O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou, nesta segunda-feira, 27, a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, à Suprema Corte, e a indicação de Paulo Gonet para o comando da Procuradoria-Geral da República.
“O presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o Supremo Tribunal Federal e para a Procuradoria Geral da República”, escreveu Moraes no X/Twitter. “Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o fortalecimento de nosso Estado Democrático de Direito.”
O anúncio do nome de Dino e Gonet aconteceu há pouco por meio do presidente Lula. Ao lado de outros ministros de Estado, o trio estava reunido no Palácio do Alvorada desde esta manhã. O encontro entre os dois ocorreu fora da agenda oficial da Presidência da República.
Depois da indicação de Lula: próximos passos para Dino virar ministro do STF
Com a confirmação da indicação por parte de Lula, Flávio Dino dependerá do Senado para saber se vai — ou não — se tornar ministro do STF.
Agora, o nome dele terá de ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa. Posteriormente, a indicação feita pelo presidente da República precisará ter o sim da maioria dos senadores. Em caso de rejeição, caberá a Lula indicar outra pessoa para o Supremo.
Essa é a segunda indicação de Lula para o STF em seu atual mandato. Em junho, o petista indicou seu então advogado pessoal, Cristiano Zanin, para o lugar de Ricardo Lewandowski. Agora, ele escolhe Dino para a cadeira de Rosa Weber, que se aposentou no no fim de setembro.
Leia também: “Estadão avalia processar Gleisi, Dino e Felipe Neto por fake news e campanha de difamação”
A indicação dele para o Supremo ocorre mesmo diante da denúncia de que dois assessores dele receberam, em pleno Palácio da Justiça, a mulher conhecida por ser a “Dama do Tráfico”. “Ligações cabulosas”, definiu Silvio Navarro na reportagem de capa da Edição 191 da Revista Oeste.
Se o Xandão apoia o Dino, deve ser porque quer repassar o papel de maior vilão da casa, perto do Dino, o Xandão se transforma na madre Teresa de Calcutá. Lembrei da piada do bode na sala, só que agora mudando para o Dino, “o povo se manifestando pedindo o impeachment de Moraes, o que faz o Lula, nomeia o Dino para Ministro, começa a gritaria para que no dia que o Dino sair, o povo esteja feliz com o Xandão. Gente sinto muito, o país vai para o buraco, não tem jeito, isso vai virar uma Cuba mais rápido do que se pode imaginar.
Sim, vive de juros!
Estado democratioco de direito na boca desse ser de pouco saber juridico significa eu posso tudo e voce nao pode nada. STF e uma instituicao podre, nao eleita pelo povo, que nao exerce o poder em seu nome, e que nao presta nenhum servico que contribua para o crescimento do pais como nacao trabalhadora e soberana.
A justica brasileira e uma vergonha!
Depois das declaracoea de Moraes, Gilmar e Tofolli, fico mais convencido que esses caras do STF tem o rabo preso, em sã consciência repudiaram a indicação de um scotro, e Natuza Neri, aquela que deu uma arrumadinha no nariz, mas deixou sua cabeça oca à deriva, disse que a composição do supremo ainda tem composicao conservadora, é ou não é uma desmiolada, esse assessora se imprensa do governo.
Grande jurista, visto q Maranhão é exemplo de justiça, prosperidade, ordem, e modernidade. O clube do bento carnero, boca de sapo, nosferatu, veludo, engomado, e novo membro o jurassico serāo imbativeis. Super Liga da Injustiça, a Marvel vai comprar os direitos.
Pela régua dele, também deve ser o homem mais honesto do Brasil.
O sujo falando do mal lavado. Pela índole criminosa até tem os requisitos para compor a corte mais vergonhosa do país. Mas pelos critérios constitucionais não tem condições nem de servir cafezinho , como ministro então,é uma piada de péssimo gosto.
A última esperança é o Senado.