O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, criticou o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nesta segunda-feira, 13, durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Para o petista, o saque é um “engodo que atrapalha a indústria” inventado pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes.
Marinho afirmou que o FGTS tem duas funções: a primeira, financiar investimentos em habitação e saneamento; a segunda, de “socorrer o trabalhador no infortúnio do desemprego”. “Precisamos acabar com o saque-aniversário do Fundo de Garantia”, disse. “Queria pedir apoio aos senhores neste debate, porque estou sendo muito atacado pelo povo do chamado mercado. Mas, aqui, somos o mercado, não somos?”
Marinho recebeu o apoio do diretor do Departamento Sindical da Fiesp, Paulo Henrique Schoueri, que afirmou que a entidade já se posicionou contra a medida. “Somos contrários ao saque por ‘n’ motivos, porque tenho a mesma visão”, considerou. Eu, não, o Departamento Sindical, de que o saque-aniversário foi instituído com uma finalidade específica: no caso de o trabalhador ter a necessidade em sua demissão. Se ele fica sacando por diversas razões, perde a razão de ser.”
O diretor do Departamento Sindical ressaltou que a indústria da construção civil é reativa à possibilidade de saques eventuais dos recursos do FGTS, porque eles são uma fonte importante de financiamento imobiliário.
Relacionadas
Retórica de golpe
Durante o evento, o ministro voltou a chamar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) de “golpe”. Ao abordar o tema da reforma trabalhista, aprovada em 2017, Marinho prometeu não revogar, mas revisar alguns pontos da reforma. O objetivo é propor um modelo alternativo da CLT para trabalhadores de plataformas, como a Uber, a 99 e o iFood, por exemplo. “Não cabe a palavra revogar; cabe revisitar o que foi feito, observar os excessos de precarização do trabalho e fazer as correções”, salientou.
Estes vagabundos acham que podem dizer o que é bom e ruim para o povo. O dinheiro de FGTS é do trabalhador e é muito mal remunerado, perdendo sempre para a inflação. O dono deste dinheiro, que é o próprio trabalhador, que deve estabelecer como estes recursos devem ser aplicados ou sacados.
O povo pede PT, agora tem PT. CHega de criar entraves e não querer pagar a conta. O preço do PT é esse. É só fazer o L e aguentar o tranco.
Esclarecendo, o dinheiro é do trabalhador e sendo dele………ELE o trabalhador tem o direito de saber de SUAS necessidades, porque o poder público tem que saber mais do que a pessoa que trabalhou por este dinheiro? …….Se o trabalhador achar que deve e precisa do dinheiro ele pega o dinheiro do contrário não!…….Sobre outra perspectiva : Quanto desse dinheiro vai para consumo e pagamento de contas atrasadas (juros de Bancos, remédios e etc.), então é melhor a pessoa passar apuros?……..Me parece que quem faz certas propostas nunca passou por aperto financeiro de verdade. OBS- Como se estes valores fossem como ganhar na loteria.
Sou favorável a extinção do FGTS. É um custo para as empresas com reflexo nos preços de mercado para produtos e serviços e eu acabo pagando parte do meu próprio “benefício”.
Criado em 1966 para “proteger” o trabalhador e financiar obras de moradias populares e saneamento básico, pouco se fez pois ainda temos população sem acesso a água (aliás o PT conforme vídeos na Internet fechou os canais de transposição do São Francisco) e o saneamento básico e déficit habitacional são vergonhosos.
A flexibilização da CLT é saudável mas ainda é pouco para colocar o país na vanguarda do desenvolvimento econômico e social.
até onde eu sei, salvo engano, recursos do fundo (%), também são utilizados pelo BNDES
O Dinheiro é do Trabalhador, deve estar nas mãos do Trabalhador, quem cuida do dinheiro da gente nunca dorme sem Jantar!!!!
Parece que estão sacando a verba que ia para o bolso do cara! O dinheiro não é dele ]Marinho). Mas, para desfazer o trabalho dos outros, vale qualquer idiotice, burrice, marinhite….
Ele vem falar que financia o saneamento, mas eles votaram contra a população ter o benefício
Petista quer ficar até com a pequena parte do resgate.
Irão dar o FGTS de garantia nos empréstimos aos ditadores.
Esse tal de FGTS é do trabalhador, entregue o mais rápido ao proprietário para gerar circulação e empregos, chega de moradis populares superfaturadas.
Pior ainda é ver como esse dinheiro FGTS é reajustado mês a mês.
Perde-se dinheiro ao invés.
Poderíamos ganhar numa aplicação financeira melhor da que o governo oferece e seríamos capazes de de administrar o nosso próprio dinheiro.
SOU TRABALHAR TENHO DINHEIRO RETIDO E ME AJUDA MUITO PODER RESGATA-LO…
PQ QUEREM ME NEGAR O DIREITO DE GERIR O Q É MEU…?