O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu nesta sexta-feira, 21, uma investigação preliminar contra o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, que deve tramitar no inquérito das fake news.
A razão do procedimento é apurar falas do ex-ministro durante um podcast. Weintraub disse que um dos juízes do STF, que lhe negou um habeas corpus, tentou comprar sua casa em um condomínio, sem o imóvel estar à venda.
Por ora, a decisão de Alexandre de Moraes não trata de um inquérito, mas, sim, uma etapa prévia. A partir daí, poderão ser tomadas medidas para a apuração da conduta do ex-ministro da Educação durante a entrevista.
Entrevista de Weintraub
Ao podcast Inteligência LTDA, o ex-ministro da Educação disse que foi chamado de “covarde” por ter fugido para os Estados Unidos, para não ser preso pelo STF. A Corte nunca chegou a determinar a prisão dele, mas Weintraub via essa possibilidade. Ele tinha passado a ser investigado por críticas à Corte em 2020. Em maio daquele ano, o então ministro da Justiça, André Mendonça pediu à Corte a suspensão da investigação, o que foi negado.
Leia também: “E se o governo mandasse o STF passear?”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 93 da Revista Oeste
Estamos vivendo sob uma ditadura velada, onde, infelizmente, ninguém pode contrariar os ditadores que se abrigam na Suprema Corte.
Uma hora o caldo entorna e aí vai ser um deus me acuda !
Lamentável…
Esse deveria é ser esquartejado em público, isso é uma escória.
Quem, cara pálida?
José Roberto Lima
Vá de retro satanás! Eis um exemplo da mente revolucionária!
O exército precisa dar um basta neste stf militante.
O ditador está só observando, louco para prender mais cidadãos que ouse se manifestar. A democracia brasileira “jaelvis”. Alguém precisa fazer alguma coisa, e por esses caras no lugar deles. O botam do art. 142 da CF vai precisar ser acionado mais cedo ou mais tarde.
Quero mais é que o stf e todos os seus integrantes se explodam com o metano do seu próprio estrume
“Ainda não aprenderam que quanto mais tentam censurar, quanto mais perseguem, maiores se tornam as pessoas de bem. Um exército, que pode parecer silencioso, sempre aparece para estar no fronte com você. Não há dinheiro no mundo que compre isso. E é exatamente isso que mete medo nos tiranos”.
Ana Paula Henkel, comentarista política e consagrada ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei.
Esse capataz careca continua dando chibatadas a torto e a direito e ninguém faz nada? voltamos a lei da senzala?
Comprar ? Sem pagar provavelmente.
Mais uma possível vítima da ditadura da toga esseetefiana!
Está mais do que na cara que isso iria acontecer assim que o weintraub colocasse os pés aqui no brasil. Adolf de Moraes cada dia mais alucinado.
isso mesmo
A maior ameaça ao Estado de Direito no Brasil, é um ministro da mais alta Corte do país. E o pior é que os demais ministros, num inaceitável corporativismo de um colegiado em que deveria haver total independência, dão apoio incondicional aos arroubos autoritários dele, para terem um “cachorro” para soltar quando eles mesmos forem postos em xeque. Conclusão: o STF se transformou numa… anomalia (para usar uma palavra branda), dentro do Poder Judiciário.
falou tudo!
E o Delegado de Policia/vitima/advogado/juiz ataca novamente com algo ridiculo, De inicio qual seria o crime pra futucar a vida do Weitraub usando o aparato ESTATAL? Weitraub é um civil e qualquer queixa/mimimi deveria ser instaurado na primeira instancia civil.
Cabeça de Ovo segue se achando… sua hora está chegando Safadão!!!
Temos que torcer para que ele tenha argumentos sólidos para sustentar essa grave acusação. Desnecessário porém dizer isso, já que se trata de uma pessoa esclarecida.
É uma acusação gravíssima. Se ele conseguir provar isso ou mostrar algum indício mais sólido, esse ministro do STF tem que ser preso preventivamente porque é perigoso para a sociedade. Já vi autoridades na época do governo militar tentar fazer a mesma coisa coagido o proprietário.
Este Xandão pensa que pode tudo no país ?? Se alguém disser que vai lhe dar porrada na rua se o encontrar, esta pessoa vai presa só por dizer ??? Quem este sujeito pensa que é ?? Deus ???
Claro que ele não pensa que é Deus. Ele tem plena certeza disso. E os fatos até o momento estão meio que confirmando isso.