Moraes abre inquérito contra Bolsonaro por associação entre vacina e aids

Declaração ocorreu na live de 22 de outubro, e o vídeo foi retirado do ar pelo Facebook, pelo YouTube e pelo Instagram
-Publicidade-
Ministro Alexandre de Moraes durante sessão plenária do STF | Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Ministro Alexandre de Moraes durante sessão plenária do STF | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira, 3, a abertura de um inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro por ele ter feito uma falsa relação entre vacina contra a covid-19 e aids.

Esse é o quinto inquérito contra Bolsonaro aberto na Corte desde que ele assumiu a Presidência. A fala de Bolsonaro ocorreu na live de 22 de outubro. O vídeo foi retirado do ar pelo Facebook, pelo YouTube e pelo Instagram.

-Publicidade-

A decisão de Moraes atende a um pedido feito pela CPI da Covid. No pedido, senadores afirmaram que as declarações fazem parte de um “contexto bastante mais amplo de sucessivas e reiteradas manifestações criminosas” do presidente.

Alexandre de Moraes também abriu prazo de 15 dias para a Procuradoria-Geral da República (PGR), comandada por Augusto Aras, se manifestar quanto ao requerimento de suspensão de acesso de Bolsonaro às redes sociais.

A procuradoria foi contra a abertura do inquérito, afirmando ao Supremo que já havia instaurado uma apuração preliminar sobre o caso.

Mas o ministro divergiu do entendimento da PGR e afirmou que “não basta” à procuradoria apenas informar que foi aberta uma apuração preliminar. Segundo Moraes, é preciso que haja supervisão judicial sobre o andamento do caso.

O ministro também apontou que “não há dúvidas” de que as condutas noticiadas envolvendo Bolsonaro utilizam de mesmo modus operandi de esquemas de divulgação de fake news já investigados no Supremo.

Na decisão, Moraes afirmou que a CPI “tem legitimidade para pleitear a apuração” e disse ser indispensável que a PGR apresente à Corte documentos que apontem em quais circunstâncias as investigações estão sendo conduzidas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

21 comentários Ver comentários

  1. Coincidência ou foi só o Bolsonaro se filiar ao PL e os gatilhos foram automaticamente disparados? O primeiro deles, Adolf Piroca de Moraes, já foi iniciado. Vejamos quais serão os próximos.

  2. AFINAL, ESSA CRIATURA É TESTA DE FERRO DE QUEM????????????????????? QUALQUER PESSOA PORTADORA DE APENAS UM (1) NEURÔNIO SABE QUE
    NINGUÉM FAZ O QUE QUER SOZINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ONDE ESTÃO OS
    SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA ??????????????????????????????? ACASO SÃO
    INCOMPETENTES OU SÃO CONIVENTES ???????????????????????????

  3. A Associação dos Carecas do PCC estão em polvorosa. A PF do Bolsonaro está desbaratinando quadrilhas de pedófilos das ruas próximas à um clube em São Paulo.

  4. Coincidentemente a PF teve apreensão de 1 tonelada de cocaína alem de busca e apreensão de material dos PEDÓFILOS carecas de São Paulo e alguns outros estados. O PCC está se vingando.

  5. A única pergunta que resta é: até quando vamos aceitar este sujeito achando que pode fazer o que quiser? Está na hora de dar um ponto final e enquadrá-lo na justiça por todos os crimes que cometeu contra a Constituição e as pessoas prejudicadas lhe cobrem as indenizações na justiça e que não seja o Poder Público (leia a sociedade) que pague por isto. Tem que processar a pessoa dele.

  6. Será que o senhor ilustríssimo ministro teria coragem de dizer que o relatório apresentado pelo governo do Reino Unido, onde são apresentadas as evidências de que os vacinados estão perdendo a imunidade, é fake News? Vai dizer que é mentira esse mesmo o relatório onde é evidenciado que vacinados estão proporcionalmente morrendo 2x mais de quaisquer outras doenças?

  7. Esse rapaz é de uma instabilidade mental incrível. Recentemente não acatou a reclamação de Moro sobre o depoimento de Bolsonaro à PF, sem a presença de seus advogados e agora aceita a reclamação dos despachantes do STF no Senado, AZIZ, RANDOLFE, RENAN e outros cangaceiros que nada produzem para a nação, contrariando manifestação da PGR. Será que Moraes quer ficar bem posicionado com o Senado? Sr.Temer, não esta na hora de dar uma orientação de estabilidade jurídica ao seu paciente?

  8. O Bozo apenas leu o título de uma reportagem da Revista Exame. No vídeo, ele deixa claro que não está afirmando nada, mas a reportagem é que dizia.
    Sem entrar no mérito da relação da vacina e a AIDS, não se pode punir alguém por ler uma reportagem. Donde concluo que o objetivo não é punir Bolsonaro, mas dar farta munição à imprensa para produzir mais uma narrativa contra o Mandrião. Nesse jogo de cenas constrói-se a imagem de um político mentiroso e que atua contra a saúde do povo.
    Basta perceber que a matéria acima parte da premissa de Bolsonaro “ter feito uma falsa relação entre vacina contra a covid-19 e AIDS”. Quem fez essa relação foi a matéria da Exame.
    Até a Oeste entrou na dança, pois sei que há jornalismo de interesses em todos os meios, a despeito de sua linha editorial.

  9. Na verdade, não há de que ou como qualificar esse indivíduo no exercício de suas funções.
    É um pessoal deplorável em toda acepção da palavra, prepotente, limitada, má, e aí podemos continuar nesse sentido sem a menor chance de estarmos errando.
    É um dos vetores da instabilidade do Brasil, junto a outros com assentos no mesmo local, só age para conturbar, não conhece suas limitações e o mérito de seu cargo.
    Muito triste, e até quando?

    1. Muuuuu. Vai estudar o caso antes de pitacoar. Sugiro assistir ao vídeo em que ele lê o título da matéria da Revista Exame.

      1. Cara, eu acho que você não sabe ler, ou se sabe, não é capaz de interpretar um texto. Acho que quem está precisado de estudo e muito estudo mesmo é você, seu burro. É justamente o contrário do que você está achando, imbecil.

      2. Tem que consultar o Google, como o culto do Velloso, para evitar gafes.

  10. Não só a CPI (composta por um bando de 7 vagabundos corruptos, dentre eles um pedófilo), não tem poder para penalizar o Presidente, como também esse tiranete de merda que está chegando ao limite da paciência do Brasil que presta.
    Na hora em que acontecer o estouro da boiada esse PULHA ser arrependerá do dia em que veio ao mundo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.