O morador de rua Geraldo Silva, de 27 anos, foi absolvido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira, 8, por suposta participação no 8 de janeiro. Os demais juízes do STF devem seguir esse entendimento no plenário virtual.
Apesar de não ter cometido crimes, conforme o relator, Silva ficou preso 11 meses na Papuda. A polícia prendeu o homem enquanto ele fugia sob o argumento de que manifestantes queriam espancá-lo, em virtude de ter sido confundido com um “infiltrado”.
“Na presente ação penal inexiste qualquer elemento probatório que possa — sem dúvida razoável — comprovar seu elemento subjetivo do tipo dolo para a prática dos crimes imputados pela Procuradoria Geral da República (PGR)”, sustentou Moraes.
A defesa alertou o STF para a condição simples do homem. Em junho de 2023, a Defensoria Pública da União pediu a nulidade do caso, por entender que deveria ser individualizado, em vez de multitudinário. A advogada do homem argumentou ainda que a prisão ocorreu “sem elementos probatórios”. “Importante destacar que, ao ser preso em flagrante, o denunciado não estava fazendo nenhum ato de vandalismo ou que possa ser considerado ilícito, de forma que apenas estava tentando fugir de todo aquele cenário de guerra”, disse a defesa.
Depoimento de morador de rua preso pelo 8 de janeiro
Em depoimento, o homem afirmou não ser bolsonarista, pois sequer teria como votar, devido ao seu Título de Eleitor estar irregular. Ele contou ter ido à Esplanada dos Ministérios para ver o que estava acontecendo.
Embora sem teto, o homem passava as noites no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, em Brasília, onde também jantava.
Apenas em novembro do ano passado é que Silva conseguiu liberdade condicional, depois de um apelo da PGR. “Não há provas de que o denunciado tenha integrado a associação criminosa, seja se amotinando no acampamento erguido nas imediações do QG do Exército, seja de outro modo contribuindo para a execução ou incitação dos crimes e arregimentação de pessoas”, argumentou a PGR.
Leia também: “Esquecidos no cárcere”, reportagem publicada na Edição 207 da Revista Oeste
Se fosse eu contratava um advogado de primeira linha para processar o Estado e o STF.
E vai ficar por isso mesmo? Tem que ser indenizado!!!
Esse acontecimento é um ESCÂNDALO!!!
Esse cidadão, que nenhum crime cometeu, somente depois de 11 meses foi absolvido. Tem que ser indenizado pelo Estado. Tal como ele há outros 1500 cidadãos que NADA FIZERAM e estão sendo utilizados para alimentar uma NARRATIVA ABSURDA DE GOLPE. TODOS DEVEM SER INDENIZADOS e os que os julgaram devem arcar com tais custos.
Dizem também q ele às vezes passava no acampamento, pois sabia q ali ofereciam comida de graça. Ficou preso 11 meses, o que mostra a total falta de comprometimento de nosso sistema judicial. Trabalham com baixa eficiência e produzem resultados de baixíssima eficácia. A voracidade com q avançaram sobre os manifestantes para prendê-los e puni-los sem individualização dos casos é impressionante. Pegaram vendedor de algodão doce, senhorinha com a bíblia na mão e até o coitado do morador de rua. E depois não querem receber criticas….Piada!
Esse perdeu a curiosidade. Isso demonstra como o sistema SOCIALISTA COMUNISTA esta preocupado com os mais humildes, pobres…… Infelizmente o Povo esta iludido que o sistema esta preocupado com os humildes. ALGUEM NO STF TALVEZ TENHA PENSADO, QUE NAO RECLAME, PASSOU 11 MESES COM CASA E COMIDA DE GRAÇA.
Esse é um dos “perigosos golpistas”.
O cabra-safado de toga quer se mostrar magnânimo liberado o fodido do sistema. Esse fodido não pode nada contra ele, mas pode ser usado por ele ( o cafajeste de toga)pra ser mostrar piedoso. Só que não. Sabemos que todo esse processo é ilegal e com essa atitude, esse canalha pretende enganar os trouxas, que não são poucos no Brasil iletrado e de doutores analfabetos funcionais.
Que bonito o governo do amor tirando as pessoas da rua e dando abrigo
Hoje cheguei a conclusao que nao devemos e podemos comentar exatamente nada. Basta o sistema colocar o teu CPF com algum problema e as tuas contas nos Bancos serao bloqueadas, a tua vida ficara paralisada ate que procure a Receita Federal para resolver a pendencia. Hoje avisei um Banco que iria fazer um saque de determinada quantia, e começou a via crucis, Informe em qual locaL, data, valor, O QUE IRA FAZER COM O SAQUE, E BLA BLA BLA…. CPF de quem ira receber o dinheiro….. É para compra de carro, casa e bla bla bla……… Para fazer um saque acima de determinado valor tem que agendar, e bla bla bla…..
SR VIVEMOS EM UMA DITADURA, NAO ADIANTA ESTAR COM TODOS OS IMPOSTOS PAGOS, JAMAIS TER TIDO QUALQUER PROBLEMA COM A LEI, “”REALMENTE SENTI QUE O MEU SALARIO NAO ME PERTENCE, ATE PARECIA QUE ESTAVA SONEGANDO OU ROUBANDO “”
Nojo desse ditadorzinho de toga.
Processem esse ditadorzinho de ataque
Quem irá indenizar ? Ou quem fez a barbarie de prisões ilegais ?
Caramba.. parece que alguém LEU o processo… não fez mais do que a obrigação, é pago para isto.
Cabe indenização !
Quem vai pagar a indenização ?
VOCÊ !
Bem que podia aparecer um advogado para processar civilmente o Alejandro I, o calvo, para sentir no bolso essa soberba que não demora será engolida lentamente
A lei de hoje sob custódia do STF cria não uma sociedade de ordem, mas uma sociedade de caos controlado.
Temos que pensar outra e outra vez, que quaisquer força policial, sejam elas STF, P.F existem com o propósito de defender o país e seu povo e não as causas de um tirano, já que ninguém está acima da lei. Se tais forças prendem, matam e desafiam os direitos humanos; em prol do tirano do momento, devemos levá-los à justiça, pelas suas crueldades contra o próprio povo
Por na conta do moraes, as injustiças ..
Satisfeito com sadismo que rendeu 11 meses de cárcere a mais um inocente, o magnânimo concluiu que o pobre coitado não deve nada à justiça. Que coisa!
O STF policiando a si próprio, como já perebemos, não funciona, isso nos trouxe a tirania. Ficamos com o dilema de Quis custodiet ipsos custodes? Quem vigia os vigilantes?
FICAMOS COM O DILEMA, LEVAR NO RABO E FICAR COM A BOCA FECHADA. ASSIM DE SIMPLES.