O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu o controle das redes sociais e disse que não é comunista. A declaração do magistrado ocorreu durante o Fórum Internacional Justiça e Inovação, na terça-feira 20.
Segundo Moraes, não se pode acreditar ingenuamente que as plataformas de mídia social estão preocupadas apenas com “o bem-estar da humanidade”. Ele disse que, dentro do sistema capitalista, o objetivo principal “é o lucro ilimitado”.
Leia também: “Amaury Jr. é confrontado por encontro com Moraes”
O ministro ressaltou que houve uma “instrumentalização” das big techs, citando como exemplo as manifestações de 8 de janeiro, que resultaram na invasão e na depredação das sedes dos Três Poderes.
Ele mencionou também a disseminação de narrativas através dos algorítmos. Além disso, defendeu a necessidade de mais transparência, critérios claros e respeito aos “direitos fundamentais” por parte das plataformas digitais.
Leia mais: “Em operação contra Marcos do Val, Moraes mandou Polícia Federal vasculhar motel”
“Não se pode partir da presunção de que as big techs só querem o bem da humanidade”, argumentou Moraes. “Até porque, dentro do sistema capitalista, e não sou comunista, como alguns me acusaram, no sistema capitalista o que visa é ao lucro, e visa ao lucro sem qualquer [sic] limitação. Se alguém não limitar, não será autolimitado.”
Moraes defendeu o controle das redes sociais durante a tramitação do projeto de lei das “fake news“
Moraes mencionou a atuação das plataformas durante a tramitação do projeto de lei das fake news no Congresso Nacional e disse que o poder de manipulação foi usado em benefício próprio.
O magistrado apresentou propostas para a regulamentação do setor, incluindo a responsabilidade solidária das plataformas quando ocorrer monetização de conteúdos considerados ilícitos ou irregulares.
Penso que o senhor Alexandre de Moraes não é mesmo um comunista, mas um jurista que não tem perfil para ocupar o cargo de ministro do supremo, em que pese o bom e adequado currículo. O STF precisa de juiz e não de justiceiro e tampouco de militantes ou representantes políticos.
Ele mente como respira. O poder a qualquer custo vai lhe sair caro.
Nos Estados Undios , as Big Techs. estão sendo acusados de censura e aqui no nosso País , o STF quer censurar as Bigs Techs.
E se também é anticapitalista porque quer tanto dinheiro, cada vez mais e mais. Pode não ser comunista mas é adepto de uma tirania anarquista, que dispensa a constituição e não respeita o direito dos outros, só olhando para o próprio umbigo. Quem quer calar a boca do povo não é nenhum santo, é justamente quem tem a esconder e não suporta ser criticado. Lembro um pronunciamento dele onde ele dizia que quem entra para a vida pública, se expõe, está sujeito sim a críticas, mas acho que ele estava só zoando dos trouxas.
É fácil condenar o lucro de quem trabalha quando se tem salários e benefícios nababescos. Se quer o social ministro, abra mão das siuas vantagens. O poder ilimitado também corrompe e esse é o problema do Brasil atualmente.
A vida do Alexandre de Morais deve ser muito ruim… ele é um prisioneiro. Não tem condições de colocar o pé na rua pois será ojerizado impiedosamente por qualquer pessoa honesta que passe por ele. Alexandre de Morais é um homem cruel, mau intencionado e inescrupuloso. Gente assim não vai longe.
Caro Ricardo, infelizmente não é bem assim.
Soube por um conhecido que no dia das mães ele ocupava com familiares uma mesa em restaurante do grupo Fasano, na região da Av Faria Lima. O restaurante estava cheio e as pessoas agiam ou faziam de conta que tudo se encontrava dentro da normalidade. Ninguem se retirou ou dirigiu qualquer palavra a este ser repugnante, cuja presença certamente seria suficiente para provocar ansia em todos os presentes.
Lamentável o comportamento de nossa sociedade.
Pilantra
É um farsante!!!
É um falso.
Moraes, tu não és comunista? Ora, ora, tu não és nada além de lixo, escória do judiciário.
Ninguém está interessado em saber quem tu não és além disso.
quem acredita que ele quer Direito de fazer o que quiser e não ser criticado. proteger direitos fundamentais a não ser os dele mesmo.
Ministro que não respeita a Constituição, prende, julga, suspende passaporte, cancela redes sociais de políticos, jornalistas e de quem expressar opinião que não seja a que defende. . As leis já existem para punir os excessos, o ministro quer calar a população não quer criticas, no período eleitoral era proibido dizer que Lula é amigo de ditadores, isso sim uma grade mentira, agora mais do que comprovada.
São as big-techs? Na Constituição não existe crime de opinião, o cidadão é livre para se expressar como em qualquer democracia muito menos CENSURA. Fora disso é DITADURA !!! Ministro se candidate para legislar, isso compete ao Congresso, o povo já demonstrou que não apoia CENSURA através dos seus representante legais, Deputados e Senadores.
o legislador