Depois da confirmação do nome do advogado Cristiano Zanin à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski, em abril deste ano, magistrados da Corte elogiaram sua indicação.
As declarações foram dadas nesta quinta-feira, 1º, antes da entrada dos membros do STF para o início da sessão da plenária.
Gilmar Mendes, decano da Corte, afirmou que a indicação de Zanin é “positiva”, além de acreditar ser “uma pessoa qualificada que vai integrar o Supremo Tribunal”. Já Luiz Fux considera o ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma “ótima” escolha.
Nomeado para o STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Nunes Marques disse ser “ótima, muito boa” a indicação de Lula.
Também indicado pelo ex-chefe do Executivo, André Mendonça foi mais discreto em sua manifestação e desejou “sucesso” na “trajetória” de Zanin em sua aprovação no Senado. Contudo, Mendonça salientou que “cabe ao Senado avaliar os critérios, os requisitos, que entendo que ele tem”.
Luís Roberto Barroso afirmou que Zanin “atuou com elevada qualidade profissional em casos que tramitaram perante o Supremo”. Ele também classificou o indicado de Lula como “advogado sério e competente”. Barroso acrescentou ainda que o advogado será “muito bem-vindo”.
Rodrigo Pacheco já havia confirmado a indicação de Zanin para o STF
O advogado defendeu Lula na Operação Lava Jato, e eles se aproximaram ainda mais na época da prisão do petista. Os dois mantinham uma relação familiar, visto que Zanin é casado com Valeska Zanin, afilhada do atual presidente da República.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia confirmado que o advogado de Lula seria indicado para o STF. “Encontrei-me ontem com Cristiano Zanin”, revelou, na manhã desta quinta-feira. “Ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do STF. Essa mensagem deve chegar hoje ao Senado. E, chegando, vamos encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça [CCJ].”
Claro que elogiam, tudo farinha de mesmo saco!!!!!! O País acabou….
Mais um igual a eles no covil.
Não sei qual são os mais covardes, os militares ou os juízes.
Claro. É um aliado para proteger a esquerda e manterem essa estrutura capanga que dá um poder enorme ao Judiciário. Isso não é nada bom ao Brasil e a República. Brasil já era!