O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas ao Exército para explicar por que militares presos por suposta tentativa de golpe de Estado recebem visitas diárias. O magistrado enviou o pedido de esclarecimentos nesta quinta-feira, 26.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Moraes baseou a decisão em listas de visitas apresentadas ao STF. Entre os militares presos que recebem visitas estão o general da reserva Mário Fernandes e os tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo, Helio Ferreira Lima e Rafael Martins de Oliveira.
Onde os militares estão presos
Mário Fernandes, Rodrigo Bezerra e Rafael Azevedo estão presos no Comando da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro. Helio Ferreira, por sua vez, foi transferido para o Comando Militar do Planalto, no começo do mês.
De acordo com o regulamento do Comando Militar do Planalto, as visitas são permitidas às terças-feiras, às quinta-feiras e aos domingos, com exceções autorizadas pelo comandante.
As visitas ao ex-ministro Walter Braga Netto, contudo, ocorrem apenas nos dias permitidos. Ele está preso no rio de Janeiro.
Resposta a Moraes
Os comandos responderam a Moraes que não identificaram “desrespeito ao regulamento de visitas, tampouco o contido nas decisões judiciais proferidas por esse relator, relacionadas à visitação aos custodiados”.
Citaram como exceção apenas o caso da mulher do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima. O Exército explicou que a “extraordinariedade” das idas dela ao batalhão se justifica pelo fato de ela morar em Manaus (AM) e “ter permanecido no Rio de Janeiro por um curto período de tempo, somente para fins de visitação ao seu cônjuge”.
Nesta semana, Moraes negou os pedidos das defesas e manteve as prisões de Braga Netto e de Mário Fernandes. Este último é associado pela PF como um dos mais “radicais” entre os militares. De acordo com a corporação, ele estaria envolvido na articulação de um suposto plano de golpe de Estado.
Leia também: “O linchamento do general”, artigo de J. R. Guzzo, publicado na Edição 248 da Revista Oeste
A desmloralização das forças armadas é um dos últimos movimentos para a implabtação do golpe fatal e ditadura criminosa que já aflige e humilha a nação rumando a um banho de sangue a cada dia mais inevitável e fatal pois um bando criminoso não vai submeter 210milhões de “manés” sem reação … uma indagação aos doutos justiceiros do patropi …o general pode molhar o biscoito? ou só um pode fazer da carceragem federal um motel? haja isonomia …
É isso aí! O cara manda no Brasil todo e acabou. Nem militar tem coragem de enfrentar essa situação. Em outros tempos a resposta seria pq assim queremos e não nos aborreça mais. Mas estamos em outros tempos, quando a coragem e honra são substituídos pelo medo de perder a boca de um boa aposentadoria. Pra q se meter? Deixa rolar. E assim segue o Brasil democrático.
Tá certo, tem que cobrar mesmo
Os comedies de mortadela ou os que pretencem ao sistema devem ter orgasmos com cada decisao do tirano.
Os melancia 🍉 vão continuar rastejando?⚖️🤔
Drs
As Forças Armadas PODEM E DEVEM MANDAR ESSE FDP DO XANDÃO PRO XILINDRÓ. BANDIDO, PILANTRA, ESTÁ TIRANDO SARRO NAS REUNIÕES COM OS OUTROS BANDIDOS DO SYF, GOZANDO, DESDENHANDO, DEBOCHANDO DAS FORÇAS, FORÇAS? JÁ ERAM! REAJAM SEUS COVARDES, HU
MILHAÇÃO DEMAIS.
É este o Exército que nos protege de eventuais ameaças à soberania nacional?
Ainda chegará k dia que o comando das forças virão de joelhos pedir ao povo que os livre das garras do comunismo.
Se o comandante do Exército não fosse o general de merda que é e se o STM tivesse honra, dignidade e RESPEITO PRÓPRIO, já teriam enquadrado o canalha mor do STF. Lamentavelmente, os três comandantes das três FARSAS ARMADAS não passam de oficiais generais de merda. Vendidos literalmente, sem honra, sem brio, sem dignidade. Jogaram no lixo os seus juramentos feitos ao saírem da Academia e ao subirem ao generalato.
Mecerecem a “COMIDA-DE-RHABBU que o psico(P)a(T)a careca está dando nesses kaghões que comandam as forças(?) armadas do Brasil.
É brincadeira…Até quando??
Inacreditável!!! O orçamento das “forças armadas” deveria ser reduzido à metade. Não conseguem reagir à provocação de um psicopata!!! Vergonha!!! Esse indivíduo tem problemas; já disse isso aqui!!!
O tirano mandando nas FFAA. Inacreditável.
Está na hora das forças armadas resgatarem a sua honra, prendam logo esse projeto de ditador, o povo vai dar todo o apoio!
Pode desistir, Sr. Paulo.
“Nossas” ffaa perderam a honra, o “sprint de corps”, a dignidade e o respeito ao povo que as sustenta com seus impostos. Se tivessem honra, o general comandante do quartel onde está encarcerado o general “golpista” teria se negado a cumprir essa ordem imoral e ilegal, e estaria protegido pela CF. Eu servi voluntariamente na FAB logo após terminar a faculdade, tive um misto de orgulho e decepção, talvez mais decepção. A maioria dos oficiais da unidade estava mais preocupada com licença prêmio, contagem de tempo para ir para a reserva, diárias, pensões, etc.
Na realidade, são barnabés que usam fardas, com preparo militar precário e equipamentos e armamentos obsoletos . Durante o tempo que lá estive, meu treinamento militar foi três tiros de metralhadora .50 (da segunda guerra mundial) e 10 tiros de fuzil.
Se as visitas se disfarçarem de advogadas deve dar, existe precedente.
Exatamente. Mas faltaria um detalhe fundamental: O visitante deveria portar, na identidade, o seguinte título: “frequentadora de porta de cadeia”.