O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu um inquérito nesta sexta-feira, 12, para investigar os diretores do Google e do Telegram do Brasil. Os executivos terão de explicar a suposta “campanha de desinformação” sobre o Projeto de Lei (PL) 2630/2020. O magistrado atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se baseia em manifestações do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
No documento, o magistrado fixa o prazo de 60 dias para que a Polícia Federal (PF) identifique e colha os depoimentos “de todos os diretores e demais responsáveis do Google Brasil e do Telegram Brasil que tenham participado da campanha abusiva” contra o PL 2630. A PF também terá de realizar a perícia em “todas as postagens, publicações e mensagens mencionadas” pela Câmara dos Deputados como elementos de desinformação contra o projeto.
A investigação não está sob sigilo, por determinação do ministro. À PGR, a Câmara argumentou que as empresas adotam prática “contundente e abusiva” contra o PL 2630.
O inquérito tem como ponto de partida a decisão do Google de pôr em sua página inicial uma publicação contra o projeto. Segundo a big tech, o PL 2630 pode “piorar a internet”. Moraes também mira o Telegram, que encaminhou aos usuários mensagens contra o texto.
Lira apresenta notícia-crime contra o Telegram e o Google
Na notícia-crime apresentada por Lira, o presidente da Câmara afirma que as plataformas “têm lançado mão de toda sorte de artifícios em uma sórdida campanha de desinformação, manipulação e intimidação, aproveitando-se de sua posição hegemônica no mercado”.
A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que é preciso esclarecer as condutas narradas pela Câmara. Ela também pede a apuração de crimes contra as “instituições democráticas”, contra a “ordem consumerista” e contra “a economia e as relações de consumo”.
Não acho uma estratégia muito boa brigar com as Big Techs. Pois o poder que elas possuem de informar é maior que o Xandão tem de prender. Por que o Lira está a frente desta ação e não o PT? Será que ele será um boi de piranha? O que prometeram a ele para que entrasse nesta roubada?
grande XANDAO PAU NELES
coloca os bolsobostas no lugar.
XANDAO
ORGULHO DA NAÇAO.
ONTEM VIZINHOS MEUS FORAM ACORDADOS COM VISITAS DA PF.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A surpresa é até o Arthur Lira estar nessa.
Como a esquerda não possui mais apoio popular, única coisa que resta a eles é usar da força bruta. Só que, no final das contas, não vai adiantar nada.
Mais censura regurgitando do Nosferatu. PAra a PF, ele dá 60 dias MAS para as plataformas ele dá uma hora para retirar postagem e, se não obedecer, multa de 500.000,00 por hora.
A única dosimetria que conhece é a do Conhaque francês que ele toma no STF.
Um dia isso acaba. Tudo tem um fim. O mal será derrotado.
SIM.SOFREMOS 4 ANOS ,MAS O MAL FOI DERROTADO.PELA VONTADE DE DEUS,
POIS ELE DISSE SO DEUS ME TIRA DA PRESIDENÇIA
DEUS TIROU KKKK
Isso chama-se censura e autoritarismo por parte de Lira e Moraes!
Desinformação? O Moraes como dono do STF faz o que quer com a polícia federal e a PGR. Além de querer calar toda e qualquer informação contrária aos seus desmandos.
Se sentir ofendido, manda o processo e me bota na cadeia, alguma hora todos que discordam vai pra cana. Novo Brasil, faz o L
Está na hora de se perguntar quando esta pessoa vai ser preso?