O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, nomeou, em dezembro de 2023, Mauricio Juvenal como secretário nacional de Micro e Pequena Empresa. O aliado também integra o quadro de funcionários da Badra Comunicação, empresa de pesquisas eleitorais acusada de produzir levantamento com viés favorável ao político do PSB em 2020.
Além de continuar na Brada Comunicação, Mauricio já trabalhou com Márcio França antes da última nomeação. Eles trabalharam juntos quando o ministro era vice-governador e governador de São Paulo, entre 2015 e 2018. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Mauricio se identifica como analista de pesquisas da empresa Brada. Na segunda-feira passada 15, deu entrevista ao jornal Gazeta de São Paulo sobre a pesquisa do instituto sobre o cenário para a Prefeitura de São Paulo.
No cenário em que os pré-candidatos aparecem com os vices, a deputada Tabata Amaral (PSB) fica em empate técnico com o também deputado Guilherme Boulos (PSOL). Ela tem 17% das intenções de voto e, ele, 21%. O vice de Tabata, o apresentador Datena (PSDB), comemorou o resultado nas redes sociais. Márcio apoia a dupla na disputa pela prefeitura.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) aparece em como primeiro colocado nesse mesmo cenário, com 30% das intenções de voto, com Sonaira Fernandes (Republicanos) como vice.
A pesquisa sobre a disputa eleitoral para a Prefeitura de São Paulo foi iniciada em 11 de abril e encerrada no dia 15. Foram ouvidas 1.500 pessoas. Ela recebeu o código SP-09533/2024 no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Disputa de 2020
A Brada Comunicação foi barrada pela Justiça por soltar uma pesquisa eleitoral pró-França na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2020. Adversários disseram que o nome do ministro foi apresentado antes da pergunta sobre quem o entrevistado votaria, o que teria beneficiado o político do PSB.
Além do favorecimento, a empresa Brada foi acusada de repassar informações privilegiadas à campanha de Márcio França, o que levou à suspensão de uma peça do então candidato na TV.
Leia também: “Márcio França ofende Padre Kelmon: ‘Não é candidato, é personagem'”
Em nota, o Ministério do Empreendedorismo disse que a nomeação de Mauricio Juvenal se deu por sua ampla experiência em gestão pública, incluindo “passagem significativa” pela Secretaria de Planejamento e Gestão de São Paulo.
A Brada Comunicação declarou que Mauricio Juvenal é “jornalista e parceiro do instituto” e que “jamais manteve vínculo profissional formal com a Badra, mas colabora sempre que convidado com a inteligência de seus textos de análise.”
Tudo farinha bichada do mesmo saco.
A que ponto chegou o Márcio contratar esse enganador?