O suicídio da estudante Jéssica Canedo, de 22 anos, fez com que políticos de esquerda defendessem a regulação das redes sociais.
No primeiro escalão, o pedido veio dos ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Cida Gonçalves (Mulheres).
De acordo com Almeida, a “irresponsabilidade” das big techs diante de conteúdos que “irresponsáveis e criminosos” tem destruído famílias e impossibilitado uma “vida social minimamente saudável”. “A regulação das redes sociais torna-se um imperativo civilizatório, sem o qual não se pode falar em democracia ou dignidade”, escreveu, no Twitter/X.
Cida acrescentou à fala de Almeida que a morte de Jéssica é “fruto da irresponsabilidade de perfis nas redes sociais que lucram com a misoginia e disseminação de mentiras e, igualmente, da falta de responsabilização das plataformas”.
Parlamentares ratificam pedido para regular redes sociais
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também se manifestou a favor da aprovação do PL. “Com apoio e pressão das big techs que lucram com discursos de ódio e fake news, parlamentares bolsonaristas impediram que o Projeto de Lei 2630, que prevê a regulação das redes sociais, avançasse no Congresso este ano”, observou a comunista. “Agora, temos o exemplo mais trágico desta desregulação: uma jovem de 22 anos tirou a própria vida após ser alvo de mentiras maldosas, repercutidas ampla e irresponsavelmente nas redes.”
Com apoio e pressão das big techs que lucram com discursos de ódio e fake news, parlamentares bolsonaristas impediram que o projeto de lei 2630, que prevê a regulação das redes sociais, avançasse no Congresso este ano. Agora, temos o exemplo mais trágico desta desregulação: uma… pic.twitter.com/ZuWnCCNbVE
— Jandira Feghali ???????????? (@jandira_feghali) December 23, 2023
Relator do PL, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) seguiu a mesma linha dos demais governistas. Conforme o comunista, “a cultura irresponsável e repugnante da ‘lacração’ nos chama mais uma vez ao debate ético sobre qual sociedade desejamos viver”.
O novo caso de suicídio de uma jovem, motivado por Fake News nas redes, a cultura irresponsável e repugnante da "lacração", nos chama mais uma vez ao debate ético sobre qual sociedade desejamos viver.
— Orlando Silva (@orlandosilva) December 23, 2023
É preciso enfrentar esse estado de coisas, que remunera perfis e plataformas…
Há poucos dias, o líder do governo na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT-CE), disse que o PL vai ser uma das prioridades em 2024. “Se formos para um processo eleitoral sem regulamentar isso, acontecerá a mesma coisa que nas eleições passadas”, disse. “Nós temos que unificar a Casa para votar.” Guimarães defende o Projeto de Lei (PL) das Fake News.
O desejo deste pessoal é implantar a censura naquilo que é meu direito constitucional de livremente me manifestar.
Utilizam a trágica morte desta moça que certamente necessitava de tratamento psicológico e talvez até psiquiátrico para estabelecer suas “prioridades”.
T
Já temos a legislação cabível que trata e calúnia, injúria e difamação.
.
Como começou essa estória? Ao que se tem notícia, a jovem problemática enviou uma mensagem provavelmente privada para uma “amiga” pelo WhatsApp e essa “amiga”, sabe-se lá o motivo, publicou isso nas redes sociais, provavelmente sem a anuência da vítima. É aí que a estória começa a ficar esquisita, como um assunto trivial como esse e são muitos que acontecem todos os dias, foi parar justamente nesses sites de fofocas assim, sem mais nem menos e tão rápido assim?
Isso me lembra aqueles vídeos de predadores observando um rebanho à procura de uma presa fácil e essa presa fácil foi essa jovem, já com problemas existenciais que envolveu uma celebridade do meio artístico e o resto, todos já sabem do caso.
Para mim, tem mais caroço nesse angú, mais pela reação da classe política da esquerda que quer, porque quer, aprovar o tal PL das “fake news” e a jovem do interior de Minas foi o catalizador para tudo isso daí. Mas isso é apenas uma teoria da conspiração, uma estória fantástica. Uma novela global de muito mau gosto.
Ministros querem… As coisas agora estão nesta ordem: Fulano quer, cicrano quer, etc… Podem até conseguir, com esse congresso de prostitutas que temos, salvo pouquíssimas e honrosas exceções. Ainda tem grana nos cofres? Pelo que ouví dizer, esses vagabundos receberam 1 bilhão de dollares do tal banco dos brics. Provavelmente tem caixa para aprovar esse PL da “fake news”. Só desse jeito conseguem o “querer”. As prostitutas estão cada vez mais exigentes, aproveitem logo, fiquem espertos antes que fique mais cara essa parada aí.
Absurdo, a justiça tem que usar as leis ecistentes e punir os culpados que são de conhecimento público.
Não vão conseguir nos derrotar ! Não adianta
Os dois lados estão na mesa. De um, aquele que induziu o suicídio da jovem, de outro, os oportunistas e maquiavélicos que já querem controlar toda a mídia social, expondo ainda mais o rosto da jovem. Um julgamento daquele que publicou mentiras é o esperado. Depois eles dizem que se preocupam comigo e com você!
Agora sim temos um propagador de fake News que cometeu crimes inclusive causando morte, deve ser preso, redes sociais nada tem a ver com isso, o detalhe é que é esquerdista.
E a oposição fez coro pra isso, colocando gasolina no fogo, ano que vem é ano eleitoral, depois desse acontecimento vocês tem dúvidas que esse projeto não vai passar? E vai passar muito pior
Lembrando: o dono da Choquei fez o L.
Eles querem regular a internet para perseguir apenas um lado,kd o choquei nos inquéritos das fakes news? Qd vc q o choquei fará parte desse inquérito, vc ja sabe pra q servirá essa regulamentação
A esquerda continua, como sempre fez, fazendo discurso pós morte quando lhe interessa. Sem tirar a gravidade do ocorrido fato é que, nesse caso, há identificação do impulsionador de mentes doentias.