O ministro da Educação terá de prestar esclarecimentos sobre as declarações e ameaças que fez durante a reunião ministerial de 22 de abril
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal interrogue o ministro da Educação, Abraham Weintraub, nos próximos cinco dias. O chefe da pasta terá de prestar esclarecimentos sobre as declarações e ameaças que fez durante a reunião ministerial de 22 de abril.
Na ocasião, o ministro defendeu prisão para “vagabundos” e membros da Suprema Corte. “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”, afirmou Weintraub.
“Diante do exposto, DETERMINO que Abraham Weintraub, atualmente exercendo o cargo de Ministro da Educação, seja ouvido pela Polícia Federal, no prazo máximo de 5 (cinco) dias, para prestar esclarecimentos sobre a manifestação”, escreveu Moraes.
Para o ministro do STF, a fala de Weintraub “não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito”.
Senado
Ontem, segunda 25, o Senado aprovou um requerimento para que Weintraub também preste esclarecimentos sobre as mesmas declarações aos parlamentares. A data deverá ser marcada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
No domingo 24, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), chegou a defender a demissão de Weintraub do Ministério da Educação. A fala do ministro foi o pior trecho da reunião, segundo o emedebista, que disse isso a Jair Bolsonaro
O povo tem que ficar alerta para pretensas retaliações contra o ministro Weintraub. Ele apenas reverberou o sentimento da maioria do povo brasileiro. Ao menos, dos honestos.
O ministro deve reiterar sua declaração e aproveitar para incluir o congresso na mesma.
Ministro Weintraub sabe muito bem que disse o que muitos brasileiros gostariam de dizer. O STF só se apequena com essas atitudes antidemocráticas.
Torço para o ministro dar uma banana para o stf. O careca está atropelando o processo legal (qq advogado sabe o q estou dizendo).
Mais uma vez um integrante do “stf” se intromete no Poder Executivo. É um espanto! Artigo 142 neles!
Se o chefe do EXECUTIVO nem sequer seus MINISTROS contrapôs Weintraub, até pq há um consenso de que o STF é CONGRESSO estão mesmo pisando na bola, espero q ñ deixem o ministro sozinho, e façam o “empenho. É só elencar as decisões monocráticas inconstitucionais de 1 lado, e de outro dois itens derrubam o congresso: Maia na lista da Odebrecht é tão nefasto, como não votarem a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado. Será q tem como apressar essa pendenga, que é o CONLUIO entre esses hipócritas?
Parece que este ministro não entendeu, até agora, que ele é um Ministro do STF e não um delegado de policia. E esta sendo usado pela “corte”, como tal. Inocente? Será?
Em sua defesa, o Ministro pode apenas ler as decisões do próprio “Alexandre Hipócrita de Moraes” e citar tantas outras dos incapazes da Corte, como evidencias, provas, de que são os atos do STF que verdadeiramente atentam contra à República, e portanto colocam em risco e ameaçam o Estado de Direito.
Weintraub deveria não só confirmar mas reiterar as suas declarações, como cidadão indignado com os abusos do STF contra a CF.
Ministro, ache um jeito de explicar mas sem retirar o que disse. Eu e milhões de brasileiros concordamos contigo.
Ué, falar a verdade agora da processo ?