O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta segunda-feira, 26, que o Brasil não pode “baixar a guarda” quando se trata de proteger a democracia.
Além disso, o juiz do STF disse que a sociedade não pode “cair no discurso fácil de que regulamentar as redes é atacar liberdade de expressão”.
“Não podemos dar uma de Kleber Bambam contra Popó, que durou 36 segundos”, exemplificou Moraes, durante a abertura do ano letivo na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo. “Temos que ficar alerta e fortalecer a democracia. Fortalecer as instituições e regulamentar o que precisa ser regulamentado.”
Moraes fala em ataques à democracia
Moraes também comentou “ataques de extremistas aos pilares da democracia, quando chegam ao poder”. “Atacam a imprensa livre, emparelhando as notícias verdadeiras com as fraudulentas, colocam em dúvida a credibilidade do sistema eleitoral e, agora, não podem deixar aqueles que têm o papel de garantir o Estado democrático de Direito, não podem deixar que eles tenham independência”, declarou. “Isso foi feito em todos os países onde esse mecanismo de extremismo surgiu.”
Dessa forma, Moraes citou o Brasil, onde, de acordo com ele, “houve ataque frontal ao sistema eleitoral”.
As falas de Moraes ocorreram um dia depois do ato pela democracia, na Avenida Paulista, na qual ele foi criticado pelo pastor Silas Malafaia. Na manifestação, o ex-presidente Jair Bolsonaro se defendeu de investigações da Polícia Federal, que, autorizada por Moraes, apura suposto golpe de Estado. Bolsonaro pediu ainda anistia aos presos do 8 de janeiro.
Leia também: “O doutor em tudo nada aprendeu”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 205 da Revista Oeste
Instituiçoes se fortalecem com respeito que é algo que o stf nao tem. Pisam na constituiçao diariamente, sao indicados pelos amigos dos amigos do papai, e se afastam sem parar do que realmente importa para o desenvolvimento do pais. Composto em sua maioria de pessoas que nao podem sair as ruas mas que se esgueiram por favelas do Rio de Janeiro.
Esse sujeito calado é um poeta! LIXO HUMANO!
O Vingador, esse homem só pensa em vingança.
Simplesmente BOÇAL.
Quem poderá nos livrar desse TORQUEMADA tupiniquim?
Se nossa constituição fosse respeitada, todas os abusos do STF/TSE que assistimos e que fere os direitos básicos do cidadão e fere a harmonia dos três poderes, não poderiam ter acontecido, infelizmente nossas instituições não estão agindo corretamente, falharam e continuam falhando, qualquer um que conheça um exemplar de direito cível, penal e constitucional pode testemunhar esse descaminho. Gostam de usar a narrativa que agem assim para salvar a democracia quando na verdade buscam assassina-la. É difícil acreditar que essa conduta contra o direito e a democracia, seja justamente divulgada na volta do ano letivo de umas das melhores universidades de direito do nosso país.
Na boa, se depois de encarar um Enem, vestibular ou equivalente passar para faculdade de direito do largo de são Francisco, e no primeiro dia de aula um debilóide citasse Cléber Bambam de exemplo pra qualquer coisa,na hora saía de sala e prestava vestibular prá outra coisa.
Quando o cara usa como referência o termo não baixar a guarda, significa q ele já se sente acuado, o q é bom. Como sabe q fez muito material marrom e tem a sociedade contra ele, tenta arregimentar apoiadores nos seus meios para se defender. Não poderia ser diferente depois da escancarada cronológica de fatos e incoerências mostradas pelo pastor Malafaia ontem. Mostra q o poderoso jogador sentiu q não tem tanta carta assim e hoje num reflexo incontrolável piscou.
A impressão que eu tenho, é que ele pensa que foi ELEITO, age como se fosse o único membro, de um poder executivo imaginário, QUE NÃO FOI ELEITO!
Quer defender a democracia ?
A defesa do estado é feita por miitares, a defesa da economia é feita pela fazenda, a defesa da saúde e da educão é feita por seus respectivos ministérios.
A defesa da constituição é feita pelo STF.
Deveria começar respeitando suas próprias jurisprudências, mas, sem esse respeito por suas próprias decisões, se desqualifica completamente para o posto que ocupa, se ilude, ao sair do poder constitucional, para fazer juízos de valor sobre temas fora das atribuiçoes do STF, que se torna uma delegacia de polícia para quem não tem FÓRUM QUALIFICADO, um desvio de função absurdo !
Quem precisa de uma justiça partidarizada?
COMUNO GLOBALISTAS !
Eles amam uma justiça partidatizada, perdem a discussão no poder legislativo, correm ao judiciárioce endeusam miinistros escolhidos por PARTDOS!
A justiça está muito primitiva, precisa evoluir !
