O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas ao Exército para explicar por que militares presos por suposta tentativa de golpe de Estado recebem visitas diárias. O magistrado enviou o pedido de esclarecimentos nesta quinta-feira, 26.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Moraes baseou a decisão em listas de visitas apresentadas ao STF. Entre os militares presos que recebem visitas estão o general da reserva Mário Fernandes e os tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo, Helio Ferreira Lima e Rafael Martins de Oliveira.
Onde os militares estão presos
Mário Fernandes, Rodrigo Bezerra e Rafael Azevedo estão presos no Comando da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro. Helio Ferreira, por sua vez, foi transferido para o Comando Militar do Planalto, no começo do mês.
De acordo com o regulamento do Comando Militar do Planalto, as visitas são permitidas às terças-feiras, às quinta-feiras e aos domingos, com exceções autorizadas pelo comandante.
As visitas ao ex-ministro Walter Braga Netto, contudo, ocorrem apenas nos dias permitidos. Ele está preso no rio de Janeiro.
Resposta a Moraes
Os comandos responderam a Moraes que não identificaram “desrespeito ao regulamento de visitas, tampouco o contido nas decisões judiciais proferidas por esse relator, relacionadas à visitação aos custodiados”.
Citaram como exceção apenas o caso da mulher do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima. O Exército explicou que a “extraordinariedade” das idas dela ao batalhão se justifica pelo fato de ela morar em Manaus (AM) e “ter permanecido no Rio de Janeiro por um curto período de tempo, somente para fins de visitação ao seu cônjuge”.
Nesta semana, Moraes negou os pedidos das defesas e manteve as prisões de Braga Netto e de Mário Fernandes. Este último é associado pela PF como um dos mais “radicais” entre os militares. De acordo com a corporação, ele estaria envolvido na articulação de um suposto plano de golpe de Estado.
Leia também: “O linchamento do general”, artigo de J. R. Guzzo, publicado na Edição 248 da Revista Oeste
*O PORÃO*
Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
“Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
*P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
*R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
Desconheço a autoria.
“Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.
Segundo as legendas, dos 513 deputados que estão na Câmara, apenas 28 se elegeram com os próprios votos. Os demais se beneficiaram com os votos dos puxadores de seus partidos ou federações.
Carta de um Brigadeiro
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Os melancias covardes se renderam a um cara que nao tem votos e quer mandar no Brasil
A desmloralização das forças armadas é um dos últimos movimentos para a implabtação do golpe fatal e ditadura criminosa que já aflige e humilha a nação rumando a um banho de sangue a cada dia mais inevitável e fatal pois um bando criminoso não vai submeter 210milhões de “manés” sem reação … uma indagação aos doutos justiceiros do patropi …o general pode molhar o biscoito? ou só um pode fazer da carceragem federal um motel? haja isonomia …
É isso aí! O cara manda no Brasil todo e acabou. Nem militar tem coragem de enfrentar essa situação. Em outros tempos a resposta seria pq assim queremos e não nos aborreça mais. Mas estamos em outros tempos, quando a coragem e honra são substituídos pelo medo de perder a boca de um boa aposentadoria. Pra q se meter? Deixa rolar. E assim segue o Brasil democrático.
Tá certo, tem que cobrar mesmo
Os comedies de mortadela ou os que pretencem ao sistema devem ter orgasmos com cada decisao do tirano.
Os melancia 🍉 vão continuar rastejando?⚖️🤔
Drs
As Forças Armadas PODEM E DEVEM MANDAR ESSE FDP DO XANDÃO PRO XILINDRÓ. BANDIDO, PILANTRA, ESTÁ TIRANDO SARRO NAS REUNIÕES COM OS OUTROS BANDIDOS DO SYF, GOZANDO, DESDENHANDO, DEBOCHANDO DAS FORÇAS, FORÇAS? JÁ ERAM! REAJAM SEUS COVARDES, HU
MILHAÇÃO DEMAIS.
É este o Exército que nos protege de eventuais ameaças à soberania nacional?
Ainda chegará k dia que o comando das forças virão de joelhos pedir ao povo que os livre das garras do comunismo.
Se o comandante do Exército não fosse o general de merda que é e se o STM tivesse honra, dignidade e RESPEITO PRÓPRIO, já teriam enquadrado o canalha mor do STF. Lamentavelmente, os três comandantes das três FARSAS ARMADAS não passam de oficiais generais de merda. Vendidos literalmente, sem honra, sem brio, sem dignidade. Jogaram no lixo os seus juramentos feitos ao saírem da Academia e ao subirem ao generalato.
Mecerecem a “COMIDA-DE-RHABBU que o psico(P)a(T)a careca está dando nesses kaghões que comandam as forças(?) armadas do Brasil.
É brincadeira…Até quando??
Inacreditável!!! O orçamento das “forças armadas” deveria ser reduzido à metade. Não conseguem reagir à provocação de um psicopata!!! Vergonha!!! Esse indivíduo tem problemas; já disse isso aqui!!!
O tirano mandando nas FFAA. Inacreditável.
Está na hora das forças armadas resgatarem a sua honra, prendam logo esse projeto de ditador, o povo vai dar todo o apoio!
Pode desistir, Sr. Paulo.
“Nossas” ffaa perderam a honra, o “sprint de corps”, a dignidade e o respeito ao povo que as sustenta com seus impostos. Se tivessem honra, o general comandante do quartel onde está encarcerado o general “golpista” teria se negado a cumprir essa ordem imoral e ilegal, e estaria protegido pela CF. Eu servi voluntariamente na FAB logo após terminar a faculdade, tive um misto de orgulho e decepção, talvez mais decepção. A maioria dos oficiais da unidade estava mais preocupada com licença prêmio, contagem de tempo para ir para a reserva, diárias, pensões, etc.
Na realidade, são barnabés que usam fardas, com preparo militar precário e equipamentos e armamentos obsoletos . Durante o tempo que lá estive, meu treinamento militar foi três tiros de metralhadora .50 (da segunda guerra mundial) e 10 tiros de fuzil.
Se as visitas se disfarçarem de advogadas deve dar, existe precedente.
Exatamente. Mas faltaria um detalhe fundamental: O visitante deveria portar, na identidade, o seguinte título: “frequentadora de porta de cadeia”.