O ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com uma liminar, anulou a condenação por lavagem de dinheiro de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT. Dantas considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato, incompetente para julgar o caso. Na decisão, concedida em habeas corpus impetrado pela defesa de Delúbio, o ministro afirma que a competência é da Justiça Eleitoral.
O ex-tesoureiro do PT passou a ser investigado a partir da 27ª fase da Lava Jato e foi condenado por um empréstimo de R$ 12,2 milhões do Banco Schahin ao empresário José Carlos Bumlai, quitado em 2009. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o dinheiro se destinava a repasses ilegais relacionados a um contrato da Petrobras, incluindo propina e campanhas eleitorais de petistas e aliados.
Tanto Delúbio quanto os outros quatro réus foram condenados a 5 anos de prisão pelo então juiz da 13ª Vara Federal, Sergio Moro (União-SP), hoje senador.
Na liminar, o ministro do STJ resume o caso: “Foi realizado empréstimo reconhecido como fraudulento, no valor de R$ 12.176.850,80, tomado no Banco Schahin por José Carlos Bumlai e, após, a fim de dissimular a origem e movimentação, o valor fora transferido para o Frigorífico Bertin que, instruído pelo ora paciente Delúbio Soares, teria feito a lavagem do dinheiro, dissimulando sua origem, distribuindo o valor entre campanhas eleitorais (não havendo a integral declaração dos valores quando das prestações de contas à Justiça Eleitoral) e outros beneficiários envolvidos com partidos políticos (PT e PDT).”
Por isso, para Dantas, a competência é da Justiça Eleitoral. “Tratando-se de incompetência absoluta, o que, portanto, não se convalida, ainda que não tenha sido formalmente descrito crime eleitoral na peça acusatória, dada a presença de inequívoco contexto eleitoral indicativo da prática de delitos dessa natureza a atrai a competência da Justiça especializada”, afirmou.
O processo foi remetido à Justiça Eleitoral, que deverá analisar os fatos e poderá apresentar ação penal eleitoral contra Delúbio e os outros réus.
Esta foi a segunda vitória do ex-tesoureiro na Justiça. Em 2021, ele obteve a anulação e arquivamento de outra ação penal relativa à Lava Jato. “Com essa decisão, Delúbio não ostenta mais qualquer condenação criminal ou antecedente negativo”, afirmou o advogado Pedro Paulo de Medeiros.
Relacionadas
Cuidado, se alguém honesto espirrar, é capaz de ser preso……
Ulisses Guimarães está fazendo uma falta!
Ainda tem cidadão que perde tempo,
Essa raçã imunda chamada políticos são um bando de covardes que só querem a mordomia, ninguém presta ali o que manda é o dinheiro, esse compra tudo, pagou levou é a feira discsafadis quem da mais leva.
Passada as eleições todos viram amigusce vc ainda perde tempo A VACA FOI P BREJO FAZ TRMPO
Soltaram o mula comuna asqueroso.
Porque não soltariam seus ratos como dirceu e este escroque ????
#foralula
Segue a todo vapor o processo de reescrita da história política recente desse país. Depois de livres e devidamente indenizados, todos os criminosos inocentados pelos colegas do judiciário, o próximo passo será imputar crimes aos adversários e assim estabelecer o partido único, com a união de todos esses comunistas. Deus, revolta civil, um meteoro como o da extinção dos dinossauros… qualquer coisa nos salve!
Alô sinistro Dantas mande o processo pro Vaticano e o Chico canoniza o santo
… roube muuuuuito que as cortes garantem.
Colocaram o maior corrupto do país na Presidência da Republica, agora o resto da banfidagem petista será toda agraciada com anulação dos processos. O crime compensa no Brasil, temos um Judiciário q apoia a corrupção sem o menor pudor.
Lindo.
A nossa Injustiça está absurda, livrando todas bandidos e deixando presos os patriotas, que vergonha mundial
Êêêê, lasquêêêra!!!
brazil zil zil zinho!
Viraram as costas pro pais!
Nossa justiça é uma maravilha! Depois de mais de cinco anos do início da lava jato descobre que a justiça de Curitiba é incompetente! Os criminosos estão bem! Já é difícil descobrir e investigar esses bandidos e quando são condenados os tribunais superiores anulam.
No coment !
ou seja o cara é culpado, mas como é como consideramos que crime de corrupção se voce falar que é para fins eleitorais e o beneficiário do crime for aprovado pelos deep state de Brasília, não se preocupe o crime nunca será julgado.
Esse traste ainda está vivo? Ah! Esqueci-me. Vaso ruim não quebra.
Posto isso, podemos concluir que a cadeia no Brasil só serve para os patriotas
Vida que segue
…e sem direito a Habeas Corpus. Até porque nem processados eles foram, apenas estão de castigo por mau comportamento e, onde já se viu, contestar o resultado da fraude eleitoral
Você notou que todos os criminosos da Lava Jato estão tendo suas penas anuladas?
Parece que neste País não existe justiça. Ministros venais estão esbofeteando a cara do cidadão brasileiro e passando a mensagem que o crime realmente compensa.
Normal! O crime no Brasil compensa.
Enquanto isto, juízes que não se corrompem, são afastados. Tá cada vez mais difícil viver neste país onde bandidos/corruptos sempre levam vantagem.
Duas coisa temos a mais absoluta certeza.
1 – O Brasil não é um país sério
2 – A justiça é 100%c culpada por isso.
Com tantas provas acusatórias, conseguiram jogar tudo no lixão.
mais um juiz ladrao corruPTo….ou matamos os juizes ou ekes nos matam
“Brasil, mostra sua cara”…
Mais um episódio que atesta que corrupto, nesse país, jamais fica preso.
É lamentável!
Quer saber do que é capaz a justiça tupiniquim, Marcelo? Leia a o livro “Construção da maldade”, de Roberto Motta. É de dar ânsia de vômito.