Moraes faz tirania para defender a democracia. Uma piada. Não respeita a Constituição a rasgou e jogou no lixo.
Seu foco é perseguição, regulamentar as redes sociais, opinião nem pensar se for diferente da sua é crime.
Senhor Ministro o povo deu seu recado ontem nas ruas, não quer esse regime ditatorial imposto pelo Consórcio Lula/STF. Queremos respeito a nossa Constituição ao estado democrático de direito, que para o senhor vale apenas em seus livros.
DITADURA JAMAIS.
Esse senhor falar em democracia seria hilário se não fosse perigoso, já que grande parte do povo pode ser manobrada facilmente por sujeitos astutos com viés tirânico.
Um ativo ativista do pt, vai continuar com suas aberracoes de perseguição ……precisa ser investigado…cadê a receita federal.
É o ser mais abjeto que já tive o desprazer de saber de sua existência.
Muita cara de pau falar em democracia. Não passa de um tirano que faz perseguição política, rasgou a Constituição. O que o Consórcio Lula/STF faz e ditadura, querem regulamentar as redes sociais p calar quem pensa diferente.
Muito cretino. Fortalecer a “democracia fascista” Passou para o estágio patológico já faz tempo.
O que será “regulamentar” na visão do iluministro DEFENSOR DA DEMOCRACIA? ????????
cínico !! bandido !! Alexandre vc é da linhagem de Hitler, vai ser ministro no inferno juntinho com teus parças ! seu babaca!!!!
Nossa. O cara quer acabar com o país com tanto excesso de democracia…. A democracia dele. Será que seus parceiros não conseguem enxergar nada de anormal não? Daqui parece, viu?
Em cabeça infértil nada nesce. Tem dias contados…
Sou “um grande fã” deste cara!
Um cara que se diz, letrado, com tanta capacidade de falar e praticar asneiras, vai demorar aparecer outro…..
Para fortalecer a nossa democracia brasileira, o STF, STJ, TSE e TCU, mais o Luladrão e sua corja precisam serem RXTIRPADOS DO BRASIL E QUIÇÁ DA FACE DA TERRA.
Xandão valentão cabeção, AFRONTA À VIDA É VC EXISTIR; AFRONTA À DEMOCRACIA É VC EXISTIR; AFRONTA AO BRASIL É VC EXISTIR E AINDA MORAR NO BRASIL
VÁ A CUBA QUE O PARIU! CUIDADO COM AS 750.000 PESSOAS QUE PODE SE MULTIPLICAR POR MUITO MAIS, MILHÕES SE VC NÃO SE EMENDAR E CONTINUAR TRUCANDO, VAI LEVAR UM 9 DIRETO NA CARECA.
A direita vai parar esse país, grve geral!!!
Esse cara só pode estar desesperado. Nunca existiu em nenhum país um ministro do supremo ativista político. Onde o senhor vai chegar seu ministro ??…Por que tanta preocupação em regular as redes sociais igual como fazem em países ditadores?
Cala a boca demônio careca
Falou tudo isso na faculdade de direito do largo de São Francisco, USP. Escolheu um ótimo lugar. Ali há orelhas bem grandes em número suficiente para ouvir suas palavras.
Esse se motiva e vai pro espelho
Nâo há dúvidas de que houve uma afronta ao TSE, mas ela veio de dentro. A conspiração para a vitoria de Lula foi explicita. A supressão das propagandas de Bolsonaro foi ignorada, dentre outros ataques.
Esse governo está tão perdido que quanto mais fala, mais se enrola. A cada declaração mais irregularidades aparecem. Rasga-se a Constituição a todo momento.
Alexandre de Moraes é o mais expressivo exemplo de que as palavras, sejam quais sejam, podem ser transmitidas a favor dos próprios interesses, bem como de seus grupos. É a máxima que preconiza, acusar opositores do que vc mesmo faz. A pretexto de defender o tão falado “estado democrático de direito”, ataca-o sistematicamente deixando ao pó as leis definidas pela CF. Contra meus inimigos tudo e qq coisa, aos meus atuais amigos todo o poder do beneplácito, dos olhos vendados, das bocas fechadas e dos ouvidos inertes. Me pergunto, concretamente quais) foram os atos anti democráticos praticados pelo presidente 2019-22, quais palavras foram cerceadas, quais veículos foram impedidos de expressar suas opiniões.
Estado de direito é mensalão e petrolão no poder? E perseguir oposição?
Ele inverte a bel prazer, afronta a democracia é quando não se respeita a constituição seu moraes…
Ataque para a democracia, caso esse aí não saiba, é a demoníaca tragédia de pedofilia da ilha de Marajó e onde são cabíveis as atuações desse stf da vida não a xaropada de 8 de janeiro.
Crápula. Só isso!