusora na região: a ampliação do sinal pode ajudar o ministro e políticos aliados a fazerem propaganda de suas ações.
Quando o ministro recebeu a nomeação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro, a TV maranhense tratou de se colocar à disposição de quem chamou de “nosso querido Juscelino Filho”.
+ Leia mais notícias de Política no site da Revista Oeste
“A TV Difusora está sempre de portas abertas”, afirmou um apresentador, lembrou o Estadão. “Qualquer informação que o ministério queira divulgar, é só entrar em contato conosco, que nós estamos à disposição.”
A partir das portarias do ministro de Lula, a influência da emissora ganhará bastante força regional: são agora 31 municípios, que atingem cerca de 418 mil habitantes. Para ter ideia, Juscelino Filho foi eleito deputado federal com 142.419 votos.
O ministro afirmou ao Estadão que agiu com base em critérios técnicos. Ele nega que beneficiou seus aliados políticos.
Investigado pela PF
Recentemente, a Polícia Federal (PF) deflagrou no Maranhão uma operação para apurar lavagem de dinheiro e desvio de verbas federais e fraudes em licitações. Juscelino Filho é um dos investigados e teve os bens bloqueados.
De acordo com a PF, o ministro beneficiou a própria fazenda com um repasse de R$ 10 milhões da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para o reparo e a pavimentação da estrada que liga a sua propriedade a uma rodovia estadual no Estado.
TRISTE O OBTUÁRIO DO PAÍS DAS BANANAS!!!
Rapaz, eita Maranhão complicado. Será possível que não vai aparecer nem 1 político que preste nesse estado?
E aí, ninguém faz nada? Corrupção em série nesse governo e fica por isso mesmo. É uma vergonha!????????????
Desculpem a minha ignorância MAS a concessão de canais de rádio e televisão pelo Ministério das Comunicações não tem que passar pelo Congresso Nacional ?
De acordo com a matéria pela Revista Oeste, parece que a façanha de “negociação” das concessões está praticamente concretizada pelo pecuarista criador de cavalos de raça encostado no Ministério das Comunicações.
Ao sepultar a Lava Jato e declarar nulas as condenações dos maiores corruptos da história, o STF decretou a vigência da impunidade no país e abriu as portas para toda sorte de saque aos cofres públicos. Se um político é da base governista e, principalmente, se tem um ministério pra chamar de seu, nenhum impedimento existe para que se lambuze com o dinheiro dos nossos impostos.
Amorais, bandidos, ladroes, petistas, lulistas, descarados, desqualificados, desprovidos de minima vergonha!!!Escarram no povo do Maranhão e ainda são eleitos!!! Vejam quanto é benéfico para esses bandidos manter o povo sob seus “cuidados”…È a mesma coisa que as ONGs fazem com os indigenas!!!
Esse meliante está dando um show de corrupção e parece estar tudo bem. Agora, quanto essas concessões, não são dele, são do estado, portanto o senado tem que aprovar ou não. O menino é abusado mesmo, e não pode ficar impune. Nosso parlamento é muito paciente com esse tipo de “gente”.
È somente mais um da quadrilha agindo, sem que as autoridades ‘IN’competentes atuem para estancar a sangria dos recursos do dinheiro público para os desmandos do ‘Des’condenado e seus comparsas.
Gtandes chances de ser o sucessor